EUA: pré-candidato se defende de acusações de racismo

O governador do Texas e pré-candidato às próximas eleições nos Estados Unidos, o republicano Rick Perry, se defendeu neste domingo das acusações de racismo. Uma uma propriedade rural de sua família teria, em sua entrada, uma inscrição com o nome “Niggerhead” (cabeça de negro), termo considerado preconceituoso no país.

Um artigo publicado no jornal The Washington Post afirmou que durante muitos anos podia se ler, na entrada do rancho do pré-candidato, no Texas, a ofensa à população negra pintada com letras grandes. O diário disse que o termo podia ser visto no local até poucos anos atrás. O porta-voz de Perry, Ray Sullivan, garantiu que a declaração foi apagada no início dos anos 80, assim que o pai do atual governador do Texas arrendou a propriedade.

Sullivan acrescentou que Rick Perry não visita o rancho desde 2006. “Vários dados do artigo do jornal são incorretas, como a que diz que o governador levou um grupo de visitantes ao seu rancho quando ainda se podia ler a inscrição”, disse o porta-voz. O editor do Washington Post afirmou que o diário averiguou cuidadosamente a história antes de publicá-la.

O único pré-candidato negro do Partido Republicano, o empresário Herman Cain, disse que o fato de Perry ter deixado a inscrição por tanto tempo demonstra sua insensibilidade. De acordo com um site que atualiza constantemente os resultados das principais enquetes de opinião e faz uma média entre elas, o governador do Texas tem o apoio de 26,5% dos eleitores republicanos, que irão escolher o candidato do partido nas próximas eleições. O ex-governador do Massachusetts, Mitt Rommey, vem em segundo, com 23%; e Cain segue em terceiro, com 9%.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Urban Outfitters é acusada de racismo

Mais uma da Urban Outfitters! Depois de ser processada...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=