Enem 2011 já tem mais de 1,5 milhão de inscritos

Nesta edição, a taxa de inscrição custa R$ 35

O MEC (Ministério da Educação) informou que mais de 1,5 milhão de pessoas se inscreveram para participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 até esta quinta-feira. A expectativa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) é que o número de inscritos do Enem 2011 chegue a 6 milhões até o fim do prazo de inscrições (10 de junho).

» Inscrição no ENEM exige preenchimento de questionário socioeconômico

» 38 perguntas que respondem todas suas dúvidas sobre o ENEM 2011!

» Edital do ENEM 2011 é divulgado; Confira todos os detalhes

» Universia Livros: Mais de 200 livros para baixar grátis

Nesta edição, a taxa de inscrição custará R$ 35. Interessados têm até as 23h59 do dia 10 de junho para se candidatar exclusivamente pela internet. Serão isentos das taxas os estudantes que concluirão o Ensino Médio no ano de 2011 regularmente matriculados em escolas da rede pública, além de candidatos que declarem carência socioeconômica. Os pedidos de isenção devem ser pedidos no ato da inscrição.

Para conseguir se inscrever no ENEM 2011 (Exame Nacional do Ensino Médio), assim como na edição anterior, os candidatos deverão responder uma séria de perguntas referente ao perfil socioeconômico. O processo, que só será concluído quando as 22 questões foram respondidas, poderá demorar em média cinco minutos. Reserve esse tempo e faça já sua inscrição na página oficial do exame e leia o edital.

Além do grau de escolaridade dos pais, o questionário inclui perguntas sobre a renda familiar, as condições de moradia e os estudos de nível Fundamental e Médio. As informações, segundo o Ministério da Educação, são fundamentais para traçar um perfil mais preciso dos participantes do Enem, além de possibilitar o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas para melhorar a educação no país.

O questionário socioeconômico é utilizado desde a primeira edição do exame, em 1998. Até 2009, os participantes respondiam a versão impressa do formulário, recebida via correios juntamente com as demais informações da prova. A entrega era feita no dia da realização da prova.

Além de o exame ser obrigatório para a adesão do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do FIES (Financiamento Estudantil), o ENEM é pré-requisito mínimo para a participação do SiSU (Sistema de Seleção Unificado), com vagas em diversas instituições públicas de Ensino Superior de todo o país.

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h, conforme antecipado pelo Universia Brasil. Com a mesma estrutura da edição passada, a avaliação será composta por quatro provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira – inglês ou espanhol -, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Matemática e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Cada um dos exames terá 45 questões.

 

Fonte: Notícias.Universia

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=