Em 2025 comemoraremos as mudanças que começam aqui e agora

Em 2025 comemoraremos a primeira década de significativa redução de desigualdade social no Brasil. Nossa sociedade mais igualitária será, evidentemente, mais segura, com índices baixos de violência às pessoas e ao patrimônio. Seremos destaque em raknings de qualidade de educação, acesso aberto ao conhecimento, empregabilidade, preservação ambiental, saúde e igualdade de gênero.

Por , do Brasil Post

O racismo, combatido por inúmeras políticas públicas e privadas, será uma vergonha constantemente encarada, mas muito menor que nas décadas anteriores. Teremos conseguido coibir o genocídio de jovens negros nas periferias brasileiras depois de desmilitarizar a polícia e investir, seriamente, em políticas reparadoras. Povos indígenas terão garantido o acesso à terra e à preservação de sua vida e cultura. Serão estudados, de forma detalhada e aprofundada, em toda a educação básica.

Pessoas do campo terão modos de vida tradicionais respeitados e valorizados, a agricultura familiar e ecológica será a principal fonte de abastecimento do País. Finalmente, teremos uma população alfabetizada, escolarizada e com acesso à aprendizagem ao longo da vida, não só na infância e adolescência. Também haverá creche para todas as crianças.

As universidade pública produzirá pesquisa de ponta – aberta, de modo a beneficiar toda a sociedade – e terá projetos de extensão significativos, além da oferta de ensino de qualidade a todas as pessoas. Sem contar que a carreira docente, em todos os níveis de ensino, será valorizada e atraente tanto quanto a medicina ou o o direito.

Mulheres terão o direito de exercer livremente sua sexualidade, serão destaque na política, nas artes, e em todas as atividades profissionais. Não serão vítimas de abuso ou violência sexual. A Lei Maria da Penha e as inúmeras e constantes atividades de formação terão praticamente zerado as estatísticas de violência doméstica.

Os índices de cesariana serão exatamente os recomendados pela Organização Mundial da Saúde, quantificando o procedimento médico de urgência tão essencial para salvar a vida de mulheres e crianças.

A licença maternidade de dois anos poderá ser compartilhada pela mulher e pelo homem.

Com uma jornada de trabalho de seis horas por dia, vivendo em cidades com muito planejamento urbano e investimento em mobilidade, as pessoas terão tempo para produzir arte, estudar, praticar esportes ofertados de forma abundante. Além do produto interno bruto, o Brasil vai ter um elevado índice de felicidade interna bruta.

Historiadoras e historiadores vão se surpreender com os anos de 2015 e 2016. Em um fenômeno emergente (bottom-up) e descentralizado, a sociedade civil terá articulado complexos e eficientes mecanismos de deliberação e execução de políticas, que servirão de inspiração a diversos países.

Em um clima de intolerância crescente, enquanto fervilhavam os debates sobre redução da maioridade penal e flexibilização de leis trabalhistas, com professores apanhando nas ruas ao exercerem o direito à manifestação, pequenos grupos se auto-organizam por toda parte, realizando no cotidiano as mudanças que querem ver no mundo. As mudanças micro contaminam a macro-política e profundas mudanças, que pareciam impossíveis, acontecem em velocidade exponencial.

O mais curioso será a certeza de que tantas mudanças foram possíveis graças à crença utópica de que as mudanças (todas elas) são necessárias e devem ser construídas aqui e agora, em mim e no que está ao alcance das minhas mãos.

Este post é parte de uma série que comemora os 10 anos de HuffPost através das opiniões de especialistas que olham para a próxima década em suas respectivas áreas. Leia aqui todos os posts da série.

 

Leia Também:

Em Pauta

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Racismo, colonialismo e falta de ar

“Quando eu ouço o que George Floyd morreu dizendo,...

A mulher do fim do mundo

Santana, BiancaContinuo preta: a vida de Sueli CarneiroCompanhia das...

UOL anuncia 24 novos colunistas

O UOL anunciou a contratação de 24 novos colunistas....

Bianca Santana: ‘Mulher negra no STF não é só representatividade, é mudar a Justiça no Brasil’

A ministra Rosa Weber se aposentou de suas funções no Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana, passando a presidência da Corte para o...

‘Trabalho de domésticas é resquício da escravidão’, diz Bianca Santana

Bianca Santana é uma das principais pensadoras do racismo brasileiro na atualidade. Dona de uma inteligência acurada, ela notabilizou-se por falar desta chaga social...

A angústia da mulher preta tem origem no meu privilégio de mulher branca

"Posso te fazer um pedido?" Sim, Bianca Santana, você pode me fazer quantos pedidos quiser. Pode pedir, ao final de seu "Quando me descobri negra",...
-+=