Festival Contemporâneo de Dança começa dia 1º de novembro em São Paulo

Nesta edição, o público ainda contará com quatro oficinas de criação voltadas para estudantes e profissionais de dança oriundos de várias localidades do país

De 1º a 18 de novembro, São Paulo recebe a quinta edição do Festival Contemporâneo de Dança (FCD). Com 21 apresentações de trabalhos nacionais e internacionais, e artistas vindos de países como Alemanha, Martinica (Caribe), Argentina, Suécia, EUA, Holanda e diversos estados brasileiros, o festival ocorre em três espaços paulistanos — Galeria Olido, Caixa Cultural da Sé e Centro Cultural Banco do Brasil, com entrada franca.

Sob curadoria de Adriana Grechi e direção de Amaury Cacciacarro Filhos, o principal objetivo do evento é trazer artistas que atualmente expressam as novas direções à dança contemporânea e, dessa forma, expandem o entendimento do que pode ser a dança. Nesta edição, o público ainda contará com quatro oficinas de criação voltadas para estudantes e profissionais de dança oriundos de várias localidades do país.

Confira a programação completa:

Espetáculo: “A Freak Show for S.”; artista: Annabel Guérédrat (Martinica/Caribe); Caixa Cultural da Sé; dias 1º, 2 e 3 de novembro, às 19h; O espetáculo é uma homenagem da artista para Sarah Baartman, a “Vênus Negra” ou “Vênus Hotentote”, uma mulher levada da região da África para a Europa no início do século 18 para ser exibida como aberração da natureza por ter as formas do corpo avantajadas. Trata-se de um solo cujo tema é o corpo da mulher negra, exposto sob um viés político e não apenas sexual: é uma afirmação ética e, ao mesmo tempo, um corpo em revolta. Uma investida performática cheia de energia de Annabel Guérédrat.

Espetáculo: “This is Concrete”; artistas: Jefta van Dinther (Estocolmo/Amsterdã) e Thiago Granato (São Paulo/Berlim); Galeria OLIDO; dias 1º e 2 de novembro, às 21h; O espetáculo apresenta dois homens que se embrenham um no outro incessantemente, imersos em um ambiente sonoro de batidas estonteantes e sombras giratórias. A viagem dos artistas é longa, entorpecida e sexual. Na fusão corporal e social gerada entre eles, o trajeto se transforma gradativamente em prazer.

Espetáculo: “You Must”; artista: Fernando Belfiore (São Paulo / Amsterdã); Galeria OLIDO; dias 3 e 4 de novembro, 21h e domingo, 19h30; No solo “You Must” a coreografia é concebida como um artesanato cênico que aciona um exercício de percepção e imaginação. Com o uso da voz, o performer cria uma colagem destacando a materialidade do corpo e da cena a fim de estimular a produção de sentidos. Como transcender os limites e deveres estabelecidos? “You must” propõe um universo de intensidade e fragilidade.

Espetáculo: “Chamando ela sem eles”; artista: Sheila Ribeiro (São Paulo); Galeria OLIDO; dia 4 de novembro, domingo, 18h; “Chamando ela sem eles” é um jeito através da potência e do perigo / um hub de delícias / para um mundo que a gente não sabe mais o que é. CHAMANDO ELA é uma companhia de conceitos no encontro bombástico de Sheila Ribeiro, Tiago Lima e João Milet Meirelles, grupo que integra pesquisas nas áreas: moda, dança, arquitetura e tecnologia.

Espetáculo: “O.”; artista: Elisabete Finger (Curitiba, Paraná/Berlim); Galeria OLIDO; dias 8 e 9 de novembro, quinta e sexta, às 21h; “O.” é o último trabalho da série “estudos para monstro”, concebido por Elisabete Finger. O espetáculo é tudo que artista não vê, mas o público vê.

Espetáculo: “Prêt-à-porter de Vísceras II”; artista: Marcelo Gabriel (Belo Horizonte); Galeria OLIDO; dias 10 e 11 de novembro, sábado, 21h e domingo, 19h30; Prêt-à-Porter de Vísceras II retoma a discussão iniciada na primeira parte do trabalho apresentada em 1996, questionando a posição dos livres pensadores diante da pressão da sociedade contemporânea. Aferindo o estado de anestesia estético social que impede a democratização e a fertilização de novos processos e ideias, a obra é um libelo a favor da liberdade de expressão e autonomia em uma estrutura imatura.

Espetáculo: “Maneries”; artista: Luis Garay (Bogotá/Buenos Aires); Centro Cultural Banco do Brasil; dias 10 e 11 de novembro, sábado, 19h30 e domingo, 18h; O espetáculo não se refere a algo universal, (o corpo) nem ao particular: abraça os dois. Luis Garay procura mostrar que chegamos a um ponto em que falamos da linguagem, do signo e da palavra, sendo que ela se esvaiu. O argentino traz um trabalho detalhado, entrelaçando uma reflexão filosófica que o popularizou como um criador contundente.

Espetáculo: “Piranha”; artista: Wagner Schwartz (Volta Redonda / Paris); Centro Cultural Banco do Brasil; dias 14 e 15 de novembro, quarta e quinta, 19h30; Piranha é a metáfora de um corpo em reclusão. Ele se agita nevralgicamente, entre uma dinâmica voluntária e involuntária, sitiado por uma composição de ruídos digitais. O fluxo de movimento que se enreda sob um feixe de luz desdobra, em seu próprio corpo e no espaço cênico, as variações sutis de uma rave, de uma guerra, de uma possessão, de um susto, de uma morte.

Espetáculo: “Robert and Maria”; artistas: Maria Hassabi (Nicosia-Chipre/Nova Iorque) e Robert Steijn (Amsterdã); Centro Cultura Banco do Brasil; dias 16, 17 e 18 de novembro, sexta e sábado 19h30, e domingo 18h; Neste primeiro dueto criado em parceria, eles se perguntam onde as diferenças externas encontram semelhanças internas enquanto selam um pacto de devoção incondicional. Esta é a primeira vez que os dois artistas, consagrados internacionalmente, pisam em terras brasileiras para se apresentar.

Espetáculo: “Árvores”; artista: Clarice Lima (Fortaleza / São Paulo); Caixa Cultural da Sé; dias 17 e 18 de novembro, sábado e domingo, 16h; Árvores é uma performance artística que exprime o desejo de permanência, invertendo o espaço e questionando o tempo. Até quando o corpo aguenta? O trabalho surge como desejo de enraizamento na cidade, onde pessoas vestidas com o mesmo figurino ficam de cabeça para baixo, quase como árvores, plantadas, até quando suportarem.

Serviços:

Galeria Olido – Sala Paissandu; Av. São João nº473, Centro; Informações: (11) 3331-8399 e 3397-0171
Caixa Cultural Sé – Praça da Sé, nº 111, Centro; Informações: (11) 3321-4400
Centro Cultural Banco do Brasil – Auditório 2º andar; Rua Álvares Penteado 112, Sé, Informações: (11) 3113-3651

 

 

Fonte: Panorama Brasil 

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

Marlye Cantora e o sonho de ser professora e artista são destaque do mês no Museu da Pessoa

Criada por sua mãe, Marlye cresceu com dois sonhos:...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...
-+=