“Fashion Police” sobre Oscar 2015 teve caso de racismo? Vem entender essa história!

Giuliana Rancic comentou sobre dreads de jovem no programa do Canal E! e gerou polêmica sobre racismo no Twitter, mesmo depois de se desculpar.

Por: Raissa Daguer  Do Divando

Em que parte termina o humor e começa a ofensa? Nessa linha tênue já se equilibraram comediantes, artistas, filmes e, inclusive, Joan Rivers, que assim como qualquer outra pessoa já chegou a acertar e errar no tom das piadas.

comentario-do-fashion-police-racistaPois não é que, mesmo sem Joan, o “Fashion Police” já retomou as atividades com polêmica? Dessa vez o comentário partiu de Giuliana Rancic sobre o penteado de Zendaya. (Getty Images)

Zendaya Coleman é conhecida por interpretar Halley Brandon no filme “Frenemies” e da série do Disney Channel “Shake It Up”. A jovem atriz de 18 anos compareceu à cerimônia do Oscar 2015, realizada no último domingo (22). A surpresa para quem já conhecia a atriz foi apenas o fato de ela ter apostado nos dreads recentemente.

comentario-racista-oscar-2015O look de Zendaya não deixou a desejar em relação às famosas listadas como as mais bem vestidas do Oscar. (Getty Images)

No dia seguinte, durante a transmissão do “Fashion Police”, uma das comentaristas, Giuliana Rancic, relacionou o uso de dreads com o consumo de drogas.

Enquanto Kelly Osbourne fez previsões positivas sobre a jovem ter tudo para a carreira estourar, as exatas palavras de Giuliana Rancic, logo em seguida, foram: “eu sinto que ela cheira como óleo de patchouli… Ou talvez como maconha”. A resposta no Twitter e no Vine foi quase imediata, tanto que um usuário postou essa parte do programa:

 

O programa do canal E! é conhecido por piadas infames e pelo humor ácido sobre as escolhas fashion de celebridades. Por isso o ato foi visto por algumas pessoas como ~apenas mais uma piada~. No entanto, Zendaya não achou nada engraçado e deu uma resposta no Twitter, que foi aplaudida por famosas, como Chloë Moretz e Khloé Kardashian. Na resposta, ela diz que o comentário de Giuliana foi ofensivo. “Dizer que uma jovem mulher com dread locs que ela cheira a patchouli e ‘maconha’ não é somente um grande estereótipo, como absurdamente ofensivo”. Veja o post:

B-lQ2OYUYAAKV1z

Zendaya ainda concluiu a postagem com a reflexão de que já existe um julgamento muito crítico sobre os cabelos cacheados da comunidade negra e que ninguém deveria ajudar a propagar esses preconceitos.

Giuliana Rancic rapidamente usou o Twitter para se desculpar pelo ocorrido, dizendo que o comentário se referia ao look bohemian chic e que não tinha nada a ver com raça.

O pedido de desculpas de Giuliana – que muitos usuários apontam como resposta padrão usada por comediantes: se desculpar pelo efeito da piada e não pela piada em si – ainda está gerando discussões nas redes sociais.

Talvez ela não tenha tido a intenção de fazer um comentário racista, porém a piada saiu com um tom, no mínimo, duvidoso. O que você acha?

+ sobre o tema

Em Paris, quilombolas denunciam racismo ambiental e genocídio negro no Brasil

As quilombolas estão na França enquanto outros cinco membros...

“Justiceiros” que torturaram jovem são presos por tráfico de drogas

“Justiceiros” que torturaram e amarraram jovem em poste são...

Fernando Molica: Um monumento para os cinco jovens

As dezenas e dezenas de balas que mataram aqueles...

para lembrar

Assassinato de Mãe Bernadete resume país que nos fragiliza e envergonha

Na quarta-feira passada (16), escrevi aqui neste espaço sobre...

UNEB – Conferência universitária de ações afirmativas

Depoimentos de: Luislinda Valois, Marcelo Paixão, Wilson Matos, Lourisvaldo Valentim, Ailton...

PM discrimina ao abordar

Qualquer cidadão do sexo masculino, negro, com aparência de...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=