Espetáculo infantil “Quizumba” apresenta artistas negros da palhaçaria que abriram os caminhos do circo no Brasil

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Em nova temporada, agora com a Indômita Cia de Circo e Teatro, o espetáculo circense Quizumba se apresenta em novembro no Sesc Bom Retiro e na Fábrica de Expressão, no interior de São Paulo, na cidade de São José do Rio Pardo. O convite é um mergulho nos números autorais da Loi Lima, que protagoniza a palhaça Ursa Maior, que também rememora a trajetória de quatro artistas negros do riso importantes para a história do circo brasileiro, mas que sofrem de um apagamento profundo no Brasil: Benjamin de Oliveira, Maria Eliza Alves, João Alves e Marina de Oliveira.

De maneira lúdica, divertida e poética, dialoga com todas as idades, das crianças aos adultos, uma vez que apresenta o caminho de volta, aquele de encontro à ancestralidade e de encontro aos que vieram antes.

“O Quizumba em especial, trás essa gira, esse ciclo, essa ideia de que não existe fim, e que na nossa construção é começo, meio e começo. Estou falando para as crianças sobre a trajetória e importância dos mais velhos, apresentando a circularidade”, conta Loi Lima.

Loi Lima, pesquisa e desenvolve esse espetáculo desde 2017, com estreia em 2019 e agora, reestreia em 2022, em busca do fortalecimento de uma infância preta emancipadora e de uma infância branca antirracista.

“Quando eu era criança, eu gostava muito de ir ao circo, mas eu tinha muito medo da exposição que o palhaço me podia causar. Lembro que as crianças negras, como eu, eram sempre alvos dos palhaços, dos circos pequenos de bairro, e eu que sempre gostei muito, sentava nas últimas fileiras, lá atrás, pra não correr o risco. Ser uma palhaça negra, estar em cena, conversando com crianças negras, dialogando com a infância negra, me trás essa possibilidade de usar o humor não de forma opressora, mas de maneira libertadora”.

E dessa vez, o circo chega na cidade com uma mulher negra no centro do picadeiro, conduzindo o riso através da palhaçaria, adicionando mais uma página na história que a anos vem sendo escrita, mas não possui tantos registros. “Descobri que Dona Maria Eliza, palhaço Xamego, nasceu na mesma cidade que eu, em São José do Rio Pardo, onde em 2022 irei apresentar pela primeira vez esse trabalho, e são quase 100 anos que nos separa. Sinto que tenho mais propriedade para ocupar esse espaço cênico. Quando você tem lastro, respaldo, você consegue andar muito mais longe”.

Com todo esse repertório, Ursa Maior chega com seu circo e arma a maior Quizumba junto com Solange, sua capivara de estimação, trazendo para a cena números de palhaçaria, manipulação de bonecos e músicas, com magia, mistério e eventos sobrenaturais que versam sobre a importância da memória e da ancestralidade na formação de referencial, pertencimento e autoestima do indivíduo em sua infância.

Esta palhaça carrega e divide o seu grande tesouro: aqueles e aquelas que vieram antes e abriram os caminhos para o riso que liberta.

Serviços

Apresentações Quizumba

Sesc Bom Retiro: 02/11 – 16h30
Endereço: Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01216-000
Fábrica de Expressão: 11/11 – 19h30
Endereço: Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286 – São José do Rio Pardo (SP)

Entrada gratuita
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

Ficha Técnica
Atuação, Concepção e Roteiro: Loi Lima
Manipulação de boneco: Jussara Santos
Direção: Rainhas do Radiador
Direção musical e Roteiro: Laruama Alves
Trilha sonora: Leandro Goulart
Concepção de Figurino: San Pestana
Confecção de Figurino: Filipe Lima e Fernanda Josino
Concepção de Cenário: San Pestana
Cenotecnia: José Valdir
Adereços: Éder Lopes e Kitty O´Reis
Criação e confecção de bonecos: Ana Pessoa
Produção: Indômita Cia

+ sobre o tema

As Negras no Globo de Ouro 2017

Olá pessoas! E vamos nós para mais um Red Carpet,...

OJ Simpson é personagem central de documentário favorito ao Oscar

Todo atleta busca troféus, consagração de trabalhos que envolvem...

Após anunciar gravidez, Juliana Alves fala sobre a primeira gestação

Grávida de quatro meses, Juliana Alves revelou que será...

Conheça Carol Anchieta, a nova aposta do “Jornal do Almoço”

Carol Anchieta, 36 anos, é a nova aposta do...

para lembrar

Cultura e identidade, por Márcio Black

"Ir para a rua, ocupar aqueles espaços, era uma...

13 de abril: dia de celebração e luta para as mulheres do samba

“Não chora, meu bem, que dias melhores já vêm”....
spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=