“Eu não vejo cores” : Blogueira faz vídeo criativo para discutir preconceito racial

Jackie Aina faz vídeos sobre beleza há quase dez anos e já acumula mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. Cansada de ouvir reclamações de que falava muito sobre racismo e da falta de produtos para pele negra, ela decidiu mostrar literalmente que o argumento “não enxergo cores” — usado por outros para se dizerem sem preconceito — não fazia o menor sentido.

no Estilo UOL

A americana de ascendência nigeriana fez, então, um criativo tutorial de maquiagem, mas em preto e branco. A sequência obviamente fica confusa, já que ao mostrar os produtos usados, como todos os tutoriais fazem, não é possível identificar o tom de nada.

Resultado da maquiagem para quem “não enxerga cores diferentes” Imagem: Reprodução/Youtube

Ela segue todo o passo a passo de uma maquiagem comum até revelar qual o propósito desse tutorial. Sai o filtro preto e branco e, então, a revelação: uma maquiagem sem o menor sentido, com cores bizarras. “Quando você diz coisas como ‘não vejo cores’, é isso que você acaba parecendo: bobo pra caramba”.

Ela continua explicando seu ponto de vista e diz que, se sair assim na rua, as pessoas acharão que ela não tem experiência com maquiagem. “O mesmo pode ser dito por pessoas que dizem ‘não vejo cor’ ou que isso (racismo) não deve ser discutido. Elas não têm experiência com isso”.

A maquiadora diz que compreende casos em que pessoas vivem e interagem apenas com uma cultura específica, em uma cidade pequena. “Aí está fora de seu controle. Meu problema é quando as pessoas querem ignorar tudo. Por que ignorar todo esse tom de chocolate? Os policiais não ignoram a cor da minha pele”, provoca.

“Esperar que eu apenas aja como se não fosse negra é tão irreal quanto você entrar em uma (loja) Sephora, pegar qualquer cor de base e esperar que ela funcione. Não é assim que funciona”, compara Jackie.

O vídeo de Jackie, publicado há apenas dois dias, viralizou e já foi visto mais de 660 mil vezes. A publicação foi um sucesso e recebeu mais de 96 mil curtidas no canal de Jackie.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=