Enedina Alves Marques: conheça a primeira engenheira negra do Brasil

Enviado por / FonteDo G1

Filha de lavrador e empregada doméstica, engenheira civil se formou em 1945, na UFPR, em Curitiba. Em 13 de janeiro de 2023, quando completaria 110 anos, paranaense foi homenageada pelo Google.

Filha de um lavrador e uma empregada doméstica, Enedina Alves Marques foi a primeira engenheira negra do Brasil. Ela se formou em engenharia civil em 1945, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e foi homenageada pelo Google nesta sexta-feira (13) quando completaria 110 anos.

Mesmo diante de diversos percalços no caminho, a paranaense não desistiu da educação. Na adolescência, se dividia entre o trabalho e os estudos. Aos 32 anos, se graduou.

A história da mulher guerreira foi inspiração para um livro infantil escrito pela professora pós-doutora em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismos, Lindamir Salete Casagrande.

Casagrande explica que o contexto histórico em que a engenheira viveu torna o pioneirismo dela ainda mais relevante.

“A universidade não era pensada para mulheres e nem para pretos. Pense: foi uma mulher preta, pobre, filha de escravos libertos que sobreviveu em uma turma com homens brancos da elite. Foi uma batalha muito árdua e significativa.”

Na própria família, a engenheira foi inspiração. A sobrinha Lizete Marques, de 84 anos, disse que a tia Enedina serviu de exemplo.

A sobrinha insistiu na educação e se formou como professora de Educação Física, profissão que seguiu a vida toda.

“A vida dela não foi fácil. Ela lutou muito para se formar. Foi a única dos sete irmãos, todos homens. Ela era a única mulher. Eles todos trabalhavam e ela foi a única que estudou. Só que antigamente o estudo não era valorizado como é agora”, contou.

Grandes obras de Enedina Marques

Enedina Marques é a primeira engenheira negra do Brasil; ela se formou na UFPR (Foto: Artes/ g1)

Durante a a trajetória, Enedina colaborou com diversas obras significativas no Paraná. Uma delas foi a Usina Capivari-Cachoeira, que é a maior central hidrelétrica subterrânea do sul do Brasil, e atualmente é chamada de Usina Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, em Antonina.

De acordo com a professora pós-doutora em filosofia contemporânea Maria Rita de Assis César, a biografia de Enedina indica o quanto precisou ser firme para conquistar o espaço que era dela por direito.

“Imagine o que significa uma mulher negra tocar a obra da usina em um campo no meio do mato? Como dizem, é bem provável que ela carregasse um revólver na cintura, e que de vez enquanto ela desse uns tiros para o alto. Era uma necessidade muito grande de se fazer respeitar.”

Oportunidade

De acordo com Lindamir, a trajetória de Enedina foi possível por causa das oportunidades que ela teve ao longo do caminho e por saber aproveitá-las, com dedicação e inteligência.

“Nascida em Curitiba, fez toda formação em Curitiba, com muita luta e algumas oportunidades. A gente não pode esquecer disso, porque se não, vai cair naquela história da meritocracia: ‘Olha, se esforçando todo mundo consegue’. Não. Ela se esforçou muito, ela tinha capacidade, mas ela teve oportunidade.

Segundo a biografia da engenheira, durante a infância, Enedina ajudava a mãe com o serviço doméstico, na casa do militar Domingos Nascimento, em troca de estudos.

“A primeira oportunidade foi dada pelo patrão da mãe dela que matriculou ela em uma escola, porque se ele não tivesse feito isso, ela não teria como ter essa trajetória tão bacana e tão importante para a sociedade.”

Leia também:

Paranaense Enedina Alves Marques marca a história como a primeira engenheira negra do Brasil

Mãos à obra: a trajetória de Enedina Alves Marques

Conheça a história de Enedina Marques, a primeira engenheira negra do Brasil

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira Nesta...

TJ cria comissão de enfrentamento à desigualdade racial

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai...

Plenária do Quilombo Raça e Classe defende unidade para combater racismo

  Representantes dos Quilombos Família Silva, Rio Grande do Sul;...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=