Educação de qualidade pode prevenir o racismo e a xenofobia, afirma relator especial da ONU

O acesso à educação de qualidade tem um papel importante na prevenção do racismo, da xenofobia e de outras formas de discriminação, afirmou na última sexta-feira (14) o relator especial da ONU sobre formas contemporâneas de racismo, Mutuma Ruteere.

“A educação tem um papel central na criação de novos valores e atitudes e nos fornece ferramentas importantes para lidar com a discriminação enraizada e o legado de injustiças históricas”, disse ele ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

De acordo com Ruteere, os países devem garantir que os currículos escolares contenham informações equilibradas sobre a contribuição das minorias, migrantes e outros grupos não dominantes e enfatizou que a medida é particularmente relevante num contexto de instabilidade econômica e social.

“Atos racistas, xenofóbicos e homofóbicos continuam a ser praticados por indivíduos ou grupos ligados a partidos políticos ou movimentos extremistas contra pessoas de ascendência africana, membros de minorias, como ciganos, estudantes estrangeiros, judeus, muçulmanos e migrantes”, alertou Ruteere.

Os Estados também devem avaliar o impacto dos cortes orçamentários sobre a educação em um momento de crise econômica, especialmente para as minorias e grupos desfavorecidos, disse o especialista independente da ONU.

“Eu descobri que, apesar de algumas iniciativas positivas, estudos e descobertas por organismos nacionais e internacionais mostram que as pessoas de ascendência africana, Dalits, povos indígenas e migrantes, só para citar alguns, ainda têm acesso limitado à educação de qualidade”, alertou.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

A violência racial no Brasil – Todo camburão tem um pouco de navio negreiro

Marcelo Yuka "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro" O...

EUA tentam reparar uso de dados genéticos de família de Henrietta Lacks

  Células retiradas de paciente morta em 1951,...

Nega explica porque o meme “nego” é racista

Vem cá, meu nego, é preciso entender que a...

para lembrar

Uma cena racista no Leblon

Andando pelo Leblon, um casal de jovens viu um...

Não preciso de bananas. Preciso de justiça

por : Paulo Nogueira O texto abaixo foi escrito por Thiago...

Vencedor do Nobel perde títulos após comentários racistas

O cientista James Watson, um dos descobridores da estrutura...

Afro-Brazilian Actress Taunted by Fellow Brazilians on Facebook After Revealing Her Natural Hair

Afro-Brazilian Actress, Taís Araújo, was hit with a barrage of racist...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=