Empresa abre inscrições para premiar mulheres cientistas

Enviado por / FonteDo R7

'25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022' busca reconhecer o impacto das cientistas em suas comunidades

A cada ano que passa aumenta o número de mulheres que ingressam em áreas atreladas à ciência. No entanto, ainda existe um abismo entre os gêneros: de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), menos de 30% dos pesquisadores nas áreas de Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são mulheres.

Com o intuito de promover maior acesso às disciplinas Stem, a empresa 3M abre a segunda edição do programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022. Essa é uma iniciativa que incentiva a trajetória feminina na ciência, além de reconhecer as conquistas já feitas pelas mulheres na área.

Daniela Ushizima, uma das cientistas do Brasil que se destacaram na primeira edição, ressaltou como o programa deu mais visibilidade ao trabalho. “Foi uma honra ser selecionada como uma das 25 Mulheres na Ciência. Participar dessa rede é uma forma de dar visibilidade ao trabalho das cientistas latino-americanas.”

Na primeira edição, a iniciativa contou com a participação de mais de mil mulheres cientistas. Elas apresentaram os seus projetos e histórias a um júri que selecionou as 25 cientistas de maior destaque de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Panamá e Uruguai.

Pré-requisitos

A cientista interessada em apresentar os seus projetos deve ser maior de idade; ter nascido ou viver num país latino-americano; ser autora ou ter participado como líder em pelo menos um projeto com um protótipo e/ou teste-piloto que demonstre uma ideia de inovação científica baseada na filosofia Stem.

Entre os aspectos utilizados para garantir a inclusão e evitar vieses inconscientes de escolha está o fato de não serem solicitadas fotos, vídeos ou histórico universitário durante a primeira fase do processo.

A convocação para esta segunda edição vai até 22 de outubro. As cientistas interessadas em participar deverão preencher o formulário e explicar o seu projeto utilizando entre 140 e 280 caracteres.

Premiação

As finalistas da segunda edição do programa serão anunciadas em 11 de fevereiro de 2022, durante um evento virtual, no qual também será apresentada a segunda edição do livro 25 Mulheres na Ciência da América Latina.

Entre os benefícios que as vencedoras receberão está a inclusão dos seus projetos e histórias na segunda edição do livro comemorativo do programa, bem como o acesso a um curso de liderança e inovação em uma instituição acadêmica de prestígio e um plano de visibilidade científica e de trabalho em rede.

+ sobre o tema

De mucama a doméstica, um belo relato da mulher negra contemporânea

Acompanhei recentemente uma reportagem que dizia que a cada...

Sou Trepadeira, Gozar Não é Privilégio Masculino

Assim como o RACISTA se justifica dizendo: ”eu peço...

A culpabilização da vítima: somos todas Fran

Recebemos uma mensagem de Débora Araújo relatando que um...

para lembrar

Estudantes criam aparelho que apaga incêndio com onda sonora

Dois estudantes de engenharia do estado americano da Virginia...

Sian Proctor é a primeira mulher negra a pilotar uma nave espacial

"Três astronautas negras chegaram ao espaço, e saber que...

7 Cientistas Negros que você deveria conhecer

1. George Washington Carver Filho de escravos, George Washington Carver...
spot_imgspot_img

Rede Brasileira de Mulheres Cientistas lança campanha #AssédioZero

A Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) lança nesta semana a campanha nacional #AssédioZero, com o objetivo de estimular o debate sobre a cultura do assédio que...

Mulheres na tecnologia: cenário, desafios e nomes que marcaram a história

No setor tech, a igualdade de gênero é um desafio: está se falando de um mercado majoritariamente dominado por homens. Mas, apesar delas, isso não...

Mulheres são maioria dos cientistas no Brasil, mas quase nunca chegam ao topo

A física Márcia Barbosa, professora titular do Instituto de Física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), estava em uma discussão acalorada com...
-+=