Eleitor de Rondônia é o primeiro a pedir título pela internet no Brasil

Fonte: UOL Notícias –

Lançado na segunda-feira depois de testes em 2008, o programa Título Net da Justiça Eleitoral teve em Rondônia o seu primeiro usuário, divulgou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quarta-feira. José Amarildo Alves Ruiz, de Guajará-Mirim, fez o pré-atendimento na internet e depois compareceu à 1ª Zona Eleitoral do Estado para completar o atendimento e retirar seu documento.

 

Rondônia foi o primeiro Estado a implantar o programa, testado no Distrito Federal em 2008. O atendimento de José Amarildo durou menos de três minutos, segundo o TSE, e o eleitor foi ao cartório apenas para que as informações fossem conferidas e o título, emitido.

 

O projeto deve ser estendido para o resto do país, conforme cronograma definido pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, informou o TSE. O sistema busca acelerar o atendimento e permitir que o preenchimento de um formulário na internet faça a solicitação de transferência do título ou a atualização de dados do eleitor.

 

O serviço também oferece a emissão de guia de multa para mesários faltosos, alistamento tardio ou ausência sem justificativa no pleito. Essa guia estará disponível no final do preenchimento do formulário pela internet.

 

No passado, o eleitor deveria comparecer no cartório eleitoral para emitir o boleto, ir a uma agência bancária ou a uma casa lotérica para pagá-lo e retornar ao cartório eleitoral para regularizar o título.

 

A partir do fim de agosto os eleitores dos vinte e seis Estados e do Distrito Federal poderão solicitar título, pedir transferência de domicílio ou atualizar dados pela rede mundial de computadores.

 

Ainda em julho, o projeto chega à Paraíba, onde o serviço estará disponível a partir da próxima segunda-feira (13). Em seguida, vêm Distrito Federal (20), São Paulo e Paraná (27).

 

Em agosto, os atendidos serão Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Sul, no dia 3; Acre, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, no dia 10; Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, no dia 17; e Amapá, Bahia, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins, no dia 24.

 

A Justiça Eleitoral considera o processo confiável porque, além de proporcionar mais comodidade com atendimento com data e hora marcada, “o próprio requerente que preenche seus dados. Ao atendente da unidade de atendimento da Justiça Eleitoral caberá apenas conferir os documentos apresentados com as informações previamente citadas”.

Matéria original: Eleitor de Rondônia é o primeiro a pedir título pela internet no Brasil

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Chris Brown vai lançar novo CD mais cedo

Fonte: R7 - Gravadora Jive antecipará a distribuição do álbum...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Refletindo sobre o povo negro

Fonte: Zero Hora- Por: Tarciso Flecha Negra Uma série...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=