Exposição celebra os 30 anos da primeira Barbie negra

Em SP, mostra Black Barbie vai exibir 80 exemplares raros da boneca

Desta quinta-feira (13) a 26 de maio, o Shopping Pátio Higienópolis, na região central de São Paulo, será palco da exposição Black Barbie, que homenageia a beleza negra e celebra os 30 anos da primeira Barbie negra, criada em 1980. Por meio de 80 exemplares raros, a mostra conta a trajetória das bonecas afrodescendentes da linha, incluindo o primeiro Ken negro e ainda a Barbie Bond Girl, inspirada na atriz Halle Berry e no filme 007 – Um Novo Dia para Morrer.

 

A mostra também vai apresentar as bonecas So In Style (S.I.S.), nova linha Barbie de bonecas negras com feições autênticas, como lábios mais grossos, nariz mais largo, maçãs do rosto proeminentes e cabelo mais encaracolado. S.I.S foi idealizada e desenvolvida por Stacey McBride-Irby, designer da Barbie há 12 anos.

 

Ana Furtado, gerente da Divisão Girls da Mattel do Brasil, comenta sobre a importância da exposição.

 

– É importante que as crianças, desde cedo, criem referências sobre suas raízes. A linha So In Style chega para atender ao anseio da comunidade negra em ver modelos da linha Barbie refletindo características estéticas com as quais possam se identificar.

 

Outra atração exclusiva da exposição será o modelo único de  customizada pelo estilista brasileiro Wilson Ranieri, que se destacou na última edição do São Paulo Fashion Week pelo uso de estampas, cores e tecidos. No figurino criado pelo estilista, a boneca usa um elegante vestido confeccionado com a técnica de moulage – construir a roupa sobre um busto de costura.

 

As bonecas expostas fazem parte do acervo do colecionador paulista Carlos Keffer, que possui uma das maiores e mais valiosas coleções de Barbie do Brasil. Em parceria com o fotógrafo Ricardo Schetty, Keffer tem realizado exposições itinerantes pelo país que já foram vistas por mais de 8 milhões de pessoas desde 2002.

 

Exposição Black Barbie

Quando: de 13 a 26 de maio, das 10h às 22h
Onde: Shopping Pátio Higienópolis / Av. Higienópolis, 618
Quanto: grátis

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Marieta Severo fala de papel na novela, racismo e dos ataques que sua família recebe nas redes

Atriz cita retrocessos na sociedade, celebra ressurgimento do feminismo...

DEM: Candidato de R$ 92 mi está preso por estelionato

Por: BRENO COSTA Selmo dos Santos (DEM-SP), dono declarado...

Às agressões humanas, a Terra responde com flores

Mais que no âmago de uma crise de proporções...

Lula chega a 47% na Vox Populi; maioria considera prisão injusta

“A prisão de Lula, da forma como ocorreu, parece...

para lembrar

Centenas de indígenas participam do primeiro dia dos ‘jogos tradicionais’

Os jogos tradicionais representam o momento de maior fascínio...

Juíza lança “O Negro no Século XXI”

Fonte: Portal Imbuí - "O Negro no Século XXI"....

África, não!

Namíbia, fica no sul da África e foi um...

Lançamento do marco regulatório do pré-sal

Brasília, 31 de agosto de 2009 ...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=