Estudantes de escolas públicas e afrodescendentes terão cota para vestibular do IFSC

A Secretaria de Estado da Educação (SED) informa aos estudantes que concluirão ou que já concluíram o ensino médio na rede pública, assim como os afrodescentes, que terão cota de 50% e 10%, respectivamente, para o Vestibular 2012 do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O benefício faz parte do Programa de Ações Afirmativas do Instituto e encampado pela Secretaria. As inscrições ocorrem até o dia 16 de novembro. Mais detalhes poderão ser obtidos por meio do 0800-7220250 ou pelo e-mail: [email protected] .

A cota de 50% é destinada aos candidatos que cursaram todos os anos do ensino médio em instituições públicas de ensino. Têm direito a cota de 10% os candidatos de cor negra ou parda que tenham cursado o ensino médio, integralmente, em unidades escolares públicas. Enquadram-se nessa situação pessoas com traços fenotípicos (aspectos físicos) que os identificam como ao grupo racial negro.

Ao preencher o formulário de inscrição do Vestibular do IFSC, no endereço eletrônico www.ingresso.ifsc.edu.br, o candidato deverá sinalizar que deseja participar do Programa de Ações Afirmativas de Acesso e qual a modalidade quer realizar.

Se for classificado para uma das vagas, além de toda documentação exigida (no site), deverá apresentar o histórico escolar que comprove ter cursado com aprovação todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino.

Vale lembrar que não poderão se candidatar as vagas pessoas que cursaram supletivo pago e não público, em escola comunitária que não seja mantida pelo Estado ou aqueles que tenham sido bolsistas em estabelecimento de ensino particular, mesmo que somente por um ano.

Além de Cursos de Qualificação – Formação Inicial, Educação a Distância, Ações Afirmativas e de Educação de Jovens e Adultos – Educação Profissionalizante para Jovens e Adultos, o Instituto mantém cursos superiores nas áreas de Tecnologia, Licenciatura e Bacharelado. Também oferece Pós-Graduação (Especialização e Mestrado) e Cursos Técnicos Integrados, Concomitantes e Cursos Técnicos Subsequentes.

Fonte: Portal da Educação

+ sobre o tema

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs...

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba...

Saiba os horários das provas do Concurso Nacional Unificado

Os mais de 2,5 milhões de candidatos inscritos no...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...

para lembrar

Comissão do Senado aprova cotas para negros em concursos

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do...

Ações afirmativas deixarão Defensoria Pública mais democrática

Por Rafael Custódio, Sheila de Carvalho, Silvio Luiz de Almeida e Daniel Teixeira Nesta quinta-feira (23/10),...

Cotas e políticas públicas

Políticas de ação afirmativas, dentre elas as cotas, têm...

Número de professores negros em universidades públicas gera debate

Campanha institucional da UFJF questiona a quantidade de docentes...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...
-+=