Edital: Chamada de trabalhos para compor a I COPECUNE

    1. APRESENTAÇÃO:

    A Mandume Coletivo Cultural, via concurso Formação e Pesquisa – LAB PE, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – SECULT-PE, aprovou a realização da I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras (I COPECUNE), que conta com a parceria institucional do Museu da Abolição (MAB – ibram) e curadoria do Mandume. 

    Com o tema: “PRODUÇÕES CULTURAIS, NEGRITUDE E MEMÓRIA” a realização da I COPECUNE pretende abordar o debate sobre a produção cultural da população afro-pernambucana, em especial, como essa vem experienciando e utilizando “novas” maneiras de pensar, criar e ressignificar seus processos, se utilizando de suas memórias afetivas, ancestrais, territoriais, corporais e outras. 

    Visando cumprir com todo regimento do edital financiador, a I COPECUNE acontecerá entre os dias 22 e 26 de fevereiro de 2021 e será totalmente virtual, transmitida a partir do canal do youtube do Museu da Abolição. O evento contará com mesas de debates e simpósios com eixos direcionados para submissão de projetos em diferentes formatos. 

    A I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras irá constituir um marco nos estudos étnicos-raciais em Pernambuco, reunindo pessoas negras – principalmente pernambucanas – para participar, discutir e deliberar sobre os rumos das produções culturais negras nas periferias, centros culturais e nos estudos acadêmicos em PE. 

    O evento pretende reivindicar maior dignidade e visibilidade das realidades e relações culturais muitas vezes desconsideradas na história oficial pernambucana e brasileira. Uma oportunidade de refletir sobre as produções de pessoas negras que criam movimentos de emancipação social a partir de multiplataformas e reivindicam à cultura negra como ciência necessária para perpetuar suas existências. Poderão participar do evento pessoas que queiram submeter trabalhos para os simpósios, havendo a necessidade de fazer inscrição prévia; e ouvintes, que podem fazer sua pré-inscrição via formulário eletrônico: https://forms.gle/X8c5UUbnTXzH1g7f6 

    A Revista COPECUNE fará uma compilação dos textos, artigos e links de material audiovisual e fotográfico, apresentados nos simpósios, deixando um registro memorável desse momento e destas produções. Com o intuito de principalmente reafirmar a produção cultural afro-pernambucana e compor a biblioteca digital do acervo do Museu da Abolição. 

    1. EIXOS TEMÁTICOS: 

    Observando a necessidade de compor os simpósios com eixos acessíveis e já experienciados pela população negra, a comissão organizadora optou por selecionar temas e formatos mais versáteis, levando em consideração o momento pandêmico em que vivemos e por se tratar de um evento totalmente online. 

    Os eixos escolhidos são: 

    EIXO 1: ARTES VISUAIS “Negritude nas Artes Visuais” 

    EIXO 2: AUDIOVISUAL “Frames da Realidade Negra” 

    EIXO 3: ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA POPULAÇÃO NEGRA “Estudos e Inventivos Negros” 

    1. SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 

    A I COPECUNE receberá trabalhos, em diferentes formatos, que irão compor os três simpósios temáticos da conferência e posteriormente serão publicados na revista eletrônica do evento. A comissão avaliadora, selecionada pela organização do evento, irá deliberar 10 trabalhos para compor cada eixo temático, aprovados previamente a partir de resumos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 08/01/2021 e 22/01/2021, exclusivamente via formulário eletrônico: https://forms.gle/fjA1Vc58B5zpQqMk8 

    Os trabalhos aprovados devem ser enviados, devidamente completos, até o dia 19/02/2021, seguindo todas as normativas dispostas nesta chamada e o cronograma estipulado pela comissão do evento. 

    3.1 PÚBLICO ALVO: 

    Pessoas negras que sejam acadêmicas, produtoras culturais, fotógrafas, curadoras, produtoras audiovisuais, artistas independentes e membras de coletivos culturais. 

    3.2 FORMATOS: 

    Os formatos de trabalhos para compor os simpósios são: 

    – Relatos de experiência (5 a 10 páginas); 

    – Artigos (até 10 páginas com referência); 

    – Fotografias (5 fotografias + relato de experiência); 

    – Produções audiovisuais (link do trailer de até 10min + relato de experiência). 

    Cada participante só poderá submeter apenas um trabalho, se atentando ao eixo temático e as normativas para submissão, podendo ser submetidas produções individuais e coletivas de até 4 autores principais. 

