Evento online aborda inclusão de jovens negros no trabalho

Enviado por / FonteR7 | VIRTZ

Nesta semana, ocorre o evento virtual Afro Presença. De 30 de setembro até 2 de outubro, estudantes universitários negros de todo o Brasil podem se inscrever para participar do evento, online e gratuito, voltado para a inclusão desses jovens no mercado formal de trabalho.

O Ministério Público do Trabalho idealizou e coordena o Afro Presença, que é realizado ainda pelo Pacto Global da ONU, com apoio do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Dentre debates e discussões sobre como ingressar no mercado, os participantes também terão acesso a vagas de trabalho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site afropresenca.com.br, basta preencher o formulário de inscrição. Os jovens universitários negros podem se inscrever até o final do evento, em 2 de outubro.

O Afro Presença contará com mural de empregos e oficinas para que os estudantes aprimorem seus currículos e se preparem para entrevistas. Diversas agências de RH participam da ação, assim como o site LinkedIn, focado em conexões para o mercado de trabalho.

Enfrentando o racismo estrutural

O Afro Presença também se propõe a levar para as empresas o debate sobre a ausência de profissionais negros e negras em cargos de liderança. A ideia é propor ações concretas, dentro das companhias, para enfrentar o racismo estrutural que ainda ocorre no mundo corporativo.

Diversas empresas apoiam o evento, como: Ambev, Anima, Basf, Bayer, Belgo, Bradesco, B2W, Coca Cola, Colgate, EF, Febraban, Google, Itaú, John Deere, JP Morgan, LinkedIn, Mattos Filho Advogados, Natura, PWC, Santander, Suzano, TIM, TOTVS, Unilever, Vivo, White Martins e YDUQS.

Movimento sociais também dão suporte para a ação. Os parceiros são Educafro, Geledés Instituto da Mulher Negra, Movimento Negro Unificado, Uneafro Brasil e Unegro. Também participam da iniciativa a 99jobs, Prefeitura de São Paulo, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Black Influence, Empodera, Empregue Afro, Eureca, Fecap, Gestão Kairós, Grupo Cia de Talentos, Ideal H+K Strategies, Macho Meyer, OAB, PUC-SP, Revista Raça, Squid, Tribal Wordlwide, UFABC, UFBA, Y&R Brasil, entre outros.

Cada dia do evento oferece um tema diferente para debater e acompanhar. Mais informações podem ser acessadas no site oficial do evento.

+ sobre o tema

Uneb terá concurso com 221 vagas para professor

Inscrições começam no dia 12 de janeiro No ibahia A Universidade do...

Empresas pretendem contratar nº maior de mulheres após maternidade

O Brasil está um ponto percentual acima da média...

Comércio oferece 17.272 vagas para o Dia dos Namorados

- Fonte: Folha Online - Três postos de intermediação...

para lembrar

Maioria das mulheres negras não exerce trabalho remunerado, aponta estudo

Menos da metade das mulheres negras brasileiras exerce trabalho...

Vaga: Gestor de Território – Maranhão

A Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de...

Sobre mordaças e Chicoachings Contemporâneos

Ao procurar emprego no linkedin, me deparei com essa...

Cai participação de mulheres negras no mercado de trabalho em relação ao período pré-pandemia

No mercado de trabalho, só metade das mulheres negras consegue...
spot_imgspot_img

Como inteligência artificial impacta empregos no mundo e no Brasil, segundo FMI

A inteligência artificial deverá afetar quase 40% de todos os empregos no mundo, de acordo com uma nova análise do Fundo Monetário Internacional (FMI). A diretora-gerente do...

“Enem dos Concursos” reserva 20% das vagas para negros

O governo federal reservou 20% das 6,6 mil vagas do Concurso Nacional Unificado para candidatos negros. A totalidade das vagas está dividida entre nível...

Programa com apoio da ONU quer garantir 3.000 lideranças negras até 2030

A 99jobs colocou no ar plataforma que servirá de vitrine para o programa 10.000 Trainees Negros, que pretende, até 2030, incluir 3.000 profissionais negros em...
-+=