‘Estrebucha vai. Este não morreu ainda?’ – Policiais retardam socorro e debocham de baleados

Enviado por / FontePor Marcelo Mora, do G1

Corregedoria também tenta identificar quem ofendeu suspeitos de roubo. Caso ocorreu em maio de 2008 no Parque São Rafael, Zona Leste de SP.

A Corregedoria da Polícia Militar anunciou na tarde desta quinta-feira (25) que dez policiais militares serão investigados por um suposto retardamento de socorro a dois suspeitos de roubar uma empresa na Zona Leste de São Paulo. O caso ocorreu em 9 de maio de 2008 no Parque São Rafael, segundo o major Levi Anastacio Felix, porta-voz da Corregedoria da PM.

Os policiais militares poderão responder desde abuso de autoridade até homicídio na forma omissiva. Felix, no entanto, negou que os dois suspeitos tenham sido baleados, naquela ocasião, pelos policiais militares. “Identificamos a ocorrência e o inquérito da Polícia Civil já foi concluído. Os dois homens foram baleados por um guarda-civil metropolitano quando saíam da empresa. Como o chamado foi para roubo em andamento, foram enviadas quatro equipes, com dez policiais militares, ao local”, disse Felix.

Os dois suspeitos baleados foram filmados enquanto agonizavam no chão esperando por socorro. As imagens, que foram postadas em um site da internet – e depois replicadas em outras páginas -, mostram os policiais militares hostilizando e ofendendo os suspeitos. Eles foram socorridos, mas um deles morreu três dias depois no Hospital de Sapopemba, também na Zona Leste.

O outro que aparece no vídeo, um adolescente, depois de recuperado, foi encaminhado para uma instituição para menores infratores e, no momento, encontra-se em liberdade. Segundo Felix, ele já foi ouvido no inquérito policial militar (IPM) que investigará a participação dos policiais na ocorrência. Todos eles prestarão depoimento ainda nesta quinta-feira.

“Queremos saber quem filmou, quem postou o vídeo na internet e quem verbalizou contra aquelas pessoas que estavam no chão. Mas o que já está certo é que não houve a participação dos policiais naquela ocorrência. E que também não houve omissão de socorro. O que pode ter havido foi um retardamento do socorro. O vídeo que está na internet tem um minuto e meio. É preciso saber se o socorro chegou logo depois ou se demorou mais”, disse o porta-voz da Corregedoria da PM.

Felix criticou a conduta dos policiais que aparecem ofendendo os suspeitos. “É lamentável, porque o policial militar é preparado para respeitar as pessoas. Se não estavam mais oferecendo risco, eles não poderiam ser hostilizados”, afirmou. Os policiais poderão até mesmo ser expulsos da corporação se for individualizada a participação de cada policial no episódio, de acordo com Felix.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Obrigado, Feliciano!

por  Eduardo d´Albergaria Há pelo menos 3 décadas, o fundamentalismo religioso...

Os Direitos Humanos também se referem ao uso do próprio corpo

Visando sistematizar questões referentes ao direito ao corpo pelos...

Na contramão da sociedade civil, oposição derruba Política de Participação Social

Derrubada do decreto de Dilma que fortalecia atuação dos...

O Relatório da Comissão da Verdade e a batalha das memórias

Dia 10 de dezembro de 2014 é a data...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...
-+=