E se ela fosse culpada?

A morte de Fabiane de Jesus, linchada por seus vizinhos, causou comoção porque ela era inocente. Para especialista, o site que divulgou o retrato falado da vítima também não tem culpa

 

por: 

Por meio de vídeos postados na Internet no último sábado era possível ver a aglomeração de gente em torno do corpo agonizante de Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, mãe de duas filhas. Ela fora linchada até a morte porque uma página no Facebook havia postado um retrato falado de uma mulher que supostamente fazia magia negra e estava sequestrando crianças em Guarujá, litoral de São Paulo.

A comunidade de Morrinhos, bairro periférico da cidade, viu o retrato falado na Internet e associou a Fabiane Maria. O boato se espalhou e, no sábado, quando Fabiane estava chegando em casa, foi atacada, amarrada e espancada por mais de duas horas. A vítima não resistiu e morreu na segunda-feira.

O fato se soma aos diversos casos de linchamento praticados por pessoas que se autointitulam justiceiros e buscam “fazer justiça com as próprias mãos”. Embora a morte de Fabiane tenha sido de forma brutal e chocante, uma questão talvez seja mais relevante para que o crime tenha virado notícia da maneira que virou: ela era inocente. Mas e se ela fosse culpada?

“Se Fabiane fosse uma sequestradora de crianças, a notícia principal seria essa. E apenas no final da reportagem, haveria um parágrafo dizendo que ela foi linchada”, diz Ariadne Natal, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP) e autora de uma tese de mestrado sobre linchamentos. “O fato só se tornou um problema porque não havia veracidade da acusação”, conclui.

Então o que faz uma sociedade chegar ao ponto de espancar até a morte uma inocente por julgar que ela era uma criminosa? E, ainda que ela fosse uma criminosa, isso justificaria tamanha barbárie?

A legislação penal brasileira não tipifica o crime de linchamento. Quem participa desse tipo de agressão pode responder por tentativa de homicídio, lesão corporal ou o próprio homicídio, como neste caso.

Além disso, é difícil identificar os autores desse tipo de violência porque, segundo Ariadne, os linchamentos normalmente ocorrem nas periferias das cidades, nas chamadas comunidades, onde os vizinhos sabem e conhecem muito da vida do outro. “Quem pratica esse ato sabe o que está fazendo, mas não o classifica como crime”, diz. “Eles acham que estão exterminando o mal e fazendo o bem, é um pensamento dicotômico, do bem contra o mal. E logo, personificando em alguém o problema, o raciocínio é que, eliminando a pessoa, elimina-se o problema”, explica. Como esse tipo de ato não é visto como crime, o que impera na comunidade é a lei do silêncio: Ninguém presta depoimento e ninguém denuncia, dificultando o trabalho da polícia em investigar punir tais atos.

Embora seja difícil chegar ao autor do crime, Ariadne aponta algumas das circunstâncias que podem ter levado a essa fatalidade. “O boato (sobre uma suposta sequestradora de crianças) já estava circulando há muito tempo pela comunidade. As pessoas estavam tomadas por isso”, diz. “E, invés de o poder público acalmar as pessoas, dizendo que não havia registro de sequestro algum de crianças e que essa história era um boato, nada foi feito e as pessoas começaram a se sentir desamparadas”, diz. Do desamparo à busca de um bode expiatório foi questão de dias. “As pessoas acharam que estavam fazendo justiça cometendo, na verdade, uma grande injustiça”.

Porém, a repercussão do fato e a crueldade com que foi cometido, aliados aos vídeos postados nas redes sociais do momento do linchamento, contribuíram para que as investigações chegassem a alguns suspeitos. Até a manhã desta quinta-feira, duas pessoas haviam sido presas por terem participado do crime. O eletricista Valmir Dias Barbosa, de 48 anos, confessou a sua participação e, teria dito à polícia que achava que a história era verdadeira. “Tenho três filhos e achei que o boato era verdadeiro”, disse, segundo matéria publicada no O Estado de S. Paulo.

