Em dois anos, mais de 78 mil mulheres foram agredidas em MT

Mais de 78 mil mulheres agredidas em apenas oito municípios de Mato Grosso nos últimos dois anos. O dado estarrecedor foi contabilizado em Delegacias, Juizados e Varas Judiciais responsáveis pela apuração desses crimes. O crescente número de violência contra a mulher motivou o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT) a promover nesta quinta-feira (10) um seminário com o tema “Violência contra a mulher é a violação aos Direitos Humanos” a partir das 08h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), em Cuiabá. Na mesma data também se comemora o encerramento da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência doméstica.

 

O evento também será uma oportunidade para sensibilizar os governantes pela adesão ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Mato Grosso é um dos três Estados que ainda não aderiu ao pacto. A Defensoria Pública, entre outras instituições, é parceira da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), na realização do evento. Durante o seminário será lançada uma campanha contra a violência doméstica.

 

A campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência doméstica é uma mobilização educativa que luta pela erradicação da agressão e pela garantia dos Direitos Humanos. Em todo o mundo, quatro datas-marco representam essa luta no período de realização do movimento: 25 de novembro “Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres”, 1º de dezembro “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”, 06 de dezembro “Massacre de Mulheres em Montreal (Canadá)” e 10 de dezembro “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

 

A solenidade de abertura do Seminário será às 8 horas com a presença de autoridades locais. Às 10h uma palestra sobre Violência de Gênero será proferida por Ana Emília Iponema Brasil Sotero, presidente do CEDM-MT. Às 14h o procurador da Defensoria Pública Márcio Frederico Dorileo, vai falar sobre a Lei de Estupro; às 15h a  Elizamara Sigles Vodonós, Promotora de Justiça, ministra palestra sobre Combate a Pedofilia e Amini Haddad, Juíza de Direito, encerra o seminário às 16h, com a palestra Direitos Humanos das Mulheres.

 

Durante o Seminário serão distribuídas camisetas patrocinadas pela Defensoria Pública e cartilhas com o conteúdo da Lei Maria da Penha, impressas pelo Tribunal de Justiça do Estado. A intenção do CEDM-MT é que outros parceiros possam aderir à campanha para que o referido material da campanha continue sendo distribuído até o mês de março de 2010.

Fonte: 24HorasNews

+ sobre o tema

Fé, menina. De homem pra homem.

30 homens estupraram uma menina. 30! e sabe o que mais? eles...

Secretário da Juventude de Temer é acusado de assédio sexual e agressão

O novo secretário nacional de Juventude, Bruno Moreira Santos,...

Violência contra mulher negra é tema de debate

Com o objetivo de debater e propor soluções para...

Janot pede arquivamento de inquérito contra candidato à prefeitura do Rio acusado de agredir a ex-esposa

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira...

para lembrar

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...

Por que as mulheres são estupradas, segundo a polícia – Por: Nádia Lapa

Policial catarinense dá dicas para as mulheres evitarem estupro....

Quando a beleza dói

O que leva adolescentes a espancar uma colega por...

Considerações sobre o estupro coletivo no Rio de Janeiro

Eu li vários textos sobre o estupro coletivo no...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=