Estudantes acusam faculdade de dar diploma a quem não concluiu curso

Segundo universitários, colação de grau da engenharia civil da Uniplan incluiu alunos que deviam até sete matérias. Instituição nega

Por NATHÁLIA CARDIM, do Metrópoles

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Estudantes do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) que cursam engenharia civil em Águas Claras procuraram o Metrópolespara denunciar uma suposta fraude na formatura do curso. De acordo com relatos de pelo menos cinco universitários, a faculdade teria realizado a colação de grau no último dia 31 de 192 alunos, sendo que parte deles estava devendo até sete matérias.

“Uma das alunas estava devendo sete matérias e conseguiu se formar. Outra, que tirou uma licença no meio dos estudos, com cerca de 20 dependências, também colou grau. Até um rapaz que abandonou os estudos no meio da faculdade teria sido chamado para a colação. Os alunos estão revoltados”, afirmou uma estudante que não quis ter o nome revelado por temer represálias.

“No dia anterior à colação, eles chamaram os alunos para avisar que os que deviam até sete disciplinas conseguiriam o diploma. O restante teria que esperar”, disse. “Muitos ficaram sem entender. Na minha opinião, isso configura uma fraude. Quando fui conversar com o coordenador, ele apenas me disse que estava fazendo tudo com muita honestidade”, completou.Outra acadêmica do Centro Universitário, que se identificou apenas como Cristina, relatou que o representante da instituição garantiu que nenhum aluno seria prejudicado: “Eu falei que aquilo era um absurdo, que o certo era concluir todas as matérias para terminar os estudos e, então, ter a colação de grau. Ele não teve argumentos para me convencer de que o Uniplan estava correto e não deu explicações sobre a autorização da faculdade para realizar o processo”.

Segundo Cristina, alguns alunos estão se orientando com advogados para saber o que é possível fazer. “Se preciso, acionaremos a Justiça. Queremos garantias de que o curso tem validade, sem maiores prejuízos”, ressaltou a aluna. Por enquanto, não há denúncia formalizada sobre o caso.

Outro lado
Ao Metrópoles, a unidade de ensino negou as acusações feitas pelos estudantes. Destacando que o Uniplan é uma instituição séria e credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição considerou a denúncia “completamente descabida”.

A instituição reiterou que os procedimentos são avaliados pelos órgãos competentes, como de praxe, da mesma forma que os alunos são avaliados e aprovados ou não, única e exclusivamente pelos critérios regimentais. “Sendo assim, qualquer eventual denúncia que fuja a tais critérios deve ser considerada absolutamente sem sentido e o denunciante, orientado a procurar a instituição para resolver eventuais problemas”, informou o Uniplan, por meio de nota.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação informou que a instituição é credenciada desde 2005 e está com processo de recredenciamento em análise. Segundo o MEC, a diplomação de estudantes cuja formação tenha ocorrido em desconformidade com a legislação educacional constitui irregularidade administrativa, que deve ser investigada pelo órgão federal, caso haja alguma denúncia sobre o ocorrido. Uma vez identificados, os responsáveis podem ser punidos.

“A colação de grau é questão institucional, devendo o aluno ter concluído todas as atividades do projeto pedagógico do curso, em consonância com a diretrizes curriculares do curso”, destacou o Ministério da Educação, também em nota.

+ sobre o tema

Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

  Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas...

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  Quando nos pedem para indicar um número muito limitado...

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Em São Paulo, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Quase metade (46%)...

para lembrar

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...

A campanha dos professores para denunciar Paes e Cabral

Charge do Vitor Teixeira, via Facebook do site do SEPE,...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=