Ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública, socióloga Vilma Reis anuncia pré-candidatura à prefeitura de Salvador

A socióloga, ex-ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) e ativista pelos direitos humanos, Vilma Reis, anunciou pré-candidatura à prefeitura de Salvador para 2020.

Por: Bruno Luiz no BNews

Por: Alessandra Lori/ DP-BA

Em postagem em sua página no Facebook, feita no Dois de Julho, data que marca a Independência da Bahia, Vilma escreveu: “As Mulheres Negras construindo um programa para governar toda Salvador”. A publicação seguiu de um card que traz os dizeres “Agora é ela”, “Mulheres Negras na prefeitura de Salvador” e também aquele que parece que será um dos slogans de sua candidatura, a hashtag “#bicãonadiagonal”.

Ainda não se sabe por qual partido a socióloga deve concorrer ao cargo, mas o PSOL e o PSB demonstraram interesse em abrir conversas com ela sobre o assunto, de acordo com informações recebidas pelo BNews.

Pessoas ligadas ao Movimento Negro comemoraram nas redes sociais o anúncio de Vilma, que é referência na luta contra o racismo no Brasil.

“No meu país chamado Bahia, teremos uma prefeita negra”, escreveu uma seguidora. “Todo mundo pronto para a campanha mais revolucionária que Salvador já viu? Agora é ela!!!”, comemorou a comunicadora e ativista pelos direitos humanos Midiã Noelle.

Referência nacional na luta antirracista e contra o genocídio da juventude negra, Vilma foi ouvidora-geral da DP-BA de 2015 a 2019. Em seu mandato, destacou-se por aproximar o órgão de grupos vulneráveis, pela luta contra o racismo e o sexismo na atuação dos órgãos de justiça, por reivindicar a interiorização da Defensoria Pública baiana e pautar a discussão da democratização do sistema de Justiça.

+ sobre o tema

para lembrar

Serena Williams protagoniza vídeo da Nike sobre empoderamento feminino

Vencedora de 23 Grand Slams, a tenista Serena Williams...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Mulher negra sempre será subjugada, diz advogada Valéria dos Santos

Alvo de um episódio que causou revolta pelo racismo...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=