sábado, janeiro 15, 2022
InícioEducaçãoEstudantes de escola pública terão Olimpíadas de Ciência a partir de 2010

Estudantes de escola pública terão Olimpíadas de Ciência a partir de 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que será criada no próximo ano a Olimpíada de Ciência para alunos das escolas públicas de todo o país. Hoje os estudantes participam anualmente das Olimpíadas de Matemática e de Português.

Fonte: Folha Online

O anúncio do presidente foi feito na tarde de hoje na abertura do 9º Congresso Nacional de Iniciação Cientifica e do 7º Congresso Internacional de Iniciação Cientifica realizado na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), em São Paulo.

Na ocasião, Lula destacou os benefícios do investimento em educação e ressaltou a importância da Olimpíada de Ciência “para provocar a inteligência e a vontade das pessoas”. Lula ainda afirmou que olimpíadas de outras matérias ainda devem ser desenvolvidas para despertar no Brasil o prazer de estudar.

Segundo o presidente, o número de alunos inscritos na Olimpíada de Matemática neste ano foi de 19,2 milhões. De acordo com ele, há apenas quatro anos, quando começou, o total de estudantes disputando os prêmios –que podem chegar a bolsas de iniciação científica– era de 1,5 milhão.

Em 2007, o número saltou para 14 milhões, indo para 18,3 no ano seguinte, até atingir a quantidade registrada neste ano. Já a Olimpíada de Português atraiu cerca de 6 milhões de estudantes no ano passado.

Durante o evento, o presidente ainda lembrou de estudantes como Ricardo Oliveira da Silva, 20, portador de amiotrofia espinhal (doença neurológica que causa a atrofia da medula espinhal e fraqueza muscular), que iniciou os estudos aos 17 anos e ganhou três vezes a uma medalha de ouro na olimpíada de matemática –além de ficar em primeiro lugar no ranking das escolas municipais do país.

 

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
RELATED ARTICLES