Evento online aborda inclusão de jovens negros no trabalho

Enviado por / FonteR7 | VIRTZ

Nesta semana, ocorre o evento virtual Afro Presença. De 30 de setembro até 2 de outubro, estudantes universitários negros de todo o Brasil podem se inscrever para participar do evento, online e gratuito, voltado para a inclusão desses jovens no mercado formal de trabalho.

O Ministério Público do Trabalho idealizou e coordena o Afro Presença, que é realizado ainda pelo Pacto Global da ONU, com apoio do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Dentre debates e discussões sobre como ingressar no mercado, os participantes também terão acesso a vagas de trabalho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site afropresenca.com.br, basta preencher o formulário de inscrição. Os jovens universitários negros podem se inscrever até o final do evento, em 2 de outubro.

O Afro Presença contará com mural de empregos e oficinas para que os estudantes aprimorem seus currículos e se preparem para entrevistas. Diversas agências de RH participam da ação, assim como o site LinkedIn, focado em conexões para o mercado de trabalho.

Enfrentando o racismo estrutural

O Afro Presença também se propõe a levar para as empresas o debate sobre a ausência de profissionais negros e negras em cargos de liderança. A ideia é propor ações concretas, dentro das companhias, para enfrentar o racismo estrutural que ainda ocorre no mundo corporativo.

Diversas empresas apoiam o evento, como: Ambev, Anima, Basf, Bayer, Belgo, Bradesco, B2W, Coca Cola, Colgate, EF, Febraban, Google, Itaú, John Deere, JP Morgan, LinkedIn, Mattos Filho Advogados, Natura, PWC, Santander, Suzano, TIM, TOTVS, Unilever, Vivo, White Martins e YDUQS.

Movimento sociais também dão suporte para a ação. Os parceiros são Educafro, Geledés Instituto da Mulher Negra, Movimento Negro Unificado, Uneafro Brasil e Unegro. Também participam da iniciativa a 99jobs, Prefeitura de São Paulo, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Black Influence, Empodera, Empregue Afro, Eureca, Fecap, Gestão Kairós, Grupo Cia de Talentos, Ideal H+K Strategies, Macho Meyer, OAB, PUC-SP, Revista Raça, Squid, Tribal Wordlwide, UFABC, UFBA, Y&R Brasil, entre outros.

Cada dia do evento oferece um tema diferente para debater e acompanhar. Mais informações podem ser acessadas no site oficial do evento.

+ sobre o tema

Honrar a morte de Rieli Franciscato

A Comissão Arns acaba de receber notícias altamente preocupantes...

Quem é Txai Suruí, indígena e única brasileira que discursou na COP26

Indígena e única brasileira a discursar na abertura oficial...

Aborto

O dia 28 de setembro foi instituído como o...

Projeto de assistência psicológica a mulheres negras pede doações

A Associação de Mulheres de Ação e Reação (A.M.A.R)...

para lembrar

Inocente ficou sete meses na prisão

Acusado de sete estupros, o dentista André Luiz Medeiros...

Cerca de 30% dos pedidos de auxílio emergencial foram negados pelo governo

Balanço divulgado nesta quarta-feira pela Dataprev, empresa pública responsável...

Agradecimento dos Povos Indígenas pelo ‘tuitaço’ contra a PEC 215

Na manhã desta quarta-feira (3) uma mobilização nas redes...
spot_imgspot_img

Curso introdutório de roteiro para documentário abre inscrição

Geledés Instituto da Mulher Negra está promovendo formações totalmente online para jovens negres em todo o Brasil. Com um total de 6 formações independentes...

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e...

“Geledés é uma entidade comprometida com a transformação social”, diz embaixador do Brasil no Quênia

Em parceria com a Embaixada do Brasil no Quênia, Geledés - Instituto da Mulher Negra promoveu nesta sexta-feira 10, o evento “Emancipação Econômica da...
-+=