Entidade critica uso eleitoral de ‘kit gay’ contra Haddad

Presidente de movimento LGBT diz que ataques a material do Ministério da Educação aumentam preconceito; pastor Malafaia divulga novo vídeo pró-Serra

O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, publicou carta aberta ao candidato José Serra (PSDB) na qual repudia o debate sobre o chamado “kit gay” como “arma eleitoral”. Reis rechaça a afirmação do tucano segundo a qual o material encomendado pelo governo federal quando seu adversário Fernando Haddad (PT) era ministro da Educação tenha objetivo de “doutrinar” a opção bissexual nas escolas.

“Prezado José Serra, não manche sua biografia. Não rife nossos direitos”, escreveu Reis. “Peço, para uma boa política comprometida com o respeito (…), que a população LGBT não seja utilizada para gerar polêmica. Isto só serve para validar, banalizar e incentivar a homofobia e manter esta população à margem da cidadania”, completou.

Reis afirmou que Serra foi preconceituoso ao classificar o material como “malfeito, com aspectos ridículos e impróprios” numa entrevista publicada no domingo pelo Estado. “O Serra é uma das pessoas que mais fizeram pela comunidade LGBT, fez uma coordenadoria (na Prefeitura). Eu me choquei quando ele falou que alguém doutrina a pessoa. É um preconceito atroz.”

Estadual. Nessa segunda-feira, 15, o jornal Folha de S. Paulo revelou em seu site que, em 2009, o governo do Estado de São Paulo, na gestão Serra, distribuiu a professores um guia acompanhado de livros e vídeos de combate à homofobia para promoção de atividades com alunos. O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, aliado de Serra, divulgou um vídeo no qual faz críticas pontuais à cartilha paulista, mas sustenta ser “uma afronta à inteligência” comparar os materiais.

O tema sobre o chamado “kit gay” voltou à tona na campanha deste ano em meio a alianças de Serra com pastores evangélicos, entre eles Malafaia. Os religiosos rejeitaram apoiar Haddad por causa da criação do material do MEC. O conteúdo foi concebido, a pedido do ministério, por um grupo de empresas e ONGs, que também produziu dois vídeos indicados como material de apoio pelo programa de combate à homofobia do governo do Estado.

Candidatos. Nessa segunda, Serra negou que os conteúdos dos kits sejam semelhantes e disse que o fornecido pela secretaria estadual de Educação era voltado ao “fortalecimento da família”. O tucano ressaltou que o conteúdo recomendado pelo guia do governo do Estado era destinado a professores e abordava também preconceitos como o de classe e de religião.

“É mentira que é parecido”, disse o candidato tucano. “Não tem nada a ver com o desastrado kit gay, do Fernando Haddad, que custou R$ 800 mil, a Dilma vetou, e não envolve nenhuma medida positiva.”

Haddad disse que Serra usa de má-fé e da desinformação como estratégias de campanha. O petista afirmou que Serra mentiu sobre a existência de um kit da secretaria nas escolas estaduais. “Assim como ele mentiu sobre a minha conduta e a da presidente Dilma frente ao episódio, ele mentiu por uma segunda vez.”

A campanha de Haddad pretende explorar o kit anti-homofobia do governo do Estado e dizer que Serra reforça preconceitos e usa a religião de forma indevida. / BRUNO LUPION, DÉBORA ALVARES, FELIPE FRAZÃO, FERNANDO GALLO, RICARDO CHAPOLA E VERA ROSA

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Raoul Peck sobre ‘O Jovem Karl Marx’: “Vou ao passado para compreender a eleição de Trump”

O realizador politicamente implicado aposta num cinema de causas a...

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=