Estado do Rio tem 257 notificações de microcefalia

Segundo Secretaria de Saúde, 206 casos são de bebês já nascidos e 49 são referentes ao período intrauterino

Do O Globo 

RIO – Entre 1º de janeiro de 2015 e 27 de fevereiro de 2016, o estado do Rio registrou 257 notificações de microcefalia, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Até o dia 20 de fevereiro, eram 252 casos. Deste total, dois casos estão associados a infecções congênitas. Eles foram confirmados por critérios clínico-radiológicos no estado do Rio. Ainda de acordo com a secretaria, 206 notificações são de bebês já nascidos e outras 49 são referentes ao período intrauterino. Segundo o levantamento, 87 mulheres relataram histórico de manchas vermelhas pelo corpo ao longo da gravidez.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, desde julho de 2015, foram notificados 47 casos de síndrome de Guillain-Barré no estado. Destes, 20 casos possuem relato de manchas vermelhas na pele – principal sintoma da infecção por zika – e seguem em investigação, 24 casos aguardam resultados de exames laboratoriais e três casos foram descartados por não possuírem quadro clínico compatível.

Ao todo, desde 18 de novembro de 2015, foram notificados 5.219 casos de gestantes com manchas vermelhas na pele (exantema). Destes, 188 tiveram a confirmação de zika, mas ainda não há confirmação se os fetos apresentam microcefalia. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, todas as gestantes serão monitoradas até o final da gestação.

CASOS DE DENGUE AUMENTAM 47,8% NA CIDADE DO RIO

Segundo a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, até 29 de fevereiro, a cidade do Rio de Janeiro tem 2.605 casos registrados este ano. Do total, 920 foram em fevereiro e 1.685 em janeiro. O número representa um aumento de 47,8% em relação ao último boletim divulgado, em 18 de fevereiro, que dava um total de 1.762 casos na cidade.

De acordo com as informações do município, as maiores concentrações de casos estão no Complexo do Alemão, Santa Cruz, Bangu, Realengo e Penha.

 

+ sobre o tema

Campanha marca Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares

Criadores de conteúdo e especialistas de saúde brasileiros unem-se...

Papanicolau não precisa ser feito todo ano; saiba mais sobre o exame

O papanicolau é o exame utilizado para avaliar precocemente alterações pré-malignas...

Outubro Rosa: desafios na luta contra o câncer de mama em mulheres idosas

No cenário da campanha Outubro Rosa, que tem como...

para lembrar

Mortes por coronavírus crescem quase 150% em uma semana, na Paraíba

Casos confirmados aumentaram 120% no mesmo período. João Pessoa...

Projetos de lei querem impedir que marido tenha que consentir em colocação de DIU

Deputados federais e estaduais propuseram projetos de lei para proibir...

Democracia em reconstrução

A um mês do fim, o Brasil toma ciência...

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=