Historiador cabo-verdiano defende que ideias de Cabral continuam “completamente atuais”

O historiador cabo-verdiano Lourenço Gomes defendeu, no âmbito de uma conferência sobre o 93.º aniversário de Amílcar Cabral, que hoje se assinala, que as ideias do líder da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau continuam “completamente atuais”.

Do DN

Foto: Reprodução/unicv.edu.cv

“A tese do homem novo, a ideia de que cada um deve lutar por mérito próprio e conseguir os seus próprios resultados à custa do seu trabalho é uma tese completamente atual. […] Defendia também a tese do primado da realidade, ou seja, levar em conta a nossa realidade, ver os aspetos positivos, aproveitar o que temos de bom e evitar os aspetos negativos”, sustentou Lourenço Gomes.

Durante a conferência, o historiador apontou como “tese mais forte” de Amílcar Cabral a da “valorização da identidade e da cultura africana e cabo-verdiana”.

A conferência “Cultura e Resistência, revisitar Amílcar Cabral”, que decorreu na segunda-feira, integra um conjunto de atividades promovidas em parceria entre a Fundação Amílcar Cabral, o Instituto Pedro Pires e o Ministério da Cultura para assinalar a data de nascimento do herói da independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, que, se fosse vivo, celebraria hoje 93 anos.

No âmbito das celebrações, realiza-se hoje, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia, o concerto “Cantar Cabral e a Resistência”, que reúne mais de uma dezena de músicos cabo-verdianos e guineenses.

No mesmo local, está parente ao público até ao final de setembro uma exposição sobre a vida e obra de Amílcar Cabral, a partir do acervo do Arquivo Nacional de Cabo Verde.

A Fundação Amílcar Cabral está a promover também até 30 de setembro um concurso de graffitis destinado a jovens com o objetivo de valorizar áreas urbanas degradadas da Cidade da Praia.

“Cabral tem uma dimensão que nos ultrapassa, ultrapassa Cabo Verde, a Guiné-Bissau e África. É estudado nas universidades norte-americanas, europeias, brasileiras, um pouco por todo o lado. Isso dá-nos a ideia do que é a figura, mas também da projeção que tem hoje”, defendeu, por seu lado, o presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde, o ex-presidente da República cabo-verdiano sublinhou que o importante não é falar de Cabral hoje, mas “criar condições para que a sua memória permaneça”.

“Vamos trabalhar o seu espólio, tudo o que sobre ele se disse e se fez e vamos encontrar formas novas de garantir a perenidade daquilo que fez e que representa. O trabalho é contínuo e o importante é criar uma plataforma para pôr isso ao serviço dos investigadores e daqueles que se interessam”, acrescentou.

Nascido na Guiné-Bissau a 12 de setembro de 1924, filho de cabo-verdianos, Amílcar Cabral fundou o Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAICV), lançando as bases do movimento que levaria à independência das duas antigas colónias portuguesas.

Foi assassinado a 20 de janeiro de 1973, em Conacri, em circunstâncias ainda hoje não totalmente claras, antes de ver os dois países tornarem-se independentes.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=