Evento online aborda inclusão de jovens negros no trabalho

Enviado por / FonteR7 | VIRTZ

Nesta semana, ocorre o evento virtual Afro Presença. De 30 de setembro até 2 de outubro, estudantes universitários negros de todo o Brasil podem se inscrever para participar do evento, online e gratuito, voltado para a inclusão desses jovens no mercado formal de trabalho.

O Ministério Público do Trabalho idealizou e coordena o Afro Presença, que é realizado ainda pelo Pacto Global da ONU, com apoio do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Dentre debates e discussões sobre como ingressar no mercado, os participantes também terão acesso a vagas de trabalho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site afropresenca.com.br, basta preencher o formulário de inscrição. Os jovens universitários negros podem se inscrever até o final do evento, em 2 de outubro.

O Afro Presença contará com mural de empregos e oficinas para que os estudantes aprimorem seus currículos e se preparem para entrevistas. Diversas agências de RH participam da ação, assim como o site LinkedIn, focado em conexões para o mercado de trabalho.

Enfrentando o racismo estrutural

O Afro Presença também se propõe a levar para as empresas o debate sobre a ausência de profissionais negros e negras em cargos de liderança. A ideia é propor ações concretas, dentro das companhias, para enfrentar o racismo estrutural que ainda ocorre no mundo corporativo.

Diversas empresas apoiam o evento, como: Ambev, Anima, Basf, Bayer, Belgo, Bradesco, B2W, Coca Cola, Colgate, EF, Febraban, Google, Itaú, John Deere, JP Morgan, LinkedIn, Mattos Filho Advogados, Natura, PWC, Santander, Suzano, TIM, TOTVS, Unilever, Vivo, White Martins e YDUQS.

Movimento sociais também dão suporte para a ação. Os parceiros são Educafro, Geledés Instituto da Mulher Negra, Movimento Negro Unificado, Uneafro Brasil e Unegro. Também participam da iniciativa a 99jobs, Prefeitura de São Paulo, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Black Influence, Empodera, Empregue Afro, Eureca, Fecap, Gestão Kairós, Grupo Cia de Talentos, Ideal H+K Strategies, Macho Meyer, OAB, PUC-SP, Revista Raça, Squid, Tribal Wordlwide, UFABC, UFBA, Y&R Brasil, entre outros.

Cada dia do evento oferece um tema diferente para debater e acompanhar. Mais informações podem ser acessadas no site oficial do evento.

+ sobre o tema

O Massacre de Pinheirinho: A verdade não mora ao lado

Este vídeo revela os jogos de interesses na expulsão...

PMSP e Senac oferecem bolsa de estudo para afro-descendentes

Prefeitura e Senac oferecem bolsa de estudo para...

MP denuncia tripulantes suspeitos de lançar camaronês em alto mar no PR

19 tripulantes foram denunciados por tortura, racismo e tentativa...

para lembrar

Geledés propõe na ONU mudanças complementares no texto da Declaração de Durban

Geledés – Instituto da Mulher Negra é a única organização da sociedade...

Eike iludiu mercado com ajuda da imprensa

Nos últimos anos, seus dois principais "promoters" foram...

Cacique da etnia Tukano é morto a tiros na frente da família, em Manaus

“Eles meteram o pé na porta. Estávamos dormindo e...

Anistia Internacional condena violência letal contra jovens no Brasil

Diante da morte de cinco adolescentes na noite de...
spot_imgspot_img

Centro brasileiro de Justiça Climática lança programa de fellowship exclusivo para jornalistas negros e negras 

O Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC), organização nacional de destaque na luta por justiça climática e racial, acaba de lançar o Programa de...

Geledés cobra na CSW69 reformas institucionais concretas de distribuição de recursos

Em discurso irrefutável, durante a 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW69), Carolina Almeida, assessora internacional de Geledés – Instituto da...

Em paralelo à CSW, organizações promovem debate sobre como avançar nas políticas de raça e gênero no mundo

Em paralelo à 69ª Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW69), Geledés-Instituto da Mulher Negra e a ONG Akina Mama wa Afrika (AMwA) promoveram...
-+=