Feminicídios são 100% dos crimes violentos contra mulheres em abril de 2021, na Paraíba

Enviado por / Fonte G1, por Dani Fechine

Todos os crimes violentos letais e intencionais cometidos contra mulheres no mês de abril de 2021 foram registrados como feminicídios. Cinco casos de assassinatos contra mulheres e relacionados à condição de gênero foram contabilizados pela Polícia Civil, na Paraíba, no mês de abril. Os números são da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação.

O número de abril puxou uma ascenção nos casos de feminicídios este ano na Paraíba. Foi o mês com o maior número de assassinatos por questões de gênero envolvendo mulheres, ficando a frente de março, com três feminicidíos, janeiro com dois e fevereiro com um feminicídio registrado. Durante todo o ano de 2021, 11 feminicídios aconteceram na Paraíba.

Em relação a abril de 2020, houve o aumento de um caso, em números absolutos. A Paraíba registrou quatro feminicídios no mês de abril de 2020. No ano passado, foram dez feminicídios nos quatro primeiros meses do ano.

No entanto, ainda em abril de 2020, sete mulheres foram assassinadas, sendo três delas por homicídio doloso. Isso representa número muito superior em relação aos assassinatos de 2021, tendo em vista que não houve nenhum homicídio doloso neste ano.

No ano inteiro de 2020, o número de feminicídios representou 38% do total de mulheres assassinadas na Paraíba. O número de feminicídios atingiu 36 casos. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio, quando acontece o roubo seguido de morte. No total, 93 mortes violentas de mulheres foram registradas em 2020.

Em relação a 2019, o percentual diminuiu em 2020. Ao longo daquele ano, o número de feminicídios representou 52% da quantidade de mulheres assassinadas. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística, foram registradas 73 mortes de mulheres. O número de 38 feminicídios é superior ao de homicídios dolosos de mulheres, que não têm relação com o gênero. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio e outra por lesão corporal seguida de morte.

Feminicídio é o assassinato contra uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.

Feminicídios na Paraíba

  • 5 mulheres foram mortas em abril de 2021, sendo todos os casos como feminicídios
  • Número de feminicídios representa 100% dos crimes violentos letais intencionais

+ sobre o tema

Jardim Marielle Franco é inaugurado em Paris

Acontece nesse sábado (21) a cerimônia de inauguração de...

Quem algemou Valéria Santos?

Uma negra acorrentada num fórum no Brasil, hoje, sendo...

Uma princesa de cabelo black power luta contra o racismo

"Caro Fausto Silva, nosso cabelo não é vassoura. Não...

para lembrar

Tio conta por que matou sobrinha e arrancou os seios dela: “Eram bonitos”

Segundo ele, o crime foi motivado pela notícia de...

Congresso cria órgão para combater violência contra as mulheres

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), protocolou nesta...

Nenhum dos 13 governadores eleitos no 1º turno é mulher

Apenas 51 deputadas federais foram eleitas, o que representa...
spot_imgspot_img

Exposição em São Paulo com artistas negras celebra a obra de Carolina Maria de Jesus

Assista: Exposição em SP celebra o legado de Carolina Maria de Jesus A jovem nunca tinha visto uma máquina de escrever, mas sabia o que...

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...

Mês da mulher traz notícias de violência e desigualdade

É março, mês da mulher, e as notícias são as piores possíveis. Ainda ontem, a Rede de Observatórios de Segurança informou que, por dia,...
-+=