Em viagem aos Estados Unidos, ministra da Igualdade Racial discute retomada de cooperação entre os países para combate ao racismo

Anielle Franco integra a comitiva do presidente Lula e também fará visita ao Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana

FONTEEnviado para o Portal Geledés
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial - Jacqueline Lisboa/Mamana Coletiva/.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, é parte da comitiva do governo brasileiro que vai acompanhar o presidente Luís Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, a partir desta quinta-feira (9), para uma visita ao presidente norte-americano, Joe Biden.

Além do fortalecimento da relação para a defesa da democracia, um dos temas importantes desta reunião é a retomada do JAPER, um plano conjunto entre Brasil e Estados Unidos para eliminação da discriminação étnico-racial e promoção da igualdade. O acordo bilateral foi assinado em 2008 e previa o intercâmbio de boas práticas entre os dois governos nas áreas de combate ao racismo nas áreas de educação, marcos legais, trabalho, violência de gênero, entre outras áreas. As últimas ações do plano foram executadas em 2011, e há interesse dos dois países em reativar a iniciativa.

“Nosso intuito é reposicionar o Brasil como liderança global de combate ao racismo e defesa de direitos humanos. Para isso, é fundamental pensarmos em uma cooperação entre Brasil e outros países, como o Estados Unidos, para o enfrentamento ao racismo de maneira global com iniciativas de fomento à população negra nas mais diversas áreas”, explica Anielle.

Na agenda, uma visita oficial ao Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, com o intuito de conhecer metodologias e ações de financiamento internacional para o campo da memória e reparação da cultura negra.

“Temos algumas ideias para desenvolver editais de apoio direto voltados para pessoas negras, mas que ainda iremos desenhar em conjunto. Esse também vai ser um momento importante para trocar experiências e ações para a defesa da memória e cultura negra em toda a região. Esse é um tema central para trabalharmos para a justiça e reparação do nosso povo no Brasil”, completa a ministra.

Além disso, a ministra deve se reunir com a Representante Especial de Estado para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado dos EUA, Desirée Cormier Smith. A ideia é estreitar laços e promover o intercâmbio de ações de Estado para a erradicação do racismo e desigualdades.

-+=
Sair da versão mobile