“Fashion Police” sobre Oscar 2015 teve caso de racismo? Vem entender essa história!

Giuliana Rancic comentou sobre dreads de jovem no programa do Canal E! e gerou polêmica sobre racismo no Twitter, mesmo depois de se desculpar.

Por: Raissa Daguer  Do Divando

Em que parte termina o humor e começa a ofensa? Nessa linha tênue já se equilibraram comediantes, artistas, filmes e, inclusive, Joan Rivers, que assim como qualquer outra pessoa já chegou a acertar e errar no tom das piadas.

comentario-do-fashion-police-racistaPois não é que, mesmo sem Joan, o “Fashion Police” já retomou as atividades com polêmica? Dessa vez o comentário partiu de Giuliana Rancic sobre o penteado de Zendaya. (Getty Images)

Zendaya Coleman é conhecida por interpretar Halley Brandon no filme “Frenemies” e da série do Disney Channel “Shake It Up”. A jovem atriz de 18 anos compareceu à cerimônia do Oscar 2015, realizada no último domingo (22). A surpresa para quem já conhecia a atriz foi apenas o fato de ela ter apostado nos dreads recentemente.

comentario-racista-oscar-2015O look de Zendaya não deixou a desejar em relação às famosas listadas como as mais bem vestidas do Oscar. (Getty Images)

No dia seguinte, durante a transmissão do “Fashion Police”, uma das comentaristas, Giuliana Rancic, relacionou o uso de dreads com o consumo de drogas.

Enquanto Kelly Osbourne fez previsões positivas sobre a jovem ter tudo para a carreira estourar, as exatas palavras de Giuliana Rancic, logo em seguida, foram: “eu sinto que ela cheira como óleo de patchouli… Ou talvez como maconha”. A resposta no Twitter e no Vine foi quase imediata, tanto que um usuário postou essa parte do programa:

 

O programa do canal E! é conhecido por piadas infames e pelo humor ácido sobre as escolhas fashion de celebridades. Por isso o ato foi visto por algumas pessoas como ~apenas mais uma piada~. No entanto, Zendaya não achou nada engraçado e deu uma resposta no Twitter, que foi aplaudida por famosas, como Chloë Moretz e Khloé Kardashian. Na resposta, ela diz que o comentário de Giuliana foi ofensivo. “Dizer que uma jovem mulher com dread locs que ela cheira a patchouli e ‘maconha’ não é somente um grande estereótipo, como absurdamente ofensivo”. Veja o post:

B-lQ2OYUYAAKV1z

Zendaya ainda concluiu a postagem com a reflexão de que já existe um julgamento muito crítico sobre os cabelos cacheados da comunidade negra e que ninguém deveria ajudar a propagar esses preconceitos.

Giuliana Rancic rapidamente usou o Twitter para se desculpar pelo ocorrido, dizendo que o comentário se referia ao look bohemian chic e que não tinha nada a ver com raça.

O pedido de desculpas de Giuliana – que muitos usuários apontam como resposta padrão usada por comediantes: se desculpar pelo efeito da piada e não pela piada em si – ainda está gerando discussões nas redes sociais.

Talvez ela não tenha tido a intenção de fazer um comentário racista, porém a piada saiu com um tom, no mínimo, duvidoso. O que você acha?

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Médica sofre racismo por usar dreads

Sugerido por Fernando J. Ofensiva Negritude - Facebook, no GGN   Boa...

Secretária acusada de racismo contra médica é afastada no Paraná

LUIZ CARLOS DA CRUZ CASCAVEL, PR (FOLHAPRESS) - Acusada...

Top 10: o black power dos jogadores da Copa do Mundo

Confira quem são os cabeludos que apostam no tradicional...

Dreadlocks para cultivar os cabelos crespos – e as raízes africanas

Peteca Dreads. (Foto: Divulgação) Em tempos de escova progressiva, ela...
spot_imgspot_img

EUA: Negras de cabelo natural têm menos chance no mercado de trabalho 

Mulheres negras com cabelo natural — crespo ou cacheado — ou tranças têm menos probabilidade de conseguir entrevistas de emprego em comparação com mulheres...

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem a Moçambique, onde também se inspirou no design da marca de roupas Xongani, em parceria...

Justiça condena escola que impediu garoto de dreads de assistir aulas

Chikayzea Flanders, de 12 anos, foi proíbido de assistir aulas na Fulham Boys School em Londres por causa de seu penteado. Adivinhem, o jovem negro...
-+=