Empresa Brasileira de Comunicação abre seus canais para todas as religiões.

Por João Jorge Santos Rodrigues

Conselho curador da EBC-Empresa Brasileira de Comunicação vota pela pluraridade em seus programas religiosos.

 

Hoje foi um dia importante na minha vida, nesta vida, vim à Brasilia depois de ter vivido a emoção de ter visto e escutado o Presidente Barack Obama falar no Rio de Janeiro, o primeiro negro presidente da maior potência do mundo e depois de receber a noticia que os heróis da Revolta dos Búzios : João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luis das Virgens, foram considerados Heróis da Pátria, 212 anos após as suas mortes.

Na reunião do conselho curador da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação foi votado após um intenso debate de mais de seis meses a pluraridade dos programas religiosos, ou seja a suspensão dos atuais programas cristãos e a criação de programas com as diferentes convicções religiosas existentes no Brasil.

Fui o ultimo dos conselheiros a defender esta proposta e obtive o apoio de uma ampla maioria para que o Candomblé, a Umbanda, o Espiritismo, o Islamismo, o Judaísmo, e as religiões ameríndias possam também falar de sua fé, das suas crenças e da paz destas religiões.

Veio na minha imagem, minha mãe Dona Alice dos Santos Silva uma mulher branca da Bahia no seu terreiro de candomblé dançando para sua Iansã e o seu caboclo Boaidero, veio na minha cabeça a imagem dos terreiros batendo na Boca do Rio e me chamando para ser um dos seus filhos, veio na minha imagem, os negros que conheci e que eram do Candomblé, Deco , Raul que freqüentavam minha casa na rua do Bispo na Praça da Sé, veio na minha mente o que vi no Benin em 1986 nas cidades sagradas de Uidá, Pobé.

Veio na minha mente a autorização da Delegacia de Jogos e Costumes para que o terreiro de minha pudesse praticar seu culto. Veio na minha mente a luta do Olodum** junto com outros setores para tirar o posto príncipe da frente do terreiro da Casa Branca.

Passou um filme, na hora uma enorme dor no peito e o medo de não dar conta do recado, mais o nosso amor ao Parque de São Bartolomeu, a terra de Oxumaré, me deram forças e energia, veio na minha mente a homenagem a Yemanjá, a Iansã, a Xangô, a Oxossi nas musicas Olodum e o Ayndeô de Mario Gusmão, e fui lá como um advogado do povo, um mestre em Direito publico, o único negro do conselho curador da EBC, fiz a minha melhor defesa, contei a história da nossa resistência aqui desde 1549, e como fomos perseguidos, combatidos, e ainda assim generosos como manda o Candomblé e a Umbanda, integramos os filhos dos opressores na nossa fé,ganhamos sai e fui chorar no canto alegre por ter aprendido tanto nas ruas da Roma negra – A cidade de Salvador e nas andanças pelo mundo.

A luta pela liberdade religiosa exige respeito e pluralidade, democracia, e energia mais que luz.

Estou muito feliz, Alegre em poder legar aos meus filhos e neto este legado. Eles vão poder ver na TV Publica a religião dos seus avós e antepassados.

O candomblé : A primeira forma de religião do Planeta nascida nas civilizações africanas inspiradas na energia…e na luz.

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

Zumbi é homenageado em cavalgada pela liberdade

Doze horas a cavalo pelas serras da Barriga...

ONU aprova Década do Afrodescendente a partir de 2013

Luciano Nascimento Repórter da Agência Brasil Brasília - O ano de...

HILTON COBRA – Novo Presidente da Fundação Palmares

Hilton Cobra, é o novo  presidente da Fundação Cultural...

Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

A íntegra da política já está disponível para download. Lançado...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=