    Serão aceitas produções preferencialmente de pessoas negras e relacionadas à temática do evento. Todos os trabalhos precisam ter sido produzidos a partir de dezembro de 2018, sem necessariamente terem sido publicados em eventos ou revistas. 

    3.3 CRONOGRAMA:

    08/01/2021 a 22/01/2021  Submissão de resumos para compor os simpósios.
    23/01/2021 a 01/02/2021  Análise dos resumos
    02/02/2021  Resultado final
    12/02/2021 a 17/02/2021  Delimitação de apresentações
    02/02/2021 a 19/02/2021  Envio dos trabalhos completos
    21/02/2021  Validação dos trabalhos
    22/02/2021 a 26/02/2021  COPECUNE

    3.4 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS 

    O resumo é obrigatório para qualquer categoria e qualquer formato, sendo um relato da sua produção, dos seus métodos e suas inspirações. Este instrumento serve para aprovação prévia da comissão avaliadora, sendo assim a versão inicial da proposta, não excluindo a necessidade do envio da produção completa. 

    Todos os resumos devem conter entre 300 e 600 caracteres e seguir o formato do template da I COPECUNE, de acordo com as seguintes especificações: 

    • Espaçamento simples entre linhas. 
    • Margens 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 cm (inferior e direita) 
    • Tipo da fonte: Times New Roman. 
    • Tamanho da fonte: 12. Inserir Título (centralizado). 
    • Após o título, inserir o nome do eixo escolhido. 
    • Inserir nomes das/os autoras/es e da(o) professora(or) orientadora(or) (se houver). ● Inserir texto do resumo, em parágrafo único. 
    • Inserir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, com suas iniciais em letra maiúscula e separadas com ponto e vírgula. 
    • Deve ser nomeado da seguinte forma: “nome e sobrenome_I COPECUNE” 

    O template do resumo pode ser baixado por esse link: 

    https://drive.google.com/file/d/1JGFt0Z-qTGpyfmHPOwtyeeV2PbqlCAs3/view?usp=sh aring

    3.5 APRESENTAÇÃO DOS SIMPÓSIOS: 

    Os simpósios serão apresentados em dias específicos de cada eixo, de forma online, como definido pela comissão organizadora. Os trabalhos selecionados irão receber por e-mail as informações necessárias para a apresentação. Segue a tabela informativa sobre os dias e horários de apresentação dos simpósios:

    23/02/2021  Simpósio 01- Artes Visuais  14h às 17h30
    24/02/2021  Simpósio 02 – Audiovisual  14h às 17h30
    25/02/2021  Simpósio 03 – Estudos 

    Históricos e Culturais da 

    População Negra

    14h às 17h30

    Dúvidas podem ser enviadas para o email: [email protected] 

    Por meio deste instrumento anunciamos o lançamento oficial da 

    I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras 

    (I COPECUNE) 

    Mandume Coletivo Cultural

+ sobre o tema

Site ironiza desespero da Veja com capas fantasiosas em véspera de eleição

Veja vira meme na internet após última tentativa de...

Ouvidorias cobram providências sobre desaparecimento de líderes sem terra

A Ouvidoria Agrária Nacional e a Ouvidoria Nacional de...

Oito em cada dez bebês com danos do zika nascem de mães negras

Oito de cada dez bebês nascidos com microcefalia e...

Governo pagará R$ 60 mil para pessoas com deficiência causada pelo zika vírus

O governo federal instituiu apoio financeiro à pessoa com...

para lembrar

Padre Júlio Lancellotti: “Existir no Brasil já é uma rebeldia”

Conhecido como rebelde, o Padre Júlio Lancellotti tem usado as redes...

Ofensiva feminista

Criminalizado no Brasil, o aborto é um assunto interdito...

Jovens apontam avanço no Estatuto da Juventude

Aprovado pelo Congresso Nacional, após mais de nove anos...

Geledés Denounces Opposition to Afro-descendants at COP16

Once again, the Afro-descendant population is being auctioned off...
spot_imgspot_img

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal,...

Geledés participou do Fórum dos Países da América Latina e Caribe

A urgência da justiça racial como elemento central da Agenda 2030 e do Pacto para o Futuro, em um ano especialmente estratégico para a...

Na ONU, Anielle Franco diz que reparação pela escravidão é ‘inegociável’

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu na ONU, nesta segunda-feira, a ideia de uma reparação diante dos crimes contra a humanidade cometidos...
-+=