Enem deve ser obrigatório para alunos da rede pública

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deverá se tornar obrigatório para o aluno da rede pública obter o diploma de conclusão do antigo colegial.

Da Folha de São Paulo –

A medida foi acordada ontem entre o Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e o ministro Fernando Haddad (Educação) e deve ser colocada em prática já em 2010, segundo Maria Auxiliadora Seabra Rezende, presidente do Consed, órgão que reivindicou a mudança ao MEC.

Para a obrigatoriedade valer também na escola privada, ela teria de ser aprovada pelos conselhos estaduais de educação.

O Enem hoje é realizado em 1.560 cidades por cerca de 70% dos alunos do ensino médio. Se for universalizado, será necessário um esquema de transporte e hospedagem de alunos, já que o exame não será aplicado em sala de aula. “A prova pode representar o acesso dele [o aluno] à universidade, o que exige cuidados maiores com a segurança”, diz Haddad.

Já a partir deste ano, o Enem irá substituir o Encceja, usado para avaliar alunos que fizeram o ensino médio em supletivos. Para eles, o diploma será condicionado a uma nota mínima -definida por cada Estado.

Já para os alunos do ensino médio regular não foi estabelecida uma nota mínima. Haddad considera complicado fazer essa exigência, já que o diploma, em sua visão, não deveria depender de uma única prova.

Segundo Maria Auxiliadora, caberá ao comitê de governança do novo Enem -formado por representantes do MEC, de universidades e de secretarias estaduais de Educação- decidir se haverá uma lei nacional para tornar o Enem obrigatório ou se cada Estado poderá optar por aderir ou não.
Ela afirmou, porém, que a obrigatoriedade do exame é um consenso de todos os governos estaduais e iria permitir às escolas e às secretarias fazerem uma autoavaliação.

 

Conteúdo
O MEC divulgou ontem o conteúdo das questões do novo exame -que será adotado como única forma de seleção por grande parte das universidades federais. Antes, o programa da prova mostrava só as habilidades exigidas. Agora, é mais detalhado (veja quadro ao lado).
A maneira de formular as questões -que exige raciocínio e relaciona a pergunta a assuntos do cotidiano- não será alterada. No entanto, elas exigirão uma carga maior de informação, ao pedir a resolução de problemas matemáticos e cobrar o conhecimento de fatos históricos, por exemplo.

Haddad já deixou claro, entretanto, que o aluno não terá de decorar datas.

O conteúdo traz ainda algumas inovações em relação aos vestibulares tradicionais, elencando, por exemplo, conhecimentos de linguagens corporais e artísticas. Segundo a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, todos esses conteúdos já são obrigatórios por lei.

Um exemplo de conhecimento pedido, segundo ela, são os movimentos literários, relacionados a movimentos artísticos mais amplos. Outra maneira de se abordar a linguagem “corporal” seria, por exemplo, fazer perguntas relativas à competência linguística a partir de um texto sobre futebol.

Em relação à exigência de história da África, ela lembra que o conteúdo já é obrigatório por lei desde 2003. O problema é que a lei é pouco cumprida e um plano nacional para sua implantação só foi divulgado anteontem. (ANGELA PINHO)

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda (15); veja datas

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril. Os interessados...
-+=