Empresária vai construir fábrica de bonecas negras na Baixada

Com tecidos, lãs e muitas cores, ela costura sonhos e histórias onde crianças negras podem se reconhecer. Nascida de uma geração que herdou a representatividade em trapos, a empresária Jaciana Melquíades, da Era Uma Vez o Mundo, quer que crianças possam tecer um futuro onde seja possível se ver em brinquedos e livros.

Por Cíntia Cruz Do Extra

Criada há sete anos na Vila Jolá, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e hoje no Centro do Rio, a empresa, que tem o objetivo de trabalhar a questão racial com crianças, se prepara para fazer o caminho inverso: voltar para a Baixada. Jaciana quer construir na cidade uma fábrica de brinquedos afrocentrados e impactar a região onde tudo começou.

Historiadora, Jaciana começou a fazer livros de panos pintados à mão e camisetas para se manter. Com o marido e sócio, Leandro Melquíades, professor de História, eles vendiam os produtos no Centro do Rio, onde moravam. Após a gravidez, o casal decidiu abordar a questão racial em seus trabalhos.

— Quando Matias nasceu, surgiu a preocupação sobre como ele se veria no mundo. Então, pensamos em levar a Era Uma Vez o Mundo para o público afrocentrado — explica a empresária.

O primeiro retorno de Jaciana a Belford Roxo foi em 2013, quando o filho tinha 2 anos. Eles começaram a produzir livros e bonecos com a temática negra. A empresa deslanchou. Nos anos seguintes, chegou a fazer 1.156 cópias de livro para escolas de educação infantil do Rio.

— O lema é ler e brincar. O livro “Mariana’’ traz um turbante para a criança desfazer a ideia de que é algo negativo. O trabalho antirracista começa na educação infantil — lembra Leandro.

Procura por investidores

Há dois anos, Jaciana voltou a morar no Rio. Ela quer transformar o espaço onde será a fábrica, na Vila Jolá:

— Voltar com a fábrica para cá é a possibilidade de diálogo com a comunidade na qual eu me formei. Quero ensinar as pessoas a pensarem nas questões raciais.

A proposta da Era Uma Vez o Mundo é de ser um espaço de educação e formação cidadã. Os funcionários vão aprender a produzir os brinquedos e também terão aulas de cidadania.

— A sensação que tenho é de que posso transformar o lugar em uma potência para que seja bom coletivamente — ressalta a empresária.

Leandro e Jaciana criaram campanha de financiamento coletivo e estão apresentando o projeto para investidores e empresas que financiem projetos de impacto social. As vendas dos bonecos, livros e produtos da marca são feitas pelo site www.eraumavezomundo.com.br.

+ sobre o tema

para lembrar

IV Encontro de cinema Negro Africa Brasil Caribe

    Programação08 DE NOVEMBRO CINE ODEON BR...

Semana da Consciência Negra 2010 será aberta dia 16

“Rememorando a militância do Negro no Rio de...

10 estratégias de manipulação da mídia – Noam Chomsky

As grandes estratégias da manipulação midiáta por Noam Chomsky   1....

Lei inclui ‘Afoxé Omo Oxum’ no calendário cultural de Sergipe

O ano de 2011 começou a todo vapor para...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=