Em novo ataque, John Galliano é filmado dizendo “amo Hitler”

 

O estilista britânico, John Galliano, suspenso na semana passada pela maison Dior por supostos insultos antissemitas, foi filmado dizendo “eu amo Hitler”, segundo vídeo divulgado na segunda-feira (28) pela imprensa britânica.

“Amo a Hitler”, dizia o estilista de 50 anos com voz titubeante e visivelmente alcoolizado, a um grupo de pessoas sentadas próximo a ele em um café. No vídeo de 40 segundos, publicado no site do tablóide The Sun, Galliano aparece proferindo frases de impacto como: “gente igual a vocês deveriam estar morta hoje. Suas mães, seus antepassados, deveriam ter sido acabados pelo gás”. A gravação foi feita por uma das pessoas do grupo no mesmo café no bairro de Marais, centro de Paris, França, onde ocorreu um incidente similar na semana passada.

Depois das palavras ditas por Galliano, uma voz feminina diz: “Meu Deus, você tem problemas”, ao que o estilista responde: “Você é feia”.

O tablóide The Sun que não informa quando o vídeo foi feito, acrescenta que o grupo era composto por franceses e italianos e nenhum judeu. “Galliano estava sentado sozinho com sua bebida na mão quando nós nos sentamos à mesa ao lado”, explica o autor do vídeo. “Ele não parava de se intrometer, fazendo comentários sobre nós e sobre o que dizíamos. Nós sabíamos quem ele era. Estávamos atônitos por causa das coisas que ele diz, mas aí ele começou a fazer comentários antissemitas horríveis. Suas palavras eram repugnantes. Era puro racismo”, acrescentou.

Segundo o jornal francês Le Parisien, outra jovem francesa denunciou no sábado (26), os insultos antissemitas que Galliano teria feito em outubro de 2010 no mesmo café La Perle. Neste incidente, aparentemente sem relação com os anteriores, Galliano debochou do físico da denunciante antes de proferir os insultos em inglês.

Galliano foi detido na noite de quinta-feira (24), em Paris, por agressão e por ter utilizado palavras de caráter antissemita. O estilista, que negou as acusações, teve suas funções como diretor artístico da Christian Dior suspensas pela maison até a conclusão das investigações.

Segundo a polícia, o estilista teria insultado um casal no terraço de um café do Marrais, conhecido por ser o bairro judaico da capital francesa. Um teste de bafômetro revelou 1,1 mg de álcool por litro de sangue – muito acima do limite permitido para dirigir. O episódio aconteceu justamente no café La Perle, popular no meio da moda e entre a comunidade homossexual. De acordo com a rádio francesa Europe 1, que citou o casal envolvido na briga, Galliano teria dito, em inglês, “seu judeu de cara suja, você devia estar morto”, além de “seu asiático desgraçado de merda, eu vou te matar”. Os dois teriam chamado o estilista de “imundo e nojento”. A princípio, Galliano ignorou a ofensa, mas depois teria dito à mulher, “você é feia e sua bolsa é horrível também”.

Após o incidente, Galliano, foi rapidamente detido pela polícia e levado a uma delegacia do oitavo distrito, onde foi interrogado. Pouco depois, foi liberado por ordem da promotória.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Italiano mata dois africanos em atentado racista

Segundo testemunhas, o autor da agressão chegou à praça...

Polícia indicia aluna da UFSM por publicações racistas em rede social

Uma estudante de 21 anos da Universidade Federal de Santa...

Você é racista – só não sabe disso ainda

Mais de 125 anos após a abolição da escravatura,...

para lembrar

ONU lança Década Internacional dos Afrodescendentes

Presidente da Assembleia Geral afirmou que pessoas de descendência...

Polícia de Minneapolis, onde George Floyd foi morto, agia com padrão de abuso, diz investigação

O Departamento de Polícia de Minneapolis, onde trabalhavam os agentes...

Uma resposta à Fernanda Torres

Fernanda, preciso te contar uma coisa: estamos em 2016...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=