Enxaqueca crônica faz dobrar risco de infarto, diz estudo

Por: GABRIELA CUPANI

Pesquisa mostra que esses pacientes têm também mais chance de derrame e de outros problemas, como diabetes

Conclusões do estudo valem para enxaqueca com e sem aura (alterações visuais); trabalho comparou dados de mais de 10 mil pessoas

 

 

Pessoas que sofrem de enxaqueca têm o dobro do risco de sofrer um infarto, revela um estudo da Yeshiva University, nos Estados Unidos, que acaba de ser publicado na “Neurology”.

 

Segundo o artigo, esses pacientes também têm mais chance de sofrer derrames e de desenvolver outros fatores de risco cardiovascular. O achado vale para a enxaqueca com e sem aura (alterações visuais). Estudos anteriores já haviam relacionado a aura ao aumento do risco de derrames.

De acordo com os autores, o trabalho sugere que a enxaqueca não é uma condição isolada e que, ao tratar um paciente, os outros fatores de risco devem ser levados em conta.

 

Para chegar aos resultados, os pesquisadores compararam dados de 6.102 pacientes com enxaqueca crônica e de 5.243 pessoas que não sofriam da doença. Todos os participantes completaram questionários sobre saúde em geral, frequência, severidade e sintomas das dores de cabeça e dados sobre eventos cardiovasculares.

 

As pessoas que sofriam de enxaqueca tinham duas vezes mais chance de infarto -os portadores do tipo com aura tinham três vezes mais chance.

 

Aqueles que sofriam com a dor de cabeça crônica também tinham 50% mais risco de ter diabetes, hipertensão e altos níveis de colesterol no sangue.

 

Segundo os autores, haveria um mecanismo comum associando a dor de cabeça e o infarto. Eles especulam que essas pessoas têm lesões no endotélio (camada interna dos vasos sanguíneos), que aumentariam o risco cardiovascular.

“Os motivos para o aumento do risco ainda não estão esclarecidos”, ressalva o neurologista Deusvenir de Souza Carvalho, da Universidade Federal de São Paulo. Mas sabe-se que na enxaqueca há alterações neuroquímicas e vasculares e que as plaquetas do sangue se comportam de forma diferente nas crises, o que poderia prejudicar o fluxo sanguíneo.

 

Por isso, os especialistas acreditam que o bom controle das crises de enxaqueca pode reduzir o risco cardiovascular.

“Quem tem enxaqueca muitas vezes tem outros fatores de risco associados, como estresse, má qualidade de sono e fatores hormonais”, acrescenta o neurologista Mario Peres, do hospital Albert Einstein.

Hoje há vários medicamentos usados para prevenir as crises e boas opções para aliviar a dor. Mas o controle da doença envolve mudanças nos hábitos de vida, que incluem boa qualidade de sono e alimentação, evitar gatilhos e controlar o estresse. “Entre 70% e 80% dos pacientes conseguem controlar a doença com remédios e estilo de vida”, diz Carvalho.

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

Marlye Cantora e o sonho de ser professora e artista são destaque do mês no Museu da Pessoa

Criada por sua mãe, Marlye cresceu com dois sonhos:...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...
-+=