ENCHENTES: Chuva contribui para aumento de casos de dengue em 5 Estados

A forte chuva dos últimos meses em determinadas regiões do País contribuiu para o crescimento dos casos de dengue no início de 2010. De dezembro de 2009 a janeiro deste ano, a incidência da doença cresceu mais do que o esperado em Mato Grosso, onde foi registrado aumento maior que 700%, além da ampliação dos casos em Mato Grosso do Sul, em Goiás, em Rondônia e no Acre.

O coordenador do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde de Mato Grosso, Aparecido Marques, explica que o aumento da chuva há quatro meses favorece a proliferação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, principalmente em locais como caixas d’água descobertas, quintais e terrenos baldios com lixo (garrafas plásticas e material de construção). “Choveu praticamente todos os dias”, disse Marques.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso contabilizou 9.209 casos de dengue até o último dia 3 de fevereiro aumento de 728,89% em relação a janeiro de 2009. Foram registradas 11 mortes e 264 casos graves. A capital, Cuiabá, e a cidade de Várzea Grande, região metropolitana, registram o maior número de notificações.

Para controlar a dengue, agentes de saúde sobrevoam as regiões mais afetadas para identificar focos. Também são promovidos mutirões para recolhimento o lixo. O governo estuda, segundo o coordenador, distribuir tampas para caixa d’água de famílias sem condições financeiras. O Ministério da Saúde enviou equipes ao Estado para a revisão dos planos de emergência.

A secretaria estadual negocia com os hospitais particulares a liberação dos leitos ociosos para os doentes, com o objetivo de ampliar a rede de atendimento.

Em Goiás, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Magna de Carvalho, também confirma a influência das chuvas no aumento de casos no Estado. Foram 15.241 notificações da doença contra 2.530 em relação a janeiro de 2009, o equivalente a um crescimento de 502,4%.

Ela disse que em meses considerados secos, como agosto, choveu mais do que o habitual. As ações de combate em Goiás incluem reforços com veículos com equipamentos de nebulização usados para matar o mosquito e a instalação de tendas do lado de fora dos principais hospitais para os primeiros atendimentos às pessoas com suspeita de dengue.

O Ministério da Saúde enviou lotes de remédios (paracetamol) e sais para reidratação.

Cuidados

Entre as principais medidas de prevenção da doença estão a manutenção de caixas dágua, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos e a remoção de tudo o que possa impedir a água da chuva de correr pelas calhas. No caso dos vasos de plantas, é preciso encher os pratinhos de areia até a borda e lavá-los uma vez por semana com escova, água e sabão. Objetos que possam acumular água, como potes, latas e garrafas vazias, devem ser jogados no lixo, que precisa ser acondicionado em sacos plásticos bem fechados. As lixeiras também devem ser mantidas bem fechadas.

É preciso procurar atendimento médico em caso de febre, com duração máxima de sete dias, e acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas juntas, desânimo e manchas na pele.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.