É tudo real

Por Fernanda Pompeu

Eu também gostaria que os problemas viessem com bulas informando como resolvê-los. Adoraria folhear uma enciclopédia de dicas de como me safar dos momentos de crise. Para encontrar uma resposta única, consultaria não um caderno de receitas, sim uma biblioteca inteira.

Mas procurar por bulas, dicas e receitas prontas para o uso é igual a acreditar em Papai Noel. Funciona até os seis anos. Depois não dá mais. Para o resto da nossa existência – apesar de aprender algumas técnicas e acumular quilos de teorias – o que contará mesmo é como aplicamos o que sabemos no mundo real.

Porém a coisa toda se complica quando constatamos que não existe um mundo real, mas muitos. O Brasil é campeão acachapante de reais opositores. Ele é rico ou pobre dependendo para qual esquina você olhe. Cordial ou violento dependendo em que bairro você está mergulhado.

Por exemplo, tem brasileirinha com menos de dez anos que já tem iPhone 4S. Ela estuda num colégio excelente, e seu futuro é um voo planejado. Também tem brasileirinha com menos de dez anos que não tem nem uma escova de dente para chamar de sua. Ela estuda num colégio birosca e seu futuro é um solavanco.

Essas duas meninas existem em carne, osso, energia. Repartem o mesmo tempo, o mesmo idioma, o mesmo país. De repente assistem até a mesma telenovela. Mas estão separadas pelas desigualdades de renda, região de origem, oportunidades. E pelo preconceito racial.

Ora, se fôssemos pensar em um projeto legal para essas duas brasileirinhas, teríamos que necessariamente nos debruçar sobre a vida de cada uma. Quer dizer, não adiantaria uma receita pronta, nem um conjunto de dicas infalíveis. Teríamos que nos esforçar para alcançá-las em seus mundos tão reais quanto desiguais.

Morrison-Saunders, professor de Ciências Ambientais e Gestão, foi lapidar ao escrever: “Não há solução universal. O sucesso depende do contexto.” Bingo! As pessoas precisam ser vistas e analisadas dentro das suas circunstâncias. Qualquer que seja seu projeto, considere que a realidade não é um bloco de concreto. Ela é água que corre.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...