EUA envia voos da Nasa para estudar linha de terremoto do Haiti

 

A Nasa, agência espacial norte-americana, enviará voos de reconhecimento sobre o Haiti e a República Dominicana para procurar sinais de mais abalos sísmicos que podem atingir a região após o devastador terremoto que matou até 200 mil pessoas há duas semanas.

Os voos usarão radares para observar as mudanças nas falhas geológicas em Hispaniola, a ilha compartilhada pelos dois países, informou a Nasa na terça-feira.

O Radar de Abertura Sintética em Veículo Aéreo Não-tripulado, sigla Uavsar em inglês, usado em voos de vigilância da Nasa voou em direção à América Central para monitorar as florestas de qualquer forma, e o voo será estendido para cobrir Hispaniola, informou a agência.

“O Uavsar nos permitirá obter imagens das deformações na superfície terrestre e outras mudanças associadas aos processos geológicos do Haiti após o terremoto, como abalos sísmicos secundários, tremores que podem ser causados pelo terremoto principal em outra parte ao longo da falha geológica, e deslizamentos potenciais”, disse Paul Lundgren, do Laboratório de Propulsão de Jatos da Nasa em Pasadena, Califórnia..

“Devido ao arranjo tectônico complexo de Hispaniola, existe um interesse em determinar se o terremoto no Haiti pode ativar outros terremotos em algum ponto desconhecido no futuro”, acrescentou Lundgren.

O equipamento usado emite sinais microondas de uma aeronave para o solo para detectar e medir deformações sutis como os causados pelos terremotos, vulcões, deslizamentos e geleiras.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Mandela parece ‘muito melhor’, diz presidente da África do Sul

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, parece...

Estudo sobre comunidade quilombola abolição

O trabalho “Quilombo Abolição: História e Identidade (2005-2018)”, de...

O doutor mais jovem do Brasil é negro e filho de pedreiro e costureira

Jovem negro de 26 anos, Guilherme Lopes se tornou o...

Um movimento literário que brota do povo: a Favelofagia e o Bando Editorial

Autores das classes populares recebem suporte para produção e...

para lembrar

No centro de São Paulo surge uma pequena África

Bairro do centro de São Paulo se torna reduto...

Taís Araújo como Helena: horário nobre

Glamurama tem em primeira mão as fotos de Taís...

Serena Williams participa de evento no Brasil sobre empreendedorismo

A tenista estadunidense Serena Williams participará, pela primeira vez, de um...
spot_imgspot_img

Tito Jackson, irmão de Michael Jackson e ex-Jackson 5, morre aos 70 anos

O cantor e compositor Tito Jackson, que fez parte do Jackson 5 ao lado do irmão Michael Jackson, morreu aos 70 anos no domingo (15)....

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...
-+=