“Encontros Temáticos da Comunidade Negra” lança blog

Enviado por / FonteDa UFJF

O Programa de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ lançou um blog para divulgação de conteúdos sobre o racismo e o papel do negro na sociedade brasileira. Em tempos de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19, a intenção é que a iniciativa permita a aproximação entre os pesquisadores, os estudantes e a comunidade em geral.

“Este meio de comunicação tem a importância de levar ao público em geral, principalmente às pessoas que se interessarem pela temática do negro na sociedade brasileira, em especial na região de Juiz de Fora, discussões, entrevistas, filmes, também conversas com pesquisadores e/ou pessoas ligadas a esta temática”, explica o coordenador do programa de extensão e professor do Departamento de Matemática da UFJF, Willian José da Cruz.

O docente acrescenta que a intenção também é colaborar para o combate às fake news. “Criamos um canal para contribuir com a disseminação de verdades históricas e situações da realidade, agindo contra informações falsas, como por exemplo, a negação do racismo e dos efeitos da escravidão no nosso país. Um canal de aprendizado, resistência, pesquisa e postura sociopolítica”, ressalta.

Racismo Estrutural

Neste contexto de excepcionalidade por conta da pandemia de Covid-19, Cruz recorda que as autoridades sanitárias têm apontado a maior vulnerabilidade da população negra, composta por pretos e pardos, à doença. A referida situação, alerta o pesquisador, é resultante do racismo estrutural da sociedade brasileira, ou seja, da dificuldade de acesso da população negra, por exemplo, a melhores condições de vida em termos socioeconômicos.

“Neste momento de dificuldades que estamos enfrentando em relação a pandemia, sabemos que o negro é o mais atingido pelos efeitos nefastos deste vírus, tanto nos aspectos de saúde, quanto nos aspectos sociais mais gerais. O que esperamos é contribuir para podermos lutar pela vida, num trabalho constante de orientação, difusão de conhecimentos e de enfrentamento às diversas formas de racismos. Logo, pedimos para quem puder, fique em casa e se junte a nós nesta luta!.”

Iniciativa Pioneira

Idealizadores do programa de extensão com professora convidada, durante Encontro de Pesquisadores Negros. Da esq. p/ dir: professores Willian Cruz; Fernanda Thomaz; Julvan Oliveira; Flávia Rios (UFF); Francione Carvalho e Zélia Ludwig. (Foto: Imagem retirada do site UFJF)

‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ é uma iniciativa pioneira na UFJF. Sob coordenação do professor do Departamento de Matemática Willian José da Cruz, tem a participação de docentes de outras unidades acadêmicas, como Fernanda Thomaz, do Departamento de História, Zélia da Costa Ludwig, do Departamento de Física, Francione de Oliveira Carvalho, da Faculdade de Educação, e Julvan Moreira de Oliveira, também da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF. O programa de extensão conta ainda com a participação de dois estudantes de graduação, Yago Souza e Andressa Borges, ambos do Bacharelado em Nutrição.

O objetivo é promover encontros temáticos mensais sobre a comunidade negra da cidade e região, para debater as relações étnico-raciais, o racismo estrutural, a cultura negra e a participação do negro na sociedade científica, dentre outros temas.

+ sobre o tema

Luíz Gama

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho...

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

A doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Laeticia Jensen...

O Negro da senzala ao soul: Um documentário da TV Cultura 1977

Gabriel Priolli resgata um vídeo que conta a história...

Lélia Gonzalez: Mulher Negra na História do Brasil

Neste ano de 2009, já contamos 15 anos que...

para lembrar

O lugar do corpo negro e o racismo institucional

Cabelo veio da África Junto com meus santos Benguelas, zulus, jejês Rebolos,...

Meus Olhos Coloridos e o Racismo Estrutural

“Só por hoje Vou deixar meus cabelos em paz Durante 24...

Número de professores negros em universidades públicas gera debate

Campanha institucional da UFJF questiona a quantidade de docentes...

Primeiro barítono negro se forma no curso de canto lírico, da UFJF

Elmir Santos cola grau, nesta quarta- feira (17), e...
spot_imgspot_img

Coletivo de mulheres da UFJF combate violências no ambiente acadêmico

Grupo formado por docentes, alunas e funcionárias promove escuta, acolhimento, apoio e atenção às vítimas de assédio moral, sexual, estupro e diversas outras violências...

Pai de aluna acusado de roubar o proprio carro na UFJF

Na noite de sexta‐feira, dia 02 de junho de 2017, I.R. esteve no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de...

Primeiro barítono negro se forma no curso de canto lírico, da UFJF

Elmir Santos cola grau, nesta quarta- feira (17), e apresenta recital com repertório voltado para a cultura negra Trajando smoking e com um turbante africano...
-+=