Emprego doméstico perde espaço para setor de serviços

Nas empresas, mulheres buscam benefícios que não existem nas casas de família, como pagamento de horas extras e limitação da jornada

Ciclo de crescimento econômico e aumento da escolaridade impulsionaram migração

 

O crescimento econômico recente ampliou as vagas para as mulheres e incentivou uma migração do serviço doméstico para outras atividades. Por causa das oportunidades no setor de serviços e no comércio, Natila virou costureira, Lucicleide tornou-se secretária e Leide Jeanne trabalha como vendedora. Elas eram empregadas domésticas desde a infância ou o início da adolescência e agora sonham com qualificação profissão e progresso na carreira.
A mudança no emprego feminino é pesquisada pela professora Hildete de Araújo, da Universidade Federal Fluminense, em um grupo de trabalho organizado pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do governo federal, e composto pelo Ipea, pelo IBGE, pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e pelo Unifem (Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher).
“É um fato surpreendente. Embora ainda seja uma ocupação que concentra grande parte do trabalho feminino, o emprego doméstico começa a sofrer a concorrência de outras atividades”, afirma Araújo.
Segundo os dados do IBGE, vem aumentando o percentual de mulheres trabalhando no comércio e no setor de serviços e diminuindo o das que atuam como domésticas.
Das mulheres ocupadas no país, eram domésticas 16,6% em 2007 e 18% em 2001. Os dados abrangem as trabalhadoras com e sem registro.
As áreas que mais têm mão de obra feminina são educação, saúde e serviço social, diz o IBGE. Em segundo lugar estão comércio e serviços de reparação, e, em terceiro, o emprego doméstico (veja quadro).
Dados mais recentes, do Dieese, comprovam a perda de participação da profissão: o percentual de domésticos no total da população ocupada em seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo instituto passou de 8,5% em janeiro de 2006 para 7,9% em maio deste ano.
Segundo o Dieese, as regiões metropolitanas em que o emprego doméstico mais perdeu força nesta década foram Salvador, Belo Horizonte e Distrito Federal. Na capital baiana, a proporção de ocupados nos serviços domésticos passou de 10,9% em maio de 2000 para 7,9% em maio de 2009.
Em São Paulo e no Recife o fenômeno ocorreu de forma menos acentuada. Os percentuais passaram de 8,5% para 8,1% na capital paulista e de 10% para 8,9% na capital de Pernambuco.
O estatístico Cimar Azeredo, do IBGE, observa que a migração do emprego doméstico para outros setores é uma tendência no país e ocorre porque o crescimento da massa salarial estimulou o avanço do comércio e dos serviços ligados à renda. Ele cita as companhias de limpeza como uma das responsáveis pela migração. “Nas empresas, as trabalhadoras conseguem benefícios que não têm, como pagamento de FGTS e de horas extras.”
Foi com o emprego nesse tipo de empresa que Natila Carine Ferreira Santana, 23, deixou o serviço doméstico. Dos nove aos 21 anos, ela trabalhou em casas de família. Em 2007, foi registrada como auxiliar-geral e, mais tarde, começou um curso de corte e costura em Guarulhos, na Grande São Paulo. Encontrou trabalho como arrematadeira e agora conclui a última parte da qualificação. “A costura era minha vocação, e decidi ir em frente nisso.”


Mudança de status
Patrícia Lino Costa, da diretoria técnica do Dieese, destaca que parte significativa das vagas criadas no ano passado foi ocupada por mulheres. O avanço da escolaridade nos últimos anos também criou oportunidades de trocar de emprego.
Clemente Ganz Lúcio, também diretor técnico do Dieese, afirma que a migração das trabalhadoras para outros setores eleva a autoestima delas. “A relação que a empregada tem com a família não é a mesma que tem com a empresa.”
A vendedora Leide Jeanne da Silva, 30, e a secretária Lucicleide da Silva, 32, concordam que o ambiente de trabalho mudou depois que deixaram o emprego doméstico. “O trabalho na empresa dá mais chance de crescer”, diz Lucicleide.

 

Matéria original: Emprego doméstico perde espaço para setor de serviços

+ sobre o tema

Senado institui cotas de 20% para negros nos próximos concursos

No dia em que o Brasil comemora 126 anos...

Empresa torna-se mais competitiva quando dá espaço para a diversidade

A diversidade traz competitividade, mas nem todas as empresas...

Resolução inclui estatísticas raciais no sistema de emprego brasileiro

Regulamentação auxilia na formulação de políticas pública para combater...

IBGE publica edital para agente de pesquisas e mapeamento

- Fonte: IBGE - O Instituto Brasileiro de...

para lembrar

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente nas ações da polícia de São Paulo só tem feito aumentar a violência, provocando a intensificação...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em segundo plano nas negociações e agendas nacionais. Mas o ano de 2023 ativou um gatilho...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...
-+=