Feminicídios são 100% dos crimes violentos contra mulheres em abril de 2021, na Paraíba

Enviado por / Fonte G1, por Dani Fechine

Todos os crimes violentos letais e intencionais cometidos contra mulheres no mês de abril de 2021 foram registrados como feminicídios. Cinco casos de assassinatos contra mulheres e relacionados à condição de gênero foram contabilizados pela Polícia Civil, na Paraíba, no mês de abril. Os números são da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação.

O número de abril puxou uma ascenção nos casos de feminicídios este ano na Paraíba. Foi o mês com o maior número de assassinatos por questões de gênero envolvendo mulheres, ficando a frente de março, com três feminicidíos, janeiro com dois e fevereiro com um feminicídio registrado. Durante todo o ano de 2021, 11 feminicídios aconteceram na Paraíba.

Em relação a abril de 2020, houve o aumento de um caso, em números absolutos. A Paraíba registrou quatro feminicídios no mês de abril de 2020. No ano passado, foram dez feminicídios nos quatro primeiros meses do ano.

No entanto, ainda em abril de 2020, sete mulheres foram assassinadas, sendo três delas por homicídio doloso. Isso representa número muito superior em relação aos assassinatos de 2021, tendo em vista que não houve nenhum homicídio doloso neste ano.

No ano inteiro de 2020, o número de feminicídios representou 38% do total de mulheres assassinadas na Paraíba. O número de feminicídios atingiu 36 casos. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio, quando acontece o roubo seguido de morte. No total, 93 mortes violentas de mulheres foram registradas em 2020.

Em relação a 2019, o percentual diminuiu em 2020. Ao longo daquele ano, o número de feminicídios representou 52% da quantidade de mulheres assassinadas. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística, foram registradas 73 mortes de mulheres. O número de 38 feminicídios é superior ao de homicídios dolosos de mulheres, que não têm relação com o gênero. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio e outra por lesão corporal seguida de morte.

Feminicídio é o assassinato contra uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.

Feminicídios na Paraíba

  • 5 mulheres foram mortas em abril de 2021, sendo todos os casos como feminicídios
  • Número de feminicídios representa 100% dos crimes violentos letais intencionais

+ sobre o tema

Margareth Rago: “O feminismo está na moda. Virou pop”

A historiadora da Unicamp diz que a luta feminina...

Redução da maioridade penal por causa de estupros? Balela

Esse povo não está nem aí para “mulheres estupradas”....

Gordofobia: um assunto sério

O policiamento dos corpos e a imposição de um...

Por que decidi procurar meu estuprador e escrever um livro com ele

Nove anos após agressão sexual na Islândia, mulher entrou...

para lembrar

Juiz baiano se casa com noivo após 12 anos juntos

O juiz baiano Mário Soares Caymmi Gomes protagonizará no...

Lei Lola foi Aprovada hoje

Do Escreva Lola Escreva Uma boa notícia em meio a...

Conheça o Indique uma Preta, rede de apoio para mulheres negras

Existe uma disparidade sociorracial entre pessoas negras e brancas...

Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

A bailarina brasileira Ingrid Silva foi convidada para ser...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=