Entidades vão ao MP por sobrevagas na Universidade Federal

Fonte: 24 Horas News –

Um grupo de representantes do Movimento Negro de Rondonópolis e União dos Negros pela Igualdade Racial (Unegro) se reuniu com o promotor de Justiça Ari Madeira Costa para analisar a questão da implantação da sobrevagas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O sistema de sobrevagas é diferente do sistema de cotas, que reserva parte das vagas aos grupos étnicos.

 

O professor doutor Flávio Antônio do Nascimento, juntamente com representantes das entidades, apresentou ao promotor de Justiça um dossiê completo sobre a questão. “É uma luta de mais de sete anos que estamos à espera de uma solução”, afirmou Nascimento.

O sistema de sobrevagas amplia o número de vagas, não ferindo os direitos dos demais candidatos. No caso, as novas vagas seriam destinadas à indígenas, brancos pobres e negros pobres.

Flávio Nascimento avalia que, caso a política da sobrevagas seja implantada na UFMT, seriam criadas, de imediato, mais de 300 vagas.

O presidente da Unegro, Ronivalter de Souza, destacou que resolver a questão das sobrevagas é um dos objetivos da entidade no município. “Estamos aqui justamente para apresentar o que está ocorrendo ao Ministério Público”, disse.

O promotor de Justiça Ari Madeira Costa disse, após receber os representantes das entidades, que vai estudar a questão. “A princípio, preciso analisar as informações que eles me repassaram”.

Matéria original

+ sobre o tema

FGV e Fundação Itaú oferecem bolsas de mestrado em comunicação digital e cultura de dados

A FGV-ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da...

Projeto de escolas cívico-militares é aprovado na Alesp após estudantes serem agredidos por policiais

O projeto de lei que prevê a implementação das escolas...

Educação domiciliar e seus impactos para a convivência democrática

A educação domiciliar, também conhecida internacionalmente como homeschooling, tem...

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos...

para lembrar

spot_imgspot_img

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de junho o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No...

FGV e Fundação Itaú oferecem bolsas de mestrado em comunicação digital e cultura de dados

A FGV-ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas) vai oferecer 30 bolsas integrais para o mestrado em comunicação digital e...

Projeto de escolas cívico-militares é aprovado na Alesp após estudantes serem agredidos por policiais

O projeto de lei que prevê a implementação das escolas cívico-militares na rede estadual e municipal de ensino foi aprovada na noite desta terça-feira (21) na...
-+=