‘Estrebucha vai.Este não morreu ainda?’ – Policiais fazem retardamento de socorro e debocham de baleados

 

Corregedoria investiga PMs por retardar socorro a baleados em vídeo

Corregedoria também tenta identificar quem ofendeu suspeitos de roubo.

Caso ocorreu em maio de 2008 no Parque São Rafael, Zona Leste de SP.

A Corregedoria da Polícia Militar anunciou na tarde desta quinta-feira (25) que dez policiais militares serão investigados por um suposto retardamento de socorro a dois suspeitos de roubar uma empresa na Zona Leste de São Paulo. O caso ocorreu em 9 de maio de 2008 no Parque São Rafael, segundo o major Levi Anastacio Felix, porta-voz da Corregedoria da PM.

O vídeo, que tem cenas fortes, mostra a ação.

Os policiais militares poderão responder desde abuso de autoridade até homicídio na forma omissiva. Felix, no entanto, negou que os dois suspeitos tenham sido baleados, naquela ocasião, pelos policiais militares. “Identificamos a ocorrência e o inquérito da Polícia Civil já foi concluído. Os dois homens foram baleados por um guarda-civil metropolitano quando saíam da empresa. Como o chamado foi para roubo em andamento, foram enviadas quatro equipes, com dez policiais militares, ao local”, disse Felix.

Os dois suspeitos baleados foram filmados enquanto agonizavam no chão esperando por socorro. As imagens, que foram postadas em um site da internet – e depois replicadas em outras páginas -, mostram os policiais militares hostilizando e ofendendo os suspeitos. Eles foram socorridos, mas um deles morreu três dias depois no Hospital de Sapopemba, também na Zona Leste.

O outro que aparece no vídeo, um adolescente, depois de recuperado, foi encaminhado para uma instituição para menores infratores e, no momento, encontra-se em liberdade. Segundo Felix, ele já foi ouvido no inquérito policial militar (IPM) que investigará a participação dos policiais na ocorrência. Todos eles prestarão depoimento ainda nesta quinta-feira.

“Queremos saber quem filmou, quem postou o vídeo na internet e quem verbalizou contra aquelas pessoas que estavam no chão. Mas o que já está certo é que não houve a participação dos policiais naquela ocorrência. E que também não houve omissão de socorro. O que pode ter havido foi um retardamento do socorro. O vídeo que está na internet tem um minuto e meio. É preciso saber se o socorro chegou logo depois ou se demorou mais”, disse o porta-voz da Corregedoria da PM.

Felix criticou a conduta dos policiais que aparecem ofendendo os suspeitos. “É lamentável, porque o policial militar é preparado para respeitar as pessoas. Se não estavam mais oferecendo risco, eles não poderiam ser hostilizados”, afirmou. Os policiais poderão até mesmo ser expulsos da corporação se for individualizada a participação de cada policial no episódio, de acordo com Felix.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Campanha mundial denuncia trabalho escravo no Brasil

Uma campanha mundial para denunciar a continuidade da escravidão...

‘A situação está muito difícil’, diz fundador do AfroReggae

  RIO - Reconhecido pelo papel de mediador...

para lembrar

O Estado Terrorista

O que legitima e existência de um estado é...

Lutando contra conceitos equivocados e a logística para captar fundos no Brasil

Questões logísticas e a falta de conhecimento entre os...

Site permite convidar um refugiado para passar o Natal na casa de brasileiros

O 'Meu Amigo Refugiado' faz a ponte entre os...

É preciso avançar sobre terras indígenas?

Portaria do Ministério da Justiça que muda o rito...
spot_imgspot_img

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...
-+=