“Essas crianças têm índole violenta”: o ataque da PM a uma escola de Ribeirão Preto

Enviado por / FontePor Kiko Nogueira, do DCM

A polícia prendeu com incrível agilidade o jovem Caio Silva de Souza, suspeito de ter acendido o rojão que matou Santiago. Em apenas cinco dias, Caio foi encontrado numa pousada na Bahia, onde estava escondido. Antes deles, a prisão de Fabio Raposo, que teria agido em conluio com Caio, também foi em tempo recorde.

Ninguém precisa ser muito esperto para saber que essa rapidez toda se deveu ao fato de Santiago ser cinegrafista da TV Bandeirantes e à pressão advinda disso. De qualquer maneira, a parte que lhe cabe a polícia, aparentemente, resolveu.

Mas é uma exceção gritante. Afinal, a polícia funciona quando quer? Existe inteligência ali?

O jornal “A Cidade”, de Ribeirão Preto, publicou uma matéria (e uma seqüência de fotos espetacular) que dá mais algumas amostras do grau de selvageria, despreparo e descontrole da corporação.

Adolescentes entre 12 e 17 anos foram agredidos e ameaçados depois de uma confusão em uma escola. O estopim foi o roubo de um cartão de memória de um aluno. Houve quebra-quebra e depredação. Seguiu-se um “protesto”. A PM foi chamada.

De acordo com a publicação, um menino de 12 anos foi levado pelo braço. Garotos e garotas foram algemados e forçados a se ajoelhar no chão. Três meninas foram jogadas na viatura depois de ser capturadas pelos cabelos e apanhar.

O colégio de Ribeirão representa, de certa forma, um microcosmo do que vem acontecendo nas manifestações. Se a PM não consegue conter um grupo de crianças, como vai lidar com milhares de adultos?

Um certo capitão Maurício Tavares explicou o seguinte: “Essas crianças têm índole violenta. É preciso cuidado. As pessoas podem se machucar gravemente”.

As pessoas têm se machucado gravemente. É preciso cuidado, sem dúvida.

+ sobre o tema

Raça Humana – Documentário sobre cotas UnB

* "Raça Humana" foi vencedor da categoria Documentário,...

Dias sem Fim (All Day and a Night)

Recentemente estreou na Netflix o Filme de Joe Robert...

O simbolismo da mira na cabeça

Desde o assassinato de Mãe Bernadete Pacífico –coordenadora nacional da articulação...

A mãe de Pedro Ivo quer justiça – e você?

Às 8 da manhã, Pedro parou para falar com...

para lembrar

Fatec deixa plano de cotas de lado

A iniciativa seria necessária para alcançar maior inclusão em...

A mais degradante das crises

Geisa Sfanini, 32 anos, moradora de Osasco (SP), teve...

Justiça americana investigará polícia de Ferguson após distúrbios

Washington, 4 set (EFE).- O departamento de Justiça dos...
spot_imgspot_img

Tragédia no RS apaga pessoas negras e escancara racismo ambiental

No início dos anos 2000, viajei a Mato Grosso do Sul para participar de um evento universitário. Lembro que na época eu causei espanto...

Racismo em escolas de Niterói: após reunião com mãe de dois adolescentes vítimas de insultos, deputada vai oficiar MP, polícia e prefeitura

Após uma reunião com Renata Motta Valadares, mãe de dois adolescentes de Niterói que foram vítimas de racismo em duas diferentes escolas particulares, a deputada estadual...

Câncer: racismo aumenta mortes entre população negra, indica estudo

Dados do Ministério da Saúde, levantados por pesquisadores do Rio de Janeiro e divulgados em abril último, demonstram que o acesso ao diagnóstico e...
-+=