Em dois anos, mais de 78 mil mulheres foram agredidas em MT

Mais de 78 mil mulheres agredidas em apenas oito municípios de Mato Grosso nos últimos dois anos. O dado estarrecedor foi contabilizado em Delegacias, Juizados e Varas Judiciais responsáveis pela apuração desses crimes. O crescente número de violência contra a mulher motivou o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT) a promover nesta quinta-feira (10) um seminário com o tema “Violência contra a mulher é a violação aos Direitos Humanos” a partir das 08h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), em Cuiabá. Na mesma data também se comemora o encerramento da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência doméstica.

 

O evento também será uma oportunidade para sensibilizar os governantes pela adesão ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Mato Grosso é um dos três Estados que ainda não aderiu ao pacto. A Defensoria Pública, entre outras instituições, é parceira da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), na realização do evento. Durante o seminário será lançada uma campanha contra a violência doméstica.

 

A campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência doméstica é uma mobilização educativa que luta pela erradicação da agressão e pela garantia dos Direitos Humanos. Em todo o mundo, quatro datas-marco representam essa luta no período de realização do movimento: 25 de novembro “Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres”, 1º de dezembro “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”, 06 de dezembro “Massacre de Mulheres em Montreal (Canadá)” e 10 de dezembro “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

 

A solenidade de abertura do Seminário será às 8 horas com a presença de autoridades locais. Às 10h uma palestra sobre Violência de Gênero será proferida por Ana Emília Iponema Brasil Sotero, presidente do CEDM-MT. Às 14h o procurador da Defensoria Pública Márcio Frederico Dorileo, vai falar sobre a Lei de Estupro; às 15h a  Elizamara Sigles Vodonós, Promotora de Justiça, ministra palestra sobre Combate a Pedofilia e Amini Haddad, Juíza de Direito, encerra o seminário às 16h, com a palestra Direitos Humanos das Mulheres.

 

Durante o Seminário serão distribuídas camisetas patrocinadas pela Defensoria Pública e cartilhas com o conteúdo da Lei Maria da Penha, impressas pelo Tribunal de Justiça do Estado. A intenção do CEDM-MT é que outros parceiros possam aderir à campanha para que o referido material da campanha continue sendo distribuído até o mês de março de 2010.

Fonte: 24HorasNews

+ sobre o tema

Convite: PLPs vozes em ação

Temos o prazer de convidar para a cerimônia de...

Grupo lança ‘rede de proteção’ às vítimas de violência nas universidades

Um grupo de professores, advogados, médicos e ativistas de direitos ...

para lembrar

Violência contra a mulher é tema de encontro nacional no Rio

Mais de 30 organizações não governamentais de todo o...

“Eu fui molestada dos meus seis aos nove anos”

Em comovente depoimento, Camila lembra a violência sexual que sofreu...
spot_imgspot_img

Homem é preso em Manaus suspeito de matar grávida por não querer filho negro

A Polícia Civil do Amazonas prendeu em Manaus um homem apontado como sendo o assassino de sua ex-namorada grávida de sete meses. As investigações, segundo a corporação,...

Violência política contra as mulheres é estratégia de ataque à democracia, diz especialista

Neste 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Brasil se depara com um número alarmante. Segundo pesquisa elaborada...

Edificar o lar

Na verdade eu venho pensando mais fortemente nisso desde que vi a notícia sobre o brutal assassinato da pastora Sara Mariano. Ela foi morta...
-+=