Em novo livro, autora questiona noção de ‘sororidade’ dentro do feminismo

Quem procurar por “dororidade” no dicionário não encontrará nenhuma definição. Se a busca for pela internet, o Google questionará se a pessoa não quis dizer “sororidade”. Em editores de texto o termo aparece sublinhado em vermelho, marcando sua inexistência ou inadequação ortográfica.

Por Helô D’Angelo, da Revista Cult 

A escritora Vilma Piedade durante lançamento de Dororidade na Blooks Livraria

Mas não se trata de um erro de digitação ou confusão de palavras. O conceito é uma criação de Vilma Piedade, pós-graduada em Ciência da Literatura pela UFRJ, integrante da organização feminista PartidA Rio e da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). Ou, como ela mesma resume, “mulher preta, brasileira e feminista”.

No livro Dororidade, recém-lançado pela editora Nós, Piedade questiona a ideia de sororidade enquanto exercício de irmandade entre todas as mulheres: “É um conceito muito antigo e importante para o feminismo, mas parece não dar conta da nossa pretitude”, diz à CULT.

É a dor que irmana as mulheres, defende a autora, mas é preciso levar em conta que a dor das mulheres negras é agravada pelo racismo. E o feminismo precisa de ferramentas conceituais que explicitem essas diferenças.

“A dororidade nos faz olhar para as três questões juntas. Obriga a olhar para a dor que o racismo provoca, e essa dor é preta”, afirma. “Não é que a dor das pretas seja maior. Dor é dor, e ponto. Dói muito ser mulher atacada pelo machismo, e dói muito ser mulher atacada pelo racismo.”

Segundo a autora, o conceito tem circulado não só em debates e pesquisas acadêmicas, mas em sites e grupos feministas e antirracistas; em aldeias indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas. “Em um encontro feminista no Rio, uma mulher quilombola me disse que sua avó adorou o conceito e que o chamou de ‘doridade’. É isso que é importante: que seu uso seja entendido e espalhado.”

Forma de combate

A linguagem do livro, coloquial e fluida, é baseada na livre escrita do “pretoguês”, categoria linguística criada pela historiadora Lélia Gonzalez (1935-1994) para abranger, em seus textos, a linguagem falada da população negra.

Isso porque, para Gonzalez, a fala negra carrega traços e registros de dialetos africanos – e usar esses pedaços de ancestralidade na academia significaria não só registrá-los para a posteridade, como também desafiar formas de comunicação cristalizadas, baseadas em uma concepção eurocêntrica do que é conhecimento.

Embora não seja exatamente escrito em “pretoguês”, Dororidade simplifica sua forma com o mesmo fim. “Tá tudo na Língua que sustenta a Linguagem que alimenta e retroalimenta o imaginário social no cotidiano… E, lembrando Roland Barthes, se a Língua pode ser entendida como a arena da luta de classes… dançamos”, escreve Piedade, que com isso também busca atrair mais mulheres, principalmente aquelas que estão fora dos muros das universidades.

Para Piedade, o feminismo só é uma luta possível se dialogar com todas as mulheres, sejam elas “pretas, brancas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas, indígenas, lésbicas, trans ou qualquer uma das infinitas classificações possíveis em que as mulheres se enquadrem”. “Acho importante que nós tenhamos um espaço para falar e que seja uma fala que agregue no coletivo. Eu só quero todos os tons de preto dentro do feminismo.”

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Representantes da AMNB fazem reunião com ministra Luiza Bairros

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), as...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=