Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra divulga os dez projetos selecionados

No Dia da Consciência Negra – 20 novembro são divulgados os nomes dos 10 projetos selecionados no edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra, lançado em agosto deste ano pelo Instituto Unibanco, o Fundo Baobá e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foram selecionados quatro projetos da região Nordeste, três da região Norte, dois da região Sul e um da região Sudeste. As escolas e ONGs selecionadas receberão apoios técnico e financeiro para desenvolver os projetos em escolas públicas de Ensino Médio ao longo de 2015.

Conheça abaixo os projetos selecionados pelo edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra:

 

Região Sudeste

  1. Projeto: Escola Estadual Nair Mendes Moreira

Local: Contagem (MG)

Número de alunos: 359 estudantes de Ensino Médio

 

Região Sul

  1. Projeto: Nuvem ONG em parceria com o Colégio Estadual São Francisco de Assis (Educação do Campo)

Local: Campo Largo, região metropolitana de Curitiba (PR)

Público: escola rural

Número de alunos: 136 alunos de Ensino Médio (390 no total)

 

  1. Projeto: Anarquistas contra o Racismo (ACR) em parceria com a Escola Estadual Rubens de Arruda Ramos

Local: Criciúma (SC)

Público: urbano

Número de alunos: 205 estudantes de Ensino Médio (304 no total)

 

Região Nordeste

  1. Projeto: Escola Estadual Sebastião de Oliveira

Local: Apori (RN)

Público: escola rural

Número de alunos: 50 estudantes de Ensino Médio (135 no total)

 

  1. Projeto: Associação Grãos de Luz em gestão compartilhada com a Associação Beneficente dos Pescadores do Remanso em parceria com a escola Centro Educacional Renato Pereira Viana

Local: Lençóis/BA

 

  1. Projeto: EEEP Marta Maria Giffoni de Souza

Local: Acaraú (CE)

 

  1. Projeto: Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia

Local: Iracema (CE)

Público: urbano/quilombola

Número de alunos: 388

 

Região Norte

  1. Projeto: Associação Remanescentes Quilombolas do Cigano em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Odilon Hiolanda Pontes (ARQUIC)

Local: Tracuateua (PA)

Público: rural e quilombola

Número de alunos: 30 estudantes de Ensino Médio (370 no total). Em 2014 formou as primeiras classes de Ensino Médio. Atende alunos das comunidades quilombolas.

 

  1. Projeto: Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Local: Belém (PA)

Público: urbano

Número de alunos: 400 estudantes de Ensino Médio (1.491 no total)

 

  1. Projeto: Colégio Estadual de Cristalândia

Local: Cristalândia (TO)

Público: Rural e urbano

Número de alunos: 249 estudantes de Ensino Médio (679 no total)

 

Após uma triagem inicial realizada pelo Fundo Baobá, a seleção dos dez vencedores foi feita por um comitê formado por representantes do Fundo Baobá, do Instituto Unibanco, da UFSCar, do Geledés Instituto da Mulher Negra e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Foram selecionados projetos de gestão escolar que buscam elevar os resultados educacionais dos jovens negros e das jovens negras no Brasil. Ou seja, que contribuam para a elevação de indicadores como o acesso, a conclusão, a frequência, o rendimento escolar, o número de estudantes que ingressam em cursos de educação superior e outros índices correlatos.

Ao longo da vigência do edital, a UFSCar acompanhará e documentará os projetos. Ao final, serão sistematizadas todas as experiências e as mais exitosas serão divulgadas com o intuito de servirem como inspiração para outras escolas. “Estratégias de gestão como sistemas de incentivo, infraestrutura, apoio ao professor e outras, têm a possibilidade de enfrentar a questão das desigualdades raciais na educação, desde que os gestores escolares priorizem essa questão como foco de suas ações” afirma Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.

A maioria dos projetos apresentados está referenciada na lei 10.639/2003 que inclui a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas. “Fiquei extremamente impressionado com a qualidade técnica das propostas, com foco bem demarcado na importância da lei 10.639/03, o que demonstra que as escolas entendem que a lei é o carro chefe na gestão da equidade nas escolas. Foi muito positivo também ver o grande número de propostas de áreas rurais e quilombolas” aponta Thiago Thobias, diretor de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico Raciais da SECADI-MEC.

No total, mais de 120 projetos de escolas públicas de Ensino Médio e de organizações sem fins lucrativos (parceiras de escolas públicas) de todo o Brasil se inscreveram no edital. O Instituto Unibanco, a UFSCar e o Fundo Baobá agradecem intensamente a participação.

+ sobre o tema

Chucho Garcia: Tendiendo un puente con África

Fonte: Diario La Voz - Lista de Discriminação Racial...

Leci Brandão adere à Marcha Mundial Pela Paz e a Não Violência

Leci Brandão adere à Marcha Mundial Pela Paz e...

O risco de ficar apenas na autoestima

Um tema muito repisado nos últimos tempos na luta...

O Funeral de Mandela na Tradição Xhosa

O funeral do ex-presidente da África do Sul e...

para lembrar

A trajetória

A vida de Barack Obama não foi nada convencional,...

Ações brasileiras contra discriminação em destaque na França

Luiza Duarte Militantes, pesquisadores, representantes de organizações não governamentais...

Jurema Werneck: Menin@s eu (não) vi!

Era a abertura do Encontro Iberoamericano do Ano Internacional...
spot_imgspot_img

O interior paulista e o ativismo negro: sobre o Festival Grito Cultural de Hortolândia – SP

No ano de 2025, o Instituto Doné Eleonora, localizado em Hortolândia - SP, inspirou-se na COP30, que será sediada em nosso país, em ecologias...

Sesc tem festival gratuito que celebra cultura negra

Entre os dias 10 e 15 de junho, acontece o Festival Sesc Culturas Negras que, com entrada gratuita, oferece apresentações musicais e teatrais, oficinas e rodas...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.