Ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública, socióloga Vilma Reis anuncia pré-candidatura à prefeitura de Salvador

A socióloga, ex-ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) e ativista pelos direitos humanos, Vilma Reis, anunciou pré-candidatura à prefeitura de Salvador para 2020.

Por: Bruno Luiz no BNews

Por: Alessandra Lori/ DP-BA

Em postagem em sua página no Facebook, feita no Dois de Julho, data que marca a Independência da Bahia, Vilma escreveu: “As Mulheres Negras construindo um programa para governar toda Salvador”. A publicação seguiu de um card que traz os dizeres “Agora é ela”, “Mulheres Negras na prefeitura de Salvador” e também aquele que parece que será um dos slogans de sua candidatura, a hashtag “#bicãonadiagonal”.

Ainda não se sabe por qual partido a socióloga deve concorrer ao cargo, mas o PSOL e o PSB demonstraram interesse em abrir conversas com ela sobre o assunto, de acordo com informações recebidas pelo BNews.

Pessoas ligadas ao Movimento Negro comemoraram nas redes sociais o anúncio de Vilma, que é referência na luta contra o racismo no Brasil.

“No meu país chamado Bahia, teremos uma prefeita negra”, escreveu uma seguidora. “Todo mundo pronto para a campanha mais revolucionária que Salvador já viu? Agora é ela!!!”, comemorou a comunicadora e ativista pelos direitos humanos Midiã Noelle.

Referência nacional na luta antirracista e contra o genocídio da juventude negra, Vilma foi ouvidora-geral da DP-BA de 2015 a 2019. Em seu mandato, destacou-se por aproximar o órgão de grupos vulneráveis, pela luta contra o racismo e o sexismo na atuação dos órgãos de justiça, por reivindicar a interiorização da Defensoria Pública baiana e pautar a discussão da democratização do sistema de Justiça.

+ sobre o tema

Nome quente no cinema nacional, a portuguesa Isabél Zuaa viverá Lilith

Enquanto termina de gravar novo longa, atriz conta como...

Direitos LGBT garantidos em presídios

Resoluções assinadas hoje estabelecem novas regras para o tratamento...

para lembrar

Igreja continuará satanizando direitos das mulheres? por Fátima Oliveira

O papa Francisco, num mesmo dia, 20 de setembro,...

O envelhecimento da mulher como um fato incomum

Durante a semana passada, meus olhos sangraram quando me...

LGBTfobia na política pode se agravar em 2022

O clima de hostilidade, ataques e ameaças a políticos...
spot_imgspot_img

Mulheres Negras se mobilizam para 2ª Marcha por Reparação e Bem Viver

No dia 25 de novembro de 2025, mulheres negras de todo o país estarão em Brasília para a 2ª Marcha das Mulheres Negras por...

Carolina Maria de Jesus: conheça a escritora que pode se tornar a nova heroína da Pátria

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inscreve o nome da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) no Livro dos Heróis e...

ONG Criola lança iniciativa pioneira para combate ao racismo no atendimento às mulheres negras no sistema público de saúde 

Mulheres negras de dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro ganham uma nova ferramenta de combate ao racismo no sistema público de...
-+=