Faremos Palmares de novo

O ano de 1988 foi marcado por experiências significativas que ficaram na memória do ativismo negro no Brasil. A promulgação da Constituição cidadã, contemplando demandas do segmento, o centenário da abolição da escravatura, ocorrido entre festas e protestos, e a criação da Fundação Cultural Palmares FCP/ MinC, em meio à turbulência resultante das divergências entre o Estado e expressiva parcela do movimento social, são episódios importantes que nos remetem a profundas reflexões.

No momento em que se aproximava o centenário da abolição da escravatura, interpretações dissonantes acerca da ocasião tornaram-se perceptíveis para maior percentual da sociedade brasileira. A Nova República de José Sarney, primeiro presidente pós-ditadura, eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral na chapa encabeçada por Tancredo Neves, falecido antes mesmo de assumir o mandato, regozijava-se com a ideia de comemoração daquele centenário.

A visão do Palácio do Planalto era um tanto distinta da referente ao Ministério da Cultura, que, nos anos anteriores, havia, por intermédio da Fundação Pró-Memória, reconhecido oficialmente, no âmbito da sua estrutura, o Memorial Zumbi. Essa instância era constituída por especialistas, representantes do poder público e da sociedade civil, cujo objetivo se fundava na valorização e no reconhecimento oficial da Serra da Barriga, sede do Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares/ AL, como patrimônio cultural afro-brasileiro.

O tombamento daquele sítio histórico ocorreu em 1985. Posteriormente, dada a proximidade do centenário da Lei Áurea, o governo federal baixou o Decreto 94.326, de 13 de maio de 1987, criando o Programa Nacional do Centenário da Abolição da Escravatura e um conselho consultivo para pensar as ações alusivas à data. Conforme Elisa Larkin Nascimento, a Fundação Cultural Palmares nasce como desdobramento dos trabalhos desenvolvidos pelo Memorial Zumbi e pela comissão composta para acompanhar o referido decreto.

A Palmares, quando surge, não é fruto de consenso, pois, se havia tendência do movimento negro trabalhando por dentro das estruturas de poder, existiam outras que refutavam qualquer gesto oficial capaz de dar visibilidade à celebração. A Marcha contra a Farsa da Abolição, no Rio de Janeiro, em 1988, era evidência disso. Foi necessário certo tempo para que as relações entre a Palmares e o conjunto das entidades negras lograsse êxito.

Em três décadas de existência, a instituição teve como presidentes Carlos Alves Moura, Adão Ventura, Joel Rufino dos Santos, Dulce Pereira, Ubiratan Castro, Zulu Araújo, Elói Ferreira, Hilton Cobra, Maria Aparecida Abreu, Erivaldo Oliveira e Vanderlei Lourenço. A maioria das gestões conseguiu estabelecer diálogos profícuos com o movimento negro. Ainda que cada dirigente tivesse seu ponto de vista acerca do papel a ser desempenhado pela entidade, era sabido que, sem o respaldo da sociedade civil organizada, qualquer projeto seria inócuo.

As questões orçamentárias habitualmente comprometeram muitas aspirações e frustraram vários de seus presidentes. Não obstante, a instituição pública teve atuação relevante, por exemplo, na 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, em 2001 na África do Sul, bem como na 2ª Conferência dos Intelectuais da África e Diáspora (Ciad), em 2006, no Brasil, e no 3º Festival Mundial das Artes e Culturas Negras, em 2010, no Senegal.

Esse percurso é contraponto à situação recente pela qual passa a Palmares, na medida em que o atual presidente, Sérgio Camargo, que, curiosamente, é filho de Osvaldo Camargo, destacado militante negro, parece não dispor das condições intelectuais e cognitivas necessárias para compreender a dimensão do que foi construído até aqui. A perversão dos valores que fizeram da Palmares referência, apesar das limitações, evidencia assustadora subserviência à casa-grande, digna de estudos realizados por Frantz Fanon.

Diante das circunstâncias, faz-se urgente o enfrentamento, por via da mobilização de organizações do campoo democrático e da apelação aos mecanismos jurídicos, em defesa do que nos legaram ativistas históricos. Que a reação coletiva ao descalabro seja embalada pelos versos de José Carlos Limeira: “Se Palmares não existe mais/ Faremos Palmares de novo”.

*Nelson Inocêncio é professor de artes visuais e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Brasília (UnB)

Foto em destaque: Reprodução/ Correio Braziliense 

+ sobre o tema

A segunda Morte de Castro Alves

por: Mário Maestri* Antônio de Castro Alves não vai bem de...

Problemas no paraíso: a democracia racial brasileira frente à imigração afro-americana (1921)

Problems in heaven: the Brazilian racial democracy faces the...

História “embeleza” questão do tráfico de escravos, diz arquiteta portuguesa

Sofia Castelo é uma das candidatas a um concurso...

para lembrar

Fundação Cultural Palmares: Convite para participar de Consulta Pública

A Fundação Cultural Palmares está elaborando uma publicação sobre...

Fundação Palmares certifica 27 comunidades como remanescentes de quilombos

Autarquia vinculada ao Ministério da Cultura responsável por promover...
spot_imgspot_img

Em Salvador, Viola Davis encontra presidente da Fundação Palmares; atriz participa de festival na Bahia

A estadia da atriz Viola Davis em Salvador tem sido marcada, até o momento, por poucas aparições públicas e ausência de registros nas redes...

Movimento negro cobra maior representatividade sob Lula

Para falar sobre as expectativas do movimento negro frente ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o filósofo e teólogo David Santos...

Martinho da Vila se diz aliviado com exclusão em site da Fundação Palmares: ‘Me desvinculem daquele sujeito’

Martinho da Vila se diz aliviado com a exclusão de seu nome no site da Fundação Palmares, que tem hoje Sérgio Camargo como presidente....
-+=