Famílias chefiadas por branco gastam 89% a mais que famílias de negros

Quanto maior a escolaridade, maiores as despesas das famílias. Quando a cor é o quesito, as despesas mensais de famílias chefiadas por brancos chegam a ser quase 90% superiores a de famílias comandadas por pretos. As conclusões fazem parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que investigou cerca de 60 mil domicílios, entre maio de 2008 e maio de 2009, e coletou informações sobre despesas, rendimentos e a variação patrimonial das famílias brasileiras.

 

A pesquisa revela que quando o chefe de família tem 11 anos ou mais de estudo, as despesas com consumo aumentam de forma substancial. Elas chegam a ser em média 207% superiores às famílias chefiadas por pessoa com menos de um ano de estudo. Nos anos de 2002 e 2003, data da última pesquisa desse tipo, a distância entre as despesas dessas famílias chegava a cerca de 400%.

 

Já entre as famílias chefiadas por pretos, as desigualdades persistem e se acentuaram ainda mais frente à última pesquisa. As despesas mensais de famílias chefiadas por brancos são em média 89% superiores às despesas de famílias chefiadas por pretos. Há seis anos, essa diferença era de 82%.

 

Entre os sexos, o perfil dos gastos também é diferente. Famílias chefiadas por homens mantêm despesas mensais 20% superiores às famílias comandadas por mulheres. Em comparação à última pesquisa, há seis anos, a distância entre esses dois segmentos também aumentou.

 

 

Fonte: Jornal do Comércio

+ sobre o tema

para lembrar

Histórias de vida

Morando há mais de 10 anos nas ruas de...

Em Ribeirão Preto, abismo racial no ensino é profundo

A pesquisa de Cristiano Pavini com dados do Ministério...

Especialista elenca quatro principais ameaças ao direito à educação

“As mudanças conjuntural e de clima político vivenciadas no...

Calouro abandona curso de medicina após trote violento

O estudante sofreu ferimentos físicos e perdeu a consciência...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=