O outro detido foi Lucas Rogério Fabrício Lopes, de 19 anos. Conforme a apuração policial ele passou com a bicicleta sobre o corpo da vítima. De acordo com o site de notícias G1, ele confessou a participação na morte de Fabiane, e diz estar arrependido. “Peço desculpas para a família, estou muito arrependido. Desculpa mesmo. A gente vê a nossa mãe em casa, nossa tia, e imagina que poderia ter sido com elas. O que pesa mesmo é a consciência”, afirma.

Além desses dois detidos, outras quatro pessoas que aparecem no vídeo do linchamento já foram identificadas pela polícia.

De acordo com Ariadne, a única maneira de se coibir e prevenir esse tipo de crime é por meio da intervenção do poder público. “Na falta de recursos do poder público para resolver os conflitos, as pessoas tentam fazer com que prevaleça seus interesses a partir da lei do mais forte”, diz. “Outra questão é que, embora estejamos em uma democracia, o valor do direito à vida não é disseminado”.

“A culpa é da Internet!”

Enquanto Valmir Barbosa se entregava para a polícia, amigos do suspeito se mostravam revoltados com o fato em frente à delegacia, no Guarujá. “Quer prender todo mundo? A culpa é de todo mundo! A culpa é de ninguém! A culpa é da Internet!”, gritava o ajudante Jonas Tiago, de 27 anos, de acordo com o Estadão conteúdo, divulgado por diversos portais.

Para Sergio Meirelles, professor de direito digital da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), a Internet, neste caso, é inocente. “Seria crime se o responsável pelo site fizesse alguma incitação à violência”, diz. “O que ele fez foi um serviço público, divulgando o retrato falado de uma potencial criminosa”.

Segundo Meirelles, o que leva a inocentar a rede neste caso é que o material divulgado foi o retrato falado de uma mulher que fora erroneamente atribuído a Fabiane. “Se você entrar no site da Polícia Civil, vai encontrar diversos retratos falados de pessoas que estão sendo procuradas. A mera divulgação do retrato não atinge a pessoa diretamente”, explica.

A questão, de acordo com Meirelles, está muito mais na atribuição do retrato à figura de Fabiane, do que na divulgação do caso pelo site, ainda que a informação publicada fosse dúbia, pois, segundo o divulgado, a mulher em questão era acusada de magia negra e teria sequestrado uma criança para praticar tal ritual. Ocorre que criança alguma desapareceu da cidade.

O retrato falado atribuído a Fabiane foi feito em 2012 por policiais de uma delegacia no Rio de Janeiro, referente a uma mulher acusada de tentar roubar um bebê de sua mãe em uma rua na zona norte do Rio.

 

Fonte: El Pais

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Para especialistas, mídia estimula e deve responder por ações de justiceiros

Sociólogo Lalo Leal argumenta que a excessiva repetição "dessas...

Os justiceiros do Flamengo e Keisha Thomas a jovem negra que protegeu um neonazi de ser espancado pela turba

 por Marcos Sacramento A atitude de uma adolescente negra nos anos...

A Carta de Willie Lynch

QUEM ERA WILLIE LYNCH? Willie Lynch foi um proprietário de...

A naturalização da barbárie

Maria do Rosário, deputada federal (PT-RS) e ex-ministra da...

“Justiceiros” que torturaram jovem são presos por tráfico de drogas

“Justiceiros” que torturaram e amarraram jovem em poste são presos por tráfico de drogas; na época, eles foram defendidos pela apresentadora Rachel Sheherazadedo Pragmatismo...

Fala de Sheherazade pode custar meio milhão ao SBT

Ministério Público Federal iniciou uma ação civil pública em que pede a retratação de um comentário feito pela jornalista; para o procurador Pedro Antonio...

A torcedora e o marginalzinho

do facebook de Rosilene Silva da Costa Racismo no Futebol O racismo presente no futebol gaúcho não pode ser visto apenas como um fato isolado de um...
-+=