sexta-feira, fevereiro 3, 2023
InícioQuestões de GêneroEm breve: Curta O Gênero 2013

Em breve: Curta O Gênero 2013

Ong Fábrica de Imagens realiza segunda edição do projeto Curta O Gênero com foco na equidade de gênero e direitos humanos

Entre 05 e 09 de março de 2013, na Semana do Dia Internacional da Mulher, a Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero, o CACTO – Centro de Cultura, Arte, Comunicação e Novas Tecnologias para a Promoção da Equidade de Gênero e Afirmação da Diversidade Sexual e o Ponto de Cultura Outros Olhares realizarão na Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará o II Curta o Gênero, evento que congrega a II Mostra Nacional Audiovisual Curta o Gênero; a II Exposição Fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares; apresentações cênicas e musicais; intervenções urbanas; o II Seminário Gênero, Cultura e Mudança; e uma série de minicursos.

Toda a programação do Curta o Gênero 2013 tem seu foco nas questões de gênero e nas suas interfaces com questões de raça, classe, geração, diversidade sexual, dentre outras. Em sua segunda edição, o Seminário Gênero, Cultura e Mudança abordará o binômio gênero e violência nos campos da comunicação, educação, políticas públicas, raça e diversidade sexual.

Abrindo o Seminário no dia 05 de março a Profa. Doutora Guacira Lopes Louro (GEERGE/UFRGS) discorrerá sobre o tema Discriminação, silêncio e segredo: a violência escondida. A programação do Seminário conta ainda com uma série de pesquisadoras e pesquisadores dos mais proeminentes centros de estudos de gênero do país e importantes ativistas como a Profa. Doutora Maria Luisa Heilborn (CLAM/IMS/UERJ), da Profa. Doutora Iara Beleli (PAGU/UNICAMP), da Profa. Doutora Berenice Bento (Tirésias/UFRN), da Doutora Sueli Carneiro (Geledés), da Doutora Jacira Melo (Agência Patrícia Galvão), da Doutora Wânia Pasinato (PAGU/UNICAMP), da Profa. Doutora Karla Bessa (PAGU/UNICAMP), o Prof. Doutor Alexandre Fleming (LEO/UFC), a Profa. Doutora Zelma Madeira (NUAFRO/UECE), o Prof. Doutor Fernando Pocahy (MULTIVERSOS/UNIFOR) e o escritor João Nery.

No que se refere a II Mostra Nacional Audiovisual Curta o Gênero, foram mais de 100 produções inscritas no site do evento e 19 produções, de 08 estados brasileiros, selecionadas sob a curadoria da Profa. Doutora Karla Bessa (PAGU/UNICAMP), de Paula Alves (Instituto de Cultura e Cidadania Femina) e de Marcos Antonio Monte Rocha (Fábrica de Imagens) abordando diversificados aspectos dentro das questões de gênero. Destaque para a abertura da Mostra, dia 05 de março, onde serão exibidos Damas da Liberdade de Joe Pimentel e Célia Gurgel e Vestido de Laerte Cláudia Priscilla e Pedro Marques.

A II Exposição Fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares é outro ponto forte do Curta o Gênero 2013. Sob curadoria dos fotógrafos Ricardo Schmitt (Museu da Imagem e do Som), Markos Montenegro (Travessa da Imagem) e da diretora da Fábrica de Imagens Christiane Ribeiro Gonçalves, 24 peças foram selecionadas da produção fotográfica dos jovens do Projeto CACTO, da Fábrica de Imagens, para compor a exposição. Outras 12 fotografias produzidas pelo Coletivo de Fotografia Mácula, também da Fábrica de Imagens, completam a Constrastes 2013. Dentre outras apresentações artísticas que serão apresentadas no Curta o Gênero 2013, destaca-se a apresentação das peças teatrais Ocultos – é assim que somos, livre adaptação de peças de Nelson Rodrigues e Viagem solitária baseada no livro homônimo de João W. Nery. Essas produções, dirigidas por Silvero Pereira, são as duas primeiras peças do Grupo Enlear de Teatro da Fábrica de Imagens.

O Curta o Gênero 2013 tem patrocínio da Petrobras através do Programa Desenvolvimento e Cidadania, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará pelo mecanismo do mecenato estadual, e apoio cultural da Coelce, Secretaria de Cultura de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará e da Casa Amarela Eusélio de Oliveira.

SERVIÇO
Curta o Gênero 2013- Mostra Nacional Audiovisual- Seminário
De 5 a 9 de março
Casa Amarela Eusélio Oliveira – Av. da Universidade, 2591 – Benfica Contato: Assessoria de Comunicação da Ong Fábrica de Imagens – 3495.1887 Aby Rodrigues: 85 87246660
Catarina Érika Morais: 85 99981650
Programação: curtaogenero.org.br

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench