Empreendedor Social recebe inscrições até 10 de maio em 4 categorias

Prêmio da Folha em parceria com Schwab busca soluções para pós-pandemia e também destaques em direitos humanos e ambiente

Até 10 de maio, líderes de ONGs e negócios de impacto social vão poder se inscrever no Prêmio Empreendedor Social. Em sua 18a edição, a premiação foca nas lições e desafios da Era Covid e coloca suas lentes no combate às desigualdades aprofundadas durante a pandemia.

Principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina, o prêmio recebeu entre 2005 e 2021 mais de 4.600 inscrições. Em 2022, os candidatos poderão se inscrever em quatro categorias: Destaques na Pandemia, Inovação para Retomada, Direitos Humanos e Soluções Comunitárias.

“A pandemia da Covid-19 nos demonstrou o quanto nossas realidades e nossos sistemas estão frágeis. Para além da questão sanitária e da tragédia humana, estamos diante da mais severa crise econômica dos últimos anos que impactou nações, comunidades e economias ao redor do mundo”, afirma Hilde Schwab, presidente e cofundadora da Fundação Schwab, parceira da Folha desde 2005 na realização da premiação no Brasil.

Hilde enfatiza o papel dos inovadores e empreendedores sociais nesse cenário, ao demonstrarem suas capacidades para responder aos desafios colocados pela Covid-19.

O concurso brasileiro de 2022 busca soluções inovadoras para mitigar os impactos negativos da pandemia, mas também mira na retomada econômica e na problemática socioambiental, com especial atenção ao aumento da desigualdade e às ameaças ao meio ambiente e aos direitos humanos.

Prêmio Empreendedor Social 2022

“Com o prolongamento da crise sanitária, social e econômica, ainda que haja avanços significativos possibilitados pela vacinação, continua relevante a atuação da sociedade civil organizada no combate aos impactos do coronavírus junto a populações mais vulneráveis”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

“Nos dois primeiros anos da pandemia, edições especiais da premiação focaram na resposta à Covid-19. Neste ano, o Empreendedor Social vai ampliar suas lentes para meio ambiente, especialmente em biomas ameaçados como Amazônia, Pantanal e Cerrado, e direitos humanos, no combate a racismo, desinformação, desigualdade de raça e gênero e fortalecimento da democracia”, explica Dávila.

As inscrições são feitas na plataforma Prosas, parceiro estratégico da premiação que é referência em editais, com acesso também pelo premiofolha2022.prosas.com.br.

O prêmio elegerá 12 finalistas nas quatro categorias, que serão submetidos a um júri de especialistas para definição dos vencedores.

Todos os finalistas concorrem ao Troféu Escolha do Leitor, categoria de voto popular na qual o público elege a sua iniciativa preferida. A votação é ainda uma plataforma de captação de doações para as iniciativas reconhecidas a cada ano.

Os premiados ganham projeção nacional e internacional, reforçada pelo alto nível de qualificação e networking oferecidos por um rol de 28 parceiros, em um pacote de benefícios que soma mais de R$ 400 mil, entre cursos e mentorias.

Celso Athayde, fundador da Cufa (Central Única das Favelas) e CEO da Favela Holding, foi um dos premiados do Empreendedor Social do Ano em 2020, à frente da iniciativa Mães da Favela, um dos destaques na resposta à Covid na categoria Emergência Sanitária, no primeiro ano da pandemia.

Athayde foi indicado pela Folha e escolhido pela Schwab, uma das comunidades do Fórum Econômico Mundial, como o representante brasileiro entre os Inovadores Sociais do Ano de 2021 no mundo.

“O Prêmio Empreendedor Social é importante por si só. Na medida que tem como fio condutor um veículo de comunicação com a grandeza da Folha, ele ganha ainda mais importância por pautar a sociedade, o poder público e o mundo corporativo ao nos dar holofote e nos tornar referência nacional”, afirma o premiado.

Entre 23 e 25 de maio, Athayde estará em Davos, na Suíça, a convite da Schwab, participando do encontro anual do Fórum Econômico Mundial, que voltará a ser realizado presencialmente neste ano.

“Será um prazer representar o Brasil em Davos sobretudo por ver reconhecidos a entrega e o impacto da Cufa nas 5.000 favelas onde atua e os números alcançados”, afirma o ex-camelô que se tornou executivo social e criou uma holding que engloba diversos negócios de impacto social em favelas.

Athayde destaca ainda o reconhecimento nacional e internacional para o trabalho de uma organização social brasileira durante a crise sanitária, “em um momento de tanta dor, principalmente na base da pirâmide e nas favelas.”

A Schwab e a Folha anunciarão em Davos o brasileiro escolhido como Inovador Social do Ano em 2022, selecionado entre os cinco vencedores do prêmio do ano passado.

O Empreendedor Social 2022 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Instituto Liberta e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

+ sobre o tema

Um balanço da justiça com as próprias manchetes – Por Saul Leblon

Celso de Mello x mídia: ressaca de um...

Avaliação positiva do governo bate recorde com 78,4%, diz Sensus

Popularidade de Lula é de 81,4%, aponta pesquisa.Em agosto,...

ActionAid traça perfil das desigualdades de gênero e de raça no Brasil em novo relatório

Um novo estudo publicado pela ActionAid propõe um raio-x...

Maioridade penal. Por Luiz Eduardo Soares

Os que lutamos contra a redução da idade de...

para lembrar

Empreendedor Social abre inscrições em quatro categorias em resposta à Covid-19

 Com  os  crescentes  desafios  para  superação  dos  impactos  da ...

Prêmio reúne parceiros de impacto social e inova com soluções comunitárias

O Empreendedor Social do Ano, que ganha uma segunda edição...

Prêmio Empreendedor Social encerra inscrições nesta terça-feira, 10, às 18h

O Prêmio Empreendedor Social prorroga suas inscrições até o...

Empreendedor Social anuncia os 12 finalistas de 2021; vote no seu preferido

Espaços para cuidar dos profissionais da saúde, robótica espacial...

‘Achava que comprar apê era coisa de rico’, diz eletricista, após virar dono

Comprar um barraco na favela por R$ 8 mil estava nos planos do eletricista Reginaldo dos Santos Santana, 40, para sair do aluguel com...

Quilombolas da Bahia são finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2023

Os quilombolas Ananias Viana e Jucilene Viana Jovelino, do Território Kaonge (BA), em Cachoeira, no Recôncavo baiano, estão entre os nove finalistas do Prêmio...

Prêmio Empreendedor Social prorroga inscrições até 16 de maio; participe

Prêmio Empreendedor Social prorroga inscrições até 16 de maio. Estão prorrogadas as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social – Lições e Desafios da Era Covid. É...
-+=