Estudantes de escola pública terão Olimpíadas de Ciência a partir de 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que será criada no próximo ano a Olimpíada de Ciência para alunos das escolas públicas de todo o país. Hoje os estudantes participam anualmente das Olimpíadas de Matemática e de Português.

Fonte: Folha Online

O anúncio do presidente foi feito na tarde de hoje na abertura do 9º Congresso Nacional de Iniciação Cientifica e do 7º Congresso Internacional de Iniciação Cientifica realizado na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), em São Paulo.

Na ocasião, Lula destacou os benefícios do investimento em educação e ressaltou a importância da Olimpíada de Ciência “para provocar a inteligência e a vontade das pessoas”. Lula ainda afirmou que olimpíadas de outras matérias ainda devem ser desenvolvidas para despertar no Brasil o prazer de estudar.

Segundo o presidente, o número de alunos inscritos na Olimpíada de Matemática neste ano foi de 19,2 milhões. De acordo com ele, há apenas quatro anos, quando começou, o total de estudantes disputando os prêmios –que podem chegar a bolsas de iniciação científica– era de 1,5 milhão.

Em 2007, o número saltou para 14 milhões, indo para 18,3 no ano seguinte, até atingir a quantidade registrada neste ano. Já a Olimpíada de Português atraiu cerca de 6 milhões de estudantes no ano passado.

Durante o evento, o presidente ainda lembrou de estudantes como Ricardo Oliveira da Silva, 20, portador de amiotrofia espinhal (doença neurológica que causa a atrofia da medula espinhal e fraqueza muscular), que iniciou os estudos aos 17 anos e ganhou três vezes a uma medalha de ouro na olimpíada de matemática –além de ficar em primeiro lugar no ranking das escolas municipais do país.

 

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro....
-+=