Entidade cria Disque Racismo em Santos

A Associação dos Afrodescendentes da Baixada Santista (Afrosan) com apoio da Afropress (Agência Afroétnica de Notícias) lançou  sexta-feira (19/03), o Disque Racismo da Baixada Santista, que pretende oferecer a população uma linha telefônica aberta à denúncias de discriminação racial e orientação sobre as providências a serem adotadas no plano jurídico.

“Não se trata de um plantão jurídico, mas de orientação básica para que as pessoas que sofrem discriminação, humilhações e constrangimentos no seu dia a dia e não sabem o que fazer, reajam, buscando os seus direitos”, afirmou o presidente da entidade, José Ricardo dos Santos .
O ato que marcará o início do serviço, que ele considera de utilidade pública, está marcado para esta sexta-feira (19/03), às 10h, na sede da entidade, à Rua Prudente de Moraes, 75, sala 25, Vila Mathias.

Proposta

José Ricardo disse que a idéia do Disque Racismo da entidade surgiu a partir do episódio envolvendo a dona de casa Edna Alves do Carmo, que sofreu constrangimentos na loja da Rede de Supermercados Extra, na Avenida Ana Costa, depois de apontada como suspeita pelos seguranças, do furto de uma caixa de biscoitos Bis que já havia pago.

O Disque Racismo poderá ser acessado por meio do telefone (13) 3326-2269, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h ou por meio do e-mail [email protected]

Segundo o presidente da entidade, além da abertura de um canal de denúncia permanente, a Afrosan dará orientação sobre as providências a serem adotadas pelas vítimas nos casos de racismo.

Fonte: AACA

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=