Polícia Civil vai contratar 877 investigadores

Fonte: Jornal Agora

 

 

 

A Polícia Civil abrirá, no próximo dia 3, inscrições para um concurso que vai contratar 887 investigadores para todo o Estado, menos para a capital. O edital será publicado no sábado. A informação é do delegado-geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto.

O concurso vai exigir ensino superior completo, o que é uma novidade. Apesar disso, o salário continua o mesmo que é pago hoje em dia. Em cidades com mais de 500 mil habitantes, a remuneração total, somando o salário-base e as gratificações, é de R$ 2.750.

Esse valor, porém, deverá ser reajustado em 6,5%, conforme acordo feito entre os servidores e as secretarias de Segurança e Gestão, que prevê o aumento para a categoria a partir do holerite a ser entregue em setembro.

Vagas por cidade
Outra novidade desse concurso é que o candidato vai ter que escolher a cidade em que deseja trabalhar. As vagas serão divididas por município. Em Campinas, por exemplo, serão 60 chances.

De acordo com Paulo Neto, que assumiu o comando da Polícia Civil em março e, desde então, vem implantando mudanças administrativas, a “seccionalização” do concurso serve para que o investigador tenha ou crie laços com a comunidade que vai atender.

“A ideia é que o candidato escolha a cidade em que mora. Ele pode escolher outra, mas deve saber que terá que ficar no mesmo município por, pelo menos, três anos”, destaca o delegado-geral. Essa regra, aliás, também é nova. Durante o período de estágio probatório, de três anos, o investigador trabalhará em distritos da cidade que escolheu, e não poderá pedir transferência para delegacias especializadas, como o Denarc.

Por fim, uma outra novidade: os aprovados serão submetidos a uma “investigação ético-social” de toda a sua vida. “Os órgãos de inteligência da polícia vão descobrir se o investigador tem vícios, se já se envolveu em crimes, se tem arma de fogo, entre outras coisas”, informa Paulo Neto.

 

Matéria original: Polícia Civil vai contratar 877 investigadores

+ sobre o tema

Vaga: Coordenador/a de Programas e Projetos

A Fundação Abrinq carrega em seu DNA a atuação...

Por que as empresas mineiras se comprometem pouco com equidade racial?

Em Minas Gerais, apenas duas empresas aderiram ao Pacto...

Democracia e direitos fundamentais: contra a criminalização dos movimentos sociais

Texto de Camilla de Magalhães Gomes. - Foto de André Naddeo/Terra. #AsilaMujica - Em...

para lembrar

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 33 anos

O Estatuto da Criança e do Adolescente completa 33...

Taxa de desemprego de negros na Grande SP sobe para 19,4% em 2016, diz Dieese

Desemprego entre não negros subiu para 15,2%. Taxa entre...

Indígenas e quilombolas lutam contra os ataques a seus direitos

Os movimentos indígena e quilombola afirmam que estão...
spot_imgspot_img

Governo define nova data para o ‘Enem dos concursos’; CNU será em 18 de agosto

O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (23), a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ficou conhecido como "Enem dos concursos"....

Anemia falciforme: 1º paciente no mundo inicia terapia genética contra a doença

Na quarta-feira, Kendric Cromer, um menino de 12 anos de um subúrbio de Washington, tornou-se a primeira pessoa no mundo com doença falciforme a...

‘Geração ansiosa’: transtornos mentais em crianças que vivem grudadas no celular aumentam no mundo todo

Veja o vídeo da matéria Crianças e adolescentes do mundo todo estão em perigo. É o que diz o livro “A geração ansiosa”, do psicólogo...
-+=