terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioEm PautaEm Londres, a cantora Arícia Mess faz uma reflexão em torno da...

Em Londres, a cantora Arícia Mess faz uma reflexão em torno da auto-estima do negro brasileiro

Arícia Mess é uma dessas vozes que, ao ouvir, você está condenado a não esquecer. Sim, Arícia Mess é especial, como cantora e como artista. Uma voz que vale a pena ser ouvida pela beleza musical e mensagem que carrega.

Em Londres, onde passou 3 meses descansando, a gente foi encontrar Arícia Mess no belo Peckham Rye Park, bem próximo à casa da amiga onde ela ficou hospedada. A conversa girou, essencialmente, em torno das reflexões que ela fez durante esse período sabático.

O contato intenso com os negros londrinos que, em grande parte, se concentram ao sul do Tâmisa, levou ao inevitável: a comparação com o negro brasileiro ou, mais precisamente, à percepção de que, no Brasil, os negros ainda têm um bom caminho a percorrer em relação à reconquista da auto-estima perdida, em algum lugar no passado, entre a Africa e o Brasil.

Quem não tem muita familiaridade com Londes, mais especificamente com a região sul da cidade, não imagina o quanto a influência africana se faz presente. E Arícia acerta na mosca ao destacar que a grande diferença ente o negro londrino e o brasileiro está relacionada ao fim tardio da escravidão no Brasil.

Certamente, um passo fundamental para a conquista dessa auto-estima é o negro brasileiro tornar-se voz mais ativa dentro do cenário cultural, político e econômico do país, e não apenas objeto de reflexões de estudos acadêmicos, ideias estereotipadas ou achismos, em geral plenos de preconceitos de quem pretende ser porta-voz do que não conhece, como se vê frequentemente na mídia.

Expressar-se através da palavra é uma poderosa forma de tomar as rédeas da própria história e Arícia faz isso com beleza e propriedade. Claro que o nosso vídeo não estaria completo sem que você pudesse se deliciar com a voz da cantora Arícia. Por isso, enriquecemos a nossa conversa com trechos do videoclip “Black is Beautiful”, dirigido por Gabi Brites e Carla Meireles, onde ela interpreta a bela composição de Marcos e Paulo Sérgio Valle. No mês dedicado à Consciência Negra, ver este vídeo é uma boa maneira de começar a repensar o Brasil ouvindo a voz de quem tem algo a dizer.

 

Fonte: Canal Londres

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench