“Eu não vejo cores” : Blogueira faz vídeo criativo para discutir preconceito racial

Jackie Aina faz vídeos sobre beleza há quase dez anos e já acumula mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. Cansada de ouvir reclamações de que falava muito sobre racismo e da falta de produtos para pele negra, ela decidiu mostrar literalmente que o argumento “não enxergo cores” — usado por outros para se dizerem sem preconceito — não fazia o menor sentido.

no Estilo UOL

A americana de ascendência nigeriana fez, então, um criativo tutorial de maquiagem, mas em preto e branco. A sequência obviamente fica confusa, já que ao mostrar os produtos usados, como todos os tutoriais fazem, não é possível identificar o tom de nada.

Resultado da maquiagem para quem “não enxerga cores diferentes” Imagem: Reprodução/Youtube

Ela segue todo o passo a passo de uma maquiagem comum até revelar qual o propósito desse tutorial. Sai o filtro preto e branco e, então, a revelação: uma maquiagem sem o menor sentido, com cores bizarras. “Quando você diz coisas como ‘não vejo cores’, é isso que você acaba parecendo: bobo pra caramba”.

Ela continua explicando seu ponto de vista e diz que, se sair assim na rua, as pessoas acharão que ela não tem experiência com maquiagem. “O mesmo pode ser dito por pessoas que dizem ‘não vejo cor’ ou que isso (racismo) não deve ser discutido. Elas não têm experiência com isso”.

A maquiadora diz que compreende casos em que pessoas vivem e interagem apenas com uma cultura específica, em uma cidade pequena. “Aí está fora de seu controle. Meu problema é quando as pessoas querem ignorar tudo. Por que ignorar todo esse tom de chocolate? Os policiais não ignoram a cor da minha pele”, provoca.

“Esperar que eu apenas aja como se não fosse negra é tão irreal quanto você entrar em uma (loja) Sephora, pegar qualquer cor de base e esperar que ela funcione. Não é assim que funciona”, compara Jackie.

O vídeo de Jackie, publicado há apenas dois dias, viralizou e já foi visto mais de 660 mil vezes. A publicação foi um sucesso e recebeu mais de 96 mil curtidas no canal de Jackie.

+ sobre o tema

Carta da Diretoria de Mulheres da UNE à ministra Eleonora Menicucci

Através do fortalecimento da Secretaria de Políticas para as...

Ela atuou em uma série da Globo: “Meus 15 minutos de fama quase me destruíram”

A fama é uma amante cruel. Num momento, Jaqueline...

Michelle Obama e Bill Clinton lembram Maya Angelou

A primeira-dama Michelle Obama e o ex-presidente dos EUA...

A ativista colombiana estuprada por denunciar estupro

Uma mulher colombiana negra, ves tindo um turbante colorido...

para lembrar

O (cis)gênero não existe

A primeira vez que repeti em público a frase...

Entrevista: Núbia de Oliveira fala sobre catálogo Intelectuais Negras Visíveis

Visibilidade e reconhecimento. Essas são as palavras que norteiam...

Conceição Evaristo: “A questão racial não é para o negro resolver”

Ao R7, consagrada escritora se mostrou feliz com prêmios...

Futebol feminino: os pretextos usados para proibir prática no Brasil e em outros países

A ex-jogadora da seleção brasileira Miraildes Maciel Mota, mais...
spot_imgspot_img

Viva Leci Brandão

Salve os caminhos que fazem mulheres negras se cruzarem na militância e na vida. Foi por esses caminhos que Geledés encontrou Leci Brandão. Primeiro,...

O silêncio das mulheres negras

Os últimos dias me exigiram um silêncio doloroso, mas necessário. Enquanto minhas caixas de entrada nas redes sociais e meu telefone tocava sem parar, decidi...

Leci Brandão: 80 anos e uma vida dedicada à defesa da cultura negra

Uma mulher negra, com convicções fortes e defensora de pautas sociais. Uma artista, compositora e ativista que teve a vida marcada por dificuldades, mas...
-+=