Educação: já tenho um plano! Precisamos falar sobre o PNE

Começa hoje a Semana de Ação Mundial 2019! De 02 a 09 de junho, 190 mil estarão em movimento pela educação brasileira!   A Semana de Ação Mundial começou! De hoje até o próximo domingo todo…

no site da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

oA Semana de Ação Mundial começou! De hoje até o próximo domingo todo o país estará mobilizado em atividades relacionadas ao tema “Educação: já tenho um plano! Precisamos falar sobre o PNE”. A iniciativa busca colocar no centro do debate o (des)cumprimento do Plano Nacional de Educação em seu quinto ano de vigência.

Com isso em mente, mais de 190 mil pessoas serão mobilizadas a partir dos materiais que foram enviados aos mais de 1200 estudantes, educadores(as), pesquisadores(as) e demais interessados em participar da SAM em 2019 que enviaram seus dados no período de inscrição.

Os materiais estão disponíveis em formato digital neste endereço. Com eles em mãos, os participantes poderão pôr em prática uma série de atividades de mobilização: saraus, audiências públicas, mesas redondas, trabalhos escolares etc., relacionados a qualquer uma das 20 metas do PNE, da Educação Básica ao Ensino Superior, passando por Educação Inclusiva, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.

O PNE em debate: o que dizem os números

Neste ano, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação elaborou um relatório detalhado analisando o andamento dos artigos, metas e estratégias que integram a Lei 13.005/2014, que define o Plano Nacional de Educação válido de 2014 a 2024.

Segundo análise da Campanha, das 20 metas elaboradas para aprimorar a qualidade da educação no país, apenas 4 tiveram avanços parciais. O restante caminha a passos lentos e estão distante do cumprimento.

O relatório, disponível na íntegra neste endereço, foi lançado na ocasião do Seminário Nacional da SAM 2019. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e contou com um painel sobre o PNE e o financiamento da educação brasileira, com falas de Daniel Cara, José Marcelino de Rezende Pinto e Thiago Alves.

O segundo painel realizado no Seminário Nacional tratou do cenário brasileiro diante dos índices internacionais de direitos humanos. Andressa Pellanda realizou o lançamento oficial do Índice de Direito à Educação (RTEI), iniciativa do Fundo Educacional internacional RESULTS, realizada no Brasil em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Mais informações

Keyty Medeiros
11 95857-0824

[email protected]

www.semanadeacaomundial.org.br

+ sobre o tema

Bolsa de mestrado para grupos sub-representados na Ciência

Diversidade e Inclusão na Ciência Do British Council Sob a linha...

MEC publica edital com mudanças no Enem 2017; taxa de inscrição tem reajuste de 20%

Inscrições para o exame serão abertas dia 8 e...

“Pretos Fedem” é o recadinho deixado na parede da UniRio

"Pretos Fedem" é o recadinho deixado na parede da...

para lembrar

Como o brincar pode promover o diálogo intercultural?

Na EMEI João Theodoro, uma criança boliviana brinca de...

Apartheid

O Apartheid foi uma política de segregação social ocorrida...

Disciplina tem sábios indígenas e afrodescendentes como ministrantes das aulas

Cadeira pode ser cursada como extracurricular e tem a...

Casos “Schneider X Holiday” e “gênero no currículo” chegam à Genebra

Genebra (ONU) de olho no Brasil: chegam à comunidade...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=