Em Londres, a cantora Arícia Mess faz uma reflexão em torno da auto-estima do negro brasileiro

Arícia Mess é uma dessas vozes que, ao ouvir, você está condenado a não esquecer. Sim, Arícia Mess é especial, como cantora e como artista. Uma voz que vale a pena ser ouvida pela beleza musical e mensagem que carrega.

Em Londres, onde passou 3 meses descansando, a gente foi encontrar Arícia Mess no belo Peckham Rye Park, bem próximo à casa da amiga onde ela ficou hospedada. A conversa girou, essencialmente, em torno das reflexões que ela fez durante esse período sabático.

O contato intenso com os negros londrinos que, em grande parte, se concentram ao sul do Tâmisa, levou ao inevitável: a comparação com o negro brasileiro ou, mais precisamente, à percepção de que, no Brasil, os negros ainda têm um bom caminho a percorrer em relação à reconquista da auto-estima perdida, em algum lugar no passado, entre a Africa e o Brasil.

Quem não tem muita familiaridade com Londes, mais especificamente com a região sul da cidade, não imagina o quanto a influência africana se faz presente. E Arícia acerta na mosca ao destacar que a grande diferença ente o negro londrino e o brasileiro está relacionada ao fim tardio da escravidão no Brasil.

Certamente, um passo fundamental para a conquista dessa auto-estima é o negro brasileiro tornar-se voz mais ativa dentro do cenário cultural, político e econômico do país, e não apenas objeto de reflexões de estudos acadêmicos, ideias estereotipadas ou achismos, em geral plenos de preconceitos de quem pretende ser porta-voz do que não conhece, como se vê frequentemente na mídia.

Expressar-se através da palavra é uma poderosa forma de tomar as rédeas da própria história e Arícia faz isso com beleza e propriedade. Claro que o nosso vídeo não estaria completo sem que você pudesse se deliciar com a voz da cantora Arícia. Por isso, enriquecemos a nossa conversa com trechos do videoclip “Black is Beautiful”, dirigido por Gabi Brites e Carla Meireles, onde ela interpreta a bela composição de Marcos e Paulo Sérgio Valle. No mês dedicado à Consciência Negra, ver este vídeo é uma boa maneira de começar a repensar o Brasil ouvindo a voz de quem tem algo a dizer.

 

Fonte: Canal Londres

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

para lembrar

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho. A informação divulgada nesta quarta-feira (9) foi confirmada pela equipe da cantora. Nesta sexta-feira (12),...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...
-+=