domingo, agosto 14, 2022
InícioEducaçãoEstudantes de escola pública terão Olimpíadas de Ciência a partir de 2010

Estudantes de escola pública terão Olimpíadas de Ciência a partir de 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que será criada no próximo ano a Olimpíada de Ciência para alunos das escolas públicas de todo o país. Hoje os estudantes participam anualmente das Olimpíadas de Matemática e de Português.

Fonte: Folha Online

O anúncio do presidente foi feito na tarde de hoje na abertura do 9º Congresso Nacional de Iniciação Cientifica e do 7º Congresso Internacional de Iniciação Cientifica realizado na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), em São Paulo.

Na ocasião, Lula destacou os benefícios do investimento em educação e ressaltou a importância da Olimpíada de Ciência “para provocar a inteligência e a vontade das pessoas”. Lula ainda afirmou que olimpíadas de outras matérias ainda devem ser desenvolvidas para despertar no Brasil o prazer de estudar.

Segundo o presidente, o número de alunos inscritos na Olimpíada de Matemática neste ano foi de 19,2 milhões. De acordo com ele, há apenas quatro anos, quando começou, o total de estudantes disputando os prêmios –que podem chegar a bolsas de iniciação científica– era de 1,5 milhão.

Em 2007, o número saltou para 14 milhões, indo para 18,3 no ano seguinte, até atingir a quantidade registrada neste ano. Já a Olimpíada de Português atraiu cerca de 6 milhões de estudantes no ano passado.

Durante o evento, o presidente ainda lembrou de estudantes como Ricardo Oliveira da Silva, 20, portador de amiotrofia espinhal (doença neurológica que causa a atrofia da medula espinhal e fraqueza muscular), que iniciou os estudos aos 17 anos e ganhou três vezes a uma medalha de ouro na olimpíada de matemática –além de ficar em primeiro lugar no ranking das escolas municipais do país.

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench