Estudante que trabalhar pode ganhar bolsa

Os universitários de São Paulo podem estudar de graça, por meio do programa Bolsa Universidade, da Secretaria de Estado da Educação. As inscrições para uma das 8.000 vagas disponíveis foram abertas ontem e continuam até dia 15. Estudantes de todo o Estado podem participar.

Fonte: Uol

De acordo com a pasta, a bolsa será integral. A secretaria irá pagar 50% do valor do curso, com limite de R$ 267. O restante será pago pela instituição de ensino participante. Cerca de 200 instituições estão cadastradas no programa.

Para participar, o estudante deverá atuar como educador universitário em uma escola que faça parte do programa Escola da Família. O trabalho será aos finais de semana, a partir do início de agosto.

As inscrições devem ser feitas por meio da internet, no site escoladafamilia.fde.sp.gov.br. Os candidatos precisam estar matriculados em um curso de graduação de uma instituição privada de ensino participante e não ter outra bolsa ou financiamento pago com dinheiro público.

É possível ver as instituições participantes, bem como a quantidade de vagas oferecidas em cada uma delas, no site da secretaria na internet (www.educacao.sp.gov.br). Os estudantes que concluíram o ensino médio em qualquer escola no território brasileiro – seja pública ou particular – podem participar. Segundo a secretaria, essa medida começou a valer neste ano. “A medida contribui para ampliar as oportunidades e democratizar o acesso ao ensino superior no Estado de São Paulo”, disse, por meio de nota da pasta, o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Antes, para concorrer a uma das bolsas disponíveis, os estudantes deveriam ter cursado as três séries do ensino médio nas redes estadual ou municipais de São Paulo.

O programa

O programa Escola da Família abre escolas da rede pública de São Paulo aos sábados e domingos para a realização de atividades de esporte, cultura, saúde e trabalho. Hoje, cerca de 12,6 mil universitários recebem a bolsa.

+ sobre o tema

Educar para diversidade: como lidar com a multiplicidade de sujeitos no espaço escolar?

Num recente texto, publicado aqui pelo Blogueiras, falei sobre...

Holanda oferece 50 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros

Holanda abre inscrições para 50 bolsas de estudo exclusivas...

Identidade negra e racismo

Valorizar a identidade negra e combater ações de discriminação...

Duvivier a estudantes: Não se dobrem às negociações baratas

Ao lado da cartunista Laerte Coutinho e o ator...

para lembrar

30 países que oferecem bolsas de estudo para brasileiros

Olá pessoal! Se você tem planos para estudar fora, sabe...

Os docentes não contribuem para o conhecimento da cultura africana

Resumo  O desconhecimento sobre África vem também pelo desinteresse dos...

Brasil firma parcerias internacionais em Educação e Ciência e Tecnologia

As estratégias para promover a empregabilidade de jovens e...

Para professores, separar alunos por ciclo de ensino não vai melhorar educação

Proposta do governo Alckmin de unificar escolas em ciclo...
spot_imgspot_img

Sete em cada 10 secretarias municipais de educação descumprem lei que obriga ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um levantamento mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de educação descumprem parcial ou totalmente a lei que obriga o ensino sobre história...

Enegrecer a docência universitária

Um educador em um sistema de opressão é revolucionário ou opressor.   ‒ Lerone Bennett Jr. Peço licença para iniciar este texto com um dado bastante obsceno:...

6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe pauta a Agenda 2030

A sustentabilidade de novas tecnologias sociais foi debatida no 6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe sobre o desenvolvimento sustentável, que...
-